rea de integra o
Download
Skip this Video
Download Presentation
Área de Integração

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 22

Área de Integração - PowerPoint PPT Presentation


  • 114 Views
  • Uploaded on

Escola Secund á ria de Serafim Leite Curso Profissional de T é cnico De Comunica ç ão, Marketing, Rela ç ões P ú blicas e Publicidade 11 º H Ano letivo 2012/2013. QUALIFICAR É CRESCER. Área de Integração. Sustentabilidade (Ambiental, Social, Económica) Globalização

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Área de Integração' - dutch


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
rea de integra o

Escola Secundária de Serafim Leite

Curso Profissional de Técnico De Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade

11º H

Ano letivo 2012/2013

QUALIFICAR É CRESCER

Área de Integração

Sustentabilidade (Ambiental, Social, Económica)

Globalização

Efeitos causados pela tecnologia no trabalho

Professor: João Mesquita

Disciplina de Área de Integração

sustentabilidade o que
Sustentabilidade, o que é?

Sustentabilidade é aquilo a que podemos chamar a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.

Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

hist ria do inicio do termo sustent vel
História do inicio do termo “sustentável”

O termo "sustentável" provém do latim ”sustentare” (que significa sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland(1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "dar as necessidades da geração presente sem afectar a possibilidade das gerações futuras de ter as suas".

O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo de 5 a 16 de Junho de 1972, primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as actividades humanas em relação ao meio ambiente.

a defini o mais usada para o desenvolvimento sustent vel
A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é:

“ O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. “

slide6

Quando se fala em sustentabilidade, o conceito transporta-nos para ideias relacionadas com o ambiente, qualquer que seja o contexto em que tal palavra é aplicada.

Porém, e se atentarmos à origem da mesma, “sustentável” provém da palavra latina “sustinere”, que significa “manter vivo”, “defender". Este conceito, de interpretação dinâmica, teve várias versões ao longo dos anos, sendo o âmbito económico, o que enquadrou a definição no ano de 1972, “restituir os recursos consumidos pelas organizações”.

slide7

Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Ambientais, Sociais e Económica.

quest o ambiental
Questão ambiental

Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve e o futuro fica insustentável.

A Questão Ambiental estimula a reflexão, actualiza conhecimentos, reforça valores e ajuda a constituir, entre nós, uma autêntica consciência em defesa do património e da cidadania ambientais.

slide9

A Questão Ambiental apresenta recentes elaborações das áreas académica, técnica e gerencial, e reúne um amplo espectro de temas:

-da gestão integrada de recursos hídricos à comercialização de créditos de carbono;

-da agricultura alternativa à prevenção dos impactos ambientais em avarias marítimas;

-da educação ambiental à contabilidade sócio-ambiental.

quest o social
QUESTÃO SOCIAL

Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.

A sustentabilidade social é um dos mais importantes sectores para a mudança nos panoramas da sociedade.

slide11

A sustentabilidade social visa o bem-estar da sociedade de hoje e a de amanhã em iguais medidas.

Para que ela de fato se concretize, é necessária uma grande campanha de divulgação, instalada tanto pelas macroestruturas (sectores políticos e básicos) quanto por empresas que visem os projectos e a aplicação da mesma.

A mobilização social para esse fim também é um factor determinante para a melhora da qualidade de vida.

quest o econ mica
Questão económica

Questão Energética/Económica: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia, a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações danificam-se.

Sustentabilidade económica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa das riquezas produzidas pelo homem.

Relaciona-se com os conceitos que definem desenvolvimento sustentável como sustentabilidade ambiental, social e política.

slide13

Sustentabilidade económica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa das riquezas produzidas pelo homem.

Relaciona-se com os demais conceitos que definem desenvolvimento sustentável como sustentabilidade ambiental, social e política.

globaliza o o que
GLOBALIZAÇÃO, o que é?

A globalização é um processo de interacção e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo esse impulsionado pelo comércio e investimento internacionais, com o auxílio da tecnologia de informação. 

Este processo tem efeitos sobre o ambiente, cultura, sistemas políticos, desenvolvimento económico e prosperidade.

A tecnologia tem sido o principal condutor da globalização. Os avanços na tecnologia de informação têm fornecido poderosas ferramentas aos agentes económicos para identificar e captar oportunidades económicas, inclusive de forma mais rápida, possibilitando análises de tendências económicas e facilitando a transferência de activos.

slide16

Vantagens:

  • Modernização de economia;
  • Combate à inflação;
  • Maior disponibilidade de produtos, com preços mais pequenos e maior qualidade;
  • Investimentos externos.

A globalização teve também vantagens e desvantagens:

slide17

Desvantagens:

  • A necessidade de modernização, e o aumento de competitividade produziu um efeito negativo (desemprego);
  • A redução de custos e baixa de preços obrigou as empresas a produzir mais com menos pessoas, passaram a incorporar novas tecnologias e máquinas (desemprego);
  • A desvalorização da cultura nacional fez com que as transnacionais se instalassem nos países mais pobres explorando a matéria prima e pagando a mão de obra mais barata.
efeitos causados pela tecnologia no trabalho
Efeitos causados pela tecnologia no trabalho

A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afectaram os trabalhadores e a sua organização.

Esses efeitos, a que se pode chamar de "impactos sociais", reflectiram nos processos de trabalho, nas próprias condições de trabalho, na saúde do trabalhador e, devido a isso, nas políticas de ocupação, afectando desta maneira directamente a questão do emprego.

 O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho.

slide21

No mundo actual, a tecnologia está presente em tudo, desde o chinelo até à mais moderna aeronave. Estamos num mundo em que as pessoas não precisam sequer de ir até à empresa para realizar uma reunião, porque podem simplesmente ligar o seu computador e comunicar em tempo real com som e imagem sem sair de casa.

trabalho realizado por
Trabalho realizado por:

Raquel Nogueira 11ºH

ad