1 / 14

O Pão partilhado

O Pão partilhado. Ao redor de uma mesa, acontecem fatos importantes das pessoas e dos povos... É momento de encontro, de fraternidade, de comunhão... Comunica-se a alegria de um nascimento ou de um casamento; fortalece-se a amizade, estabelecem-se

efia
Download Presentation

O Pão partilhado

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Pão partilhado

  2. Ao redor de uma mesa, acontecem fatos importantes das pessoas e dos povos... É momento de encontro, de fraternidade, de comunhão... Comunica-se a alegria de um nascimento ou de um casamento; fortalece-se a amizade, estabelecem-se contatos de trabalho e celebram-se ritos oficiais. A Liturgia nos convida a sentar à mesa, que o próprio Deus preparou, e onde nos oferece o alimento, que sacia a nossa fome de vida, de felicidade, de eternidade.

  3. Na 1ª leitura, Deus convida a uma MESA farta e gratuita o povo faminto e sofredor, que estava no exílio. "Venham matar a sede e comprar sem ter dinheiro comer sem pagar, beber vinho e leite à vontade".(Is 55,1-3) Era o apelo do profeta para que o Povo se animasse a voltar à terra de origem, para recomeçar uma vida nova. Seria o banquete da vida em liberdade, da terra repartida, da moradia garantida, da saúde, da paz e bem estar.

  4. A 2ª Leitura é um Hino ao amor de Deus, que enviou ao mundo o seu próprio Filho, para nos convidar ao BANQUETE da vida eterna. (Rm 8,35.37-39)

  5. No Evangelho, Cristo realiza a profecia da primeira leitura, alimentando o povo com a Multiplicação dos Pães. (Mt 14,13-21) Seguido por uma imensa multidão, Jesus, como um novo Moisés, vai ao deserto (novo Êxodo), onde repete o milagre do Maná. Doa o seu pão ao Povo e convida os discípulos a distribuí-lo...

  6. O DESERTO, para Israel, era o lugar do encontro com Deus. Ali, Israel aprendeu a despir-se das suas seguranças humanas e descobrir em cada passo a maravilhosa proteção do Senhor. O deserto é o lugar e o tempo da partilha, em que todos contam com a solidariedade da Comunidade. + PASSOS de Jesus para resolver o problema da fome:

  7. 1. VÊ a "fome" e busca na comunidade a solução do problema. Os discípulos buscam a solução mais fácil, despedindo o povo, Jesus lhes ordena: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Quantos "famintos" de pão, de alegria, de apoio, de esperança!... 2. Ensina COMO dar resposta a este desafio: PARTILHANDO. Recolhe os "5 pães e 2 peixes", recita a bênção e manda partilhar. Todos comeram, ficaram saciados e ... até sobrou.

  8. 3. Dá a RAZÃO para a partilha: Deus é o DONO de tudo. "Tomou os 5 pães e os 2 peixes, ergueu os olhos ao céu e recitou a Bênção". A "BÊNÇÃO" é uma fórmula de ação de graças, pela qual se agradece a Deus pelos dons recebidos. Isso significa reconhecer que o dom veio de Deus e que pertence a todos os filhos de Deus. Não somos donos... AS LEITURAS NOS LEMBRAM TRÊS VERDADES:

  9. + Deus convida todos para o "Banquete" do Reino… Os que vivem à margem da vida e da história, os que têm fome de amor e de justiça, os que vivem atolados no desespero, os que o mundo condena e marginaliza, os que não têm pão na mesa, nem paz no coração, também são convidados para a Mesa do Reino.

  10. + Jesus nos compromete com a "fome" do mundo. - A fome é companheira cruel de milhões de filhos de Deus... Quase dois terços da humanidade passa fome... - Os APÓSTOLOS encontram a solução mais fácil: "Despede as multidões": "Mande-os para casa". - JESUS não fica na mera "compaixão": cura os doentes, ilumina o povo com a sua palavra, partilha com eles o pão, entrega-se pessoalmente a eles como o Pão da Vida... * Quando os Apóstolos falam em "comprar", Jesus manda "dar": "Dai-lhe vós mesmos de comer..."

  11. -NÓS também somos responsáveis pela fome no mundo... Nenhum cristão pode ficar alheio a essa triste realidade!... E o problema da fome no mundo também não se resolve apenas com programas de assistência, mas com a partilha, com o amor. O milagre da partilha pode acontecer na medida em que todos oferecem na medida do pouco que tem. Não se trata de quantidade, mas da generosidade que permite a realização do milagre.

  12. E o milagre da partilha não se fecha nas coisas materiais. Muitos necessitam um pouco do nosso tempo, de um olhar, de um abraço, de uma visita... Jesus nos convida a sentar à MESA e receber o Pão que ele oferece. A narração tem um contexto eucarístico. Sentar-se à mesa com Jesus é comprometer-se com a dinâmica do Reino e é assumir a lógica da partilha, do amor, do serviço.

  13. Celebrar a Eucaristia obriga-nos a lutar contra as desigualdades, os sistemas de exploração, os esbanjamentos… Quando celebramos a Eucaristia, tornamos Jesus presente no mundo, fazendo com que o seu Reino se torne uma realidade viva na história. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 03.08.2014

  14. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Dai-lhes de comer CD: Festas litúrgicas II - CNBB L e M: Fr Luiz Turra Solo: Cristiane G da Matta http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos

More Related