1 / 17

Budismo

Budismo. História e Definição do Budismo. O Budismo existe há mais de 2.500 anos e é uma das principais influências religiosas, artísticas e culturais provenientes do Oriente. O budismo é originário do norte da Índia, onde nasceu Buda, o seu fundador.

duyen
Download Presentation

Budismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Budismo

  2. História e Definição do Budismo O Budismo existe há mais de 2.500 anos e é uma das principais influências religiosas, artísticas e culturais provenientes do Oriente. O budismo é originário do norte da Índia, onde nasceu Buda, o seu fundador. O budismo é mais do que uma religião, é uma filosofia de vida de caráter psicológico, não é uma crença, mas um “venha e veja”, uma filosofia, cujos ensinamentos de mais de 2.550 anos não foram ultrapassados pelos avanços da Filosofia ou Psicologia.

  3. Esta religião tem como objetivo a Correta Compreensão, ou seja, o reconhecimento da existência do sofrimento, a verdade da causa do sofrimento, o “eterno auge do sofrimento” ou o Nirvana e o verdadeiro caminho que leva á cessação do sofrimento, também conhecido como o Nobre Caminho Óctuplo ou o Caminho da Correta compreensão. O conhecido Buda Interior não é nenhum Deus ou qualquer representação transcendente, é a alma humana, o “eu”, é a parte das pessoas que é capaz de lidar com as dificuldades emocionais, como a angústia, a dor e a auto-imagem. Aceitar o nosso Buda Interior é saber quem somos, é o auto-conhecimento.

  4. Existem várias formas de evolução espiritual, entre elas a meditação. Esta, de nome original Bhavana, que significa “cultivo do desenvolvimento mental”, tem como objetivo libertar a mente dos contínuos pensamentos, das impurezas e perturbações e cultivar qualidades para assim poder levar o homem á mais alta sabedoria de ver as coisas tal como elas são, de ter uma visão interior, o Nirvana. No budismo, a meditação tem como principal objetivo a introspecção, ou seja, desenvolver o auto-conhecimento que só poderá ser realmente atingido quando existe tranquilidade e concentração. Segundo os budistas a concentração leva à sabedoria.

  5. “O que hoje somos deve-se aos nossos pensamentos de ontem que condicionaram nosso comportamento, e são os nossos atuais pensamentos que constroem a nossa vida de amanhã; a nossa vida é a criação da nossa mente. Se um homem fala ou atua com a mente impura, o sofrimento lhe seguirá da mesma forma que a roda do carro segue ao animal que a arrasta.”

  6. O fundador do budismo, a quem chamamos Buda, de nome Siddharta Gautama, foi um ser de personalidade excepcional como demonstra a sua lenda.

  7. AS QUATRO NOBRES VERDADES A Primeira Nobre Verdade é a de que a vida é o dukkha, geralmente traduzido por “sofrimento”. A Primeira Verdade Nobre determina que tudo na vida é sofrimento: “O nascimento é sofrimento, envelhecer é sofrimento, a morte é sofrimento, estar ligado àquilo de que não gostamos é sofrimento, separarmo-nos do que amamos é sofrimento, não obter o que almejamos é sofrimento”. Segunda Nobre Verdade Buda revela que o sofrimento é causado pelo anseio do homem – o tanha. O tanha é um anseio específico, o desejo da própria satisfação.

  8. A Terceira Nobre Verdade deriva da Segunda. Se a causa da inadequação da vida é o anseio egoísta, a sua cura reside no ultrapassar deste anseio. Se nos pudéssemos libertar dos estreitos limites dos interesses egoístas para nos dedicarmos à vasta extensão da vida universal, poderíamos aliviar o tormento.A Quarta Nobre Verdade mostra como alcançar a cura. O suplantar do tanha, a saída da nossa prisão, consegue-se através do Caminho das Oito Vias.

  9. Roda Do Dharma Representa o Dharma e a própria iluminação, a roda simboliza o evoluir da Lei Universal e dos ensinamentos dos iluminados, em teoria e prática.

  10. Ensinamentos de Buda Buda estabeleceu oito princípios ou Regras de Vida que devem ser observadas pelos seus seguidores... e por todos: A Verdadeira Crença: é a crença de que a Verdade é o guia do Homem; A Verdadeira Resolução: ser sempre calmo e nunca fazer dano a nenhuma criatura viva; A Verdadeira Palavra: nunca mentir, nunca difamar ninguém e nunca usar linguagem grosseira ou áspera; O Verdadeiro Comportamento: nunca roubar, nunca matar, e nunca fazer nada de que uma pessoa possa mais tarde arrepender-se ou envergonhar-se;

  11. A Verdadeira Ocupação: nunca escolher uma ocupação que seja má, tal como falsificação, manejo de coisas roubadas e coisas semelhantes; O Verdadeiro Esforço: procurar sempre o que é bom e afastar-se do que é mau; A Verdadeira Contemplação: ser sempre calmo e não permitir-se pensamentos que sejam dominados pela alegria ou pela tristeza; A Verdadeira Concentração: consegue-se quando todas as outras regras forem seguidas e uma pessoa tenha atingido o nível da paz perfeita.

  12. Dalai Lama Os Dalai Lamas são governantes espirituais e temporais do Tibete desde o século XIII. O Dalai Lama não é eleito, ele nasce para a posição, e este nome significa “oceano de sabedoria”. O atual Dalai Lama do Tibete é Tenzin Gyatso. Este nasceu em 6 de julho de 1935 com o nome de Lhamo Thondup na aldeia de Takster.

  13. Aos dois anos foi considerado a 14ª reencarnação de Buda e em 1940 foi levado para a capital Lhasa onde foi declarado chefe tibetiano, e aos 15 anos foi considerado uma autoridade máxima após rigorosa preparação que incluía estudos de filosofia, história e claro, do budismo. Devido à ocupação da China no Tibete, em 1959, exila-se na Índia, juntamente com mais de cem refugiados. Em 1989, o 14º Dalai Lama recebeu o prémio Nobel da Paz, devido ao fato de ser um apoiante da não-violência, da tolerância, do diálogo e da preservação dos recursos naturais do planeta.

  14. Mudras: Gestos das Mãos Bhumisparsa MudraGesto Para Receber Iluminação Abhaya Mudra Gesto da Coragem e da Renúncia Bhutadamara MudraGesto de Proteção Contra o Mal

  15. Dharmacakra Mudra Gesto do Ensinamento Dhyana MudraGesto de Meditação

  16. Tarjani MudraGesto de Proteção Contra o Mal Namaskara MudraGesto de Oração Varada MudraGesto da Compaixão

  17. O Lótus Branco Simboliza pureza de corpo, discurso e mente e o florescimento das ações na liberação da felicidade.

More Related