1 / 18

Capoeira - Movimentos básicos e floreios

Capoeira - Movimentos básicos e floreios. Seminário 5 – Unidade II. Introdução. A Capoeira faz parte da cultura afro-brasileira e foi declarada Patrimônio Cultural do Brasil desde 2008.

dotty
Download Presentation

Capoeira - Movimentos básicos e floreios

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Capoeira - Movimentos básicos e floreios Seminário 5 – Unidade II

  2. Introdução • A Capoeira faz parte da cultura afro-brasileira e foi declarada Patrimônio Cultural do Brasil desde 2008. • Nascida nas senzala e praticada pelos escravos africanos tem sua base em uma movimentação intensa, que visa ganhar um melhor espaço e posicionamento dentro do jogo. • Para isso utiliza-se dos pés, braços, mãos, cabeça, joelhos e elementos de acrobacia, criando assim golpes ágeis e complexos.

  3. Introdução • Para fins deste trabalho chamaremos de MOVIMENTAÇÕES BÁSICAS (ou apenas MOVIMENTAÇÕES) todos àqueles movimentos cuja a intenção principal seja mudar de lugar ou deslocar-se pela roda. • E de FLOREIO todo o movimento em que os dois pés saem, simultaneamente, do chão e que tem a “função” de enfeitar o jogo. • No entanto, lembramos que o que faz um movimento ser classificado como de mudança de direção, floreio, ataque ou a defesa é a INTENÇÃO do jogador. Assim o mesmo golpe pode se enquadrar em qualquer um dos grupos citados anteriormente.

  4. Movimentações básicas Ginga Segundo a definição de Mestre Decânio: "a ginga consiste no movimento ritmado de todo o corpo, acompanhando o toque do berimbau, com a finalidade principal de manter o corpo relaxado e o centro de gravidade do corpo em permanente deslocamento, pronto para esquiva, ataque, contra-ataque ou fuga. Durante o gingado, o praticante deve manter-se em movimento permanente, simulando tentativas de ataque e contra-ataque, sempre atento às intenções do parceiro, em contínua postura mental de esquiva e proteção dos alvos potenciais de ataques."

  5. Movimentações básicas Ginga Trata-se de um gingado contínuo do corpo de um lado para o outro, preparado para atacar ou defender. Constitui-se basicamente de duas fases: • Base: coloca-se um pé mais a frente, e a ponta do, outro pé fica atrás, o braço contrario do pé que está a frente fica protegendo o rosto e mantendo o equilíbrio; • Paralela: os pés ficam na paralela, o braço sempre protegendo o rosto; voltando, logo após, para a base com perna contrária.

  6. Movimentações Rolê • Movimentação baixa (com as mãos no chão), utilizada quando a intenção é esquivar-se e mudar de posição simultaneamente. • Para executar este movimento: • uma das mãos protege o rosto e a outra vai ao chão, • uma perna estende-se para a frente e a outra é flexionada, dando o apoio do corpo. • Assim, o rolê é uma volta de 180° que se dá com os pés e as mãos no chão.

  7. Movimentações Volta ao mundo Chamada ou Passo a Dois Trata-se mais de um “ritual”, do que uma movimentação propriamente dita. Mais utilizada na Capoeira Regional. Acontece quando um dos capoeiristas está cansado, convida o oponente para se dar a volta ao mundo, ou seja, uma “caminhada” por dentro da roda. É obrigatório acompanha-lo sendo que o que é convidado não deve atacar. Pode durar quantas voltas forem necessárias para o descanso, mas não custuma passar de duas ou três voltas Com a mesma intenção da “Volta ao Mundo” é um ritual existente apenas na Capoeira Angola. Realiza-se uma parada com os braços abertos, ligeiramente elevados, e o adversário se dirige ao seu oponente apoiando as mãos no mesmo, e por um breve tempo caminham compassadamente pela roda até que o “chamante” autorize o reinício do jogo. O “convidado” deve manter-se sempre atento e protegido (normalmente, está proteção se dá com os braços)

  8. Floreios (acrobacias) • Como exposto inicialmente, são movimentos em que os dois pés estão, ao mesmo tempo, fora do chão. • São movimentos que necessitam grande dominio corporal, flexibilidade e força muscular. • Citaremos apenas alguns dos movimentos mais comuns.

  9. Coloca-se as mãos no chão, ambas do mesmo lado do corpo de forma a deixar os dedos na mesma direção da cabeça, depois lança-se os pés para o alto,e termina em pé (pronto para iniciar a ginga). Pode ser realizado, também com apenas uma das mãos ou nenhuma, conforme a habilidade do capoeirista. Angola: Regional:

  10. Aú (variações) Aú sem mão: Aú de frente Aú Chibata

  11. Parada de mão • Pião de mão : É uma variação da parada de mão, onde, no momento em que as pernas encontram-se estendidas o capoerista gira sobre seu própiro eixo. Cosnsiste no movimento de colocar as mãos no chão e lançar as pernas para cima, permanecendo nesta posição por alguns segundos. Em caso de “ameaça”, o capoerista pode jogar uma das pernas para frente transformando o movimento em um ataque.

  12. Parada de cabeça Utilizada,prioritariamente na Capoeira Angola, por se tratar de um jogo mais rasteiro, consite em colocar a cabeça no chão e com os braços formar uma espécie de “triangulo”, para melhor equilibrar-se ao colocar as pernas para cima. Crucifixo/Escorpião: variação da parada de cabeça onde lança-se as pernas para trás e estende-se os braços. Exige ainda mais domínio corporal • Peão de Cabeça: • Após dominar o corpo na parada de cabeça o capoeirista dá impulso com os braços e gira sobre o pescoço

  13. Macaco Consiste na aplicação de um salto para trás, cujo movimento começa com o agachamento, e a colocação da mão no chão, para trás, e próxima ao corpo.Dá-se um impulso no corpo para trás e executa-se um giro completo, terminando o movimento com a perna oposta a da mão que tocou primeiro o chão.

  14. Beija-flor

  15. Salto Mortal De frente: De costa

  16. Conclusão Em relação as movimentações básicas: • Apesar de serem os golpes de ataque, defesa, contra-ataque e acrobacias os que mais chamam atenção de quem assiste a um jogo de Capoeira, sem os movimentos básicos, aqueles que permitem mudança de posição e direção de jogo, o capoeristatornaria-se um alvo fácil, além de ter dificuldades em aplicar os seus golpes. • Então, concluímos que é a partir de movimentos como a ginga, o rolê e outras formas de mudança de posição que saem todas as combinações de ataque e defesa. Além de servir como momento de reflexão e criação de estratégias.

  17. Conclusão Quanto aos floreios: • Ao fim desta apresentação concluímos que para a execusão dos movimentos acrobáticos é preciso grande domínio corporal. • Os floreios, mesmo tendo função fundamental “enfeitar” o jogo ou demonstrar destreza, também servem para deslocar-se na roda (mudando de lugar), bem como para atacar (aproximando-se do oponete) ou defender-se (afastando-se). • E, como disse Mestre Morais, é preciso jogar COM o outro, caso contrário a utilização de acrobacias “trata-se de um solo de ginástica olímpica, mal feito.”

More Related