1 / 14

A origem e evolução do conceito de Logaritmo

A origem e evolução do conceito de Logaritmo. Ano lectivo: 2012/2013 Disciplina: Matemática Professora: Paula Gaio Alunos: António Oliveira Bruno Santos Agrupamento de Escolas Serafim Leite. Origem e evolução:.

eben
Download Presentation

A origem e evolução do conceito de Logaritmo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A origem e evolução do conceito de Logaritmo Ano lectivo: 2012/2013 Disciplina: Matemática Professora: Paula Gaio Alunos: António Oliveira Bruno Santos Agrupamento de Escolas Serafim Leite

  2. Origem e evolução: O aparecimento dos logaritmos ocorreu no começo do século XVII, quando já era presente a necessidade de facilitar os laboriosos cálculos trigonométricos da Astronomia e da Navegação. A ideia básica era substituir operações mais complicadas, como multiplicação e divisão, por operações mais simples, como adição e subtração.

  3. Henry Briggs 1550-1617 1552-1632 1561-1631

  4. As primeiras tábuas de logaritmo de Neper (Napier) apareceram em 1614, em Edimburgo, ao passo que as de Bürgi só vieram à luz em 1620, em Praga, onde ele trabalhava como assistente de Kepler. Portanto, quando Bürgi publicou suas tábuas, as de Neper já eram conhecidas em toda a Europa.

  5. No entanto, é provável que Bürgi tivesse concebido os logaritmos antes mesmo que Neper. Os logaritmos foram reconhecidos como uma invenção realmente extraordinária logo após a publicação de Neper em 1614.

  6. O astrônomo Kepler (1571-1630) saudou essa invenção como uma bênção e um alívio para o astrônomo, que iria aumentar consideravelmente sua capacidade de computação. E empregou largamente esse novo instrumento nos cálculos que o levaram a descobrir sua terceira lei planetária.

  7. John Napier

  8. A Astronomia é uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelas, planetas, cometas, galáxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra A Astrologia é uma crença segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes poderiam, hipoteticamente, prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos. Teologia no sentido literal, é o estudo sobre a divindade.

  9. Ingressou aos 13 anos na Universidade de St Andrews e interessou-se por teologia e aritmética. Sua única obra de teologia, escrita em 1594, ocupa lugar de destaque na história eclesiástica escocesa. Napier também se dedicou à invenção de artefactos secretos de guerra, inclusive uma peça de artilharia de longo alcance, que ficaram apenas no papel.

  10. Sua mais notável realização foi a descoberta dos logaritmos, artifício que simplificou os cálculos aritméticos e assentou as bases para a formulação de princípios fundamentais da análise combinatória.

  11. Ele é mais conhecido como o descodificador do logaritmo natural (ou neperiano) e por ter popularizado o ponto decimal. Na descodificação dos logaritmos naturais, Napier usou uma constante que, embora não a tenha descrito, foi a primeira referência ao notável "e", descrito quase 100 anos depois por Leonhard Euler e que se tornou conhecido como número de Euler ou número de Napier.

  12. Exemplos:

More Related