1 / 20

Dar atenção especial à família, Berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização.

Dar atenção especial à família, Berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização. Motivações e sugestões para a Estréia 2006. “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!”.

Download Presentation

Dar atenção especial à família, Berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Dar atenção especial à família, Berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização. Motivações e sugestões para a Estréia 2006

  2. “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles.

  3. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2,48-52).

  4. A 150 anos da morte de Mamãe Margarida, mãe da família educativa criada por Dom Bosco em Valdocco, renovamos o nosso compromisso de Dar especial atenção à família, berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização.

  5. Partir da vivência positiva da vida e do espírito de família, próprio da nossa tradição salesiana, para chegar à “família hoje” como campo de missão . Dessa maneira, a experiência carismática vivida pode iluminar a realidade familiar e indicar-nos como intervir do ponto de vista educativo e pastoral em favor dos jovens e da sociedade.

  6. A figura de Mamãe Margarida é muito amada, admirada e venerada por todos os grupos da Família Salesiana, que aguardam ansiosamente sua beatificação. O 150° aniversário de sua morte é uma data oportuna para conhecê-la melhor.

  7. É indiscutível o papel desempenhado por Mamãe Margarida na formação humana e cristã de Dom Bosco

  8. Sua presença materna em Valdocco certamente muito contribuiu para tornar “familiar” o clima de Valdocco.

  9. Para nós, portanto, a “família”, antes que campo de missão, é experiência carismática, experiência vivida, antes que apostolado.

  10. Em seu programa pastoral para a Igreja dos inícios do terceiro milênio, João Paulo II apontou a família como um dos objetivos prioritários.

  11. “Especial atenção deve dar-se à pastoral da família, tanto mais necessária num momento histórico como o atual, que registra uma crise difundida e radical dessa instituição fundamental... …” (NMI, 47).

  12. Também Bento XVI atribui grande importância a essa realidade: “Uma questão nevrálgica, que requer a maior atenção pastoral, é a da família... …”

  13. Trata-se de um tema que já fora incluído na Carta da missão da Família Salesiana: “Os membros da Família Salesiana, leigos e consagrados, assumem o compromisso específico de dar dignidade e solidez á família a fim de que se torne, de forma sempre mais evidente, “pequena Igreja, Igreja doméstica” (art. 17 e art. 18).

  14. Além disso, em 2006 ocorre providencialmente também o 25º aniversário da “Familiaris Consortio”, que nos estimula e nos guia no relançamento da nossa pastoral familiar.

  15. O clima secularizado e laicista dificulta a justificação de sua própria natureza e o desenvolvimento de sua missão.

  16. Diversos modelos de família, todos com direitos iguais… … de tal modo que parece não haver mais nenhum ponto objetivo de referência.

  17. “Aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: “Qual é o preceito de Moisés a respeito?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la.” Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés escreveu esse preceito” ...

  18. … “No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher.Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne ... ... assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!” » (Mc 10, 2-9).

  19. Trata-se de um texto muito iluminador, porque nos mostra a forma de raciocinar de Jesus, que se coloca diante do projeto original do Criador.

  20. A estréia vem acompanhada de uma Proposta Pastoral para os salesianos

More Related