1 / 16

MEDIDORES ELETRÔNICOS

MEDIDORES ELETRÔNICOS. INTEGRANTES: ALESSANDRO BRENO BAETA FLÁVIO GLEYDSON.

dori
Download Presentation

MEDIDORES ELETRÔNICOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MEDIDORES ELETRÔNICOS

  2. INTEGRANTES: ALESSANDRO BRENO BAETA FLÁVIO GLEYDSON

  3. O governo está preparando as distribuidoras de energia elétrica para instalarem medidores inteligentes nas residências em todo o País. Esses aparelhos poderão, no médio prazo, reduzir o valor da conta de luz em cerca de 5%, porque a energia passará a ser cobrada como é o telefone, havendo horários em que a tarifa será mais barata. A troca dos medidores vai deixar o sistema elétrico brasileiro pronto para mudanças, como a adoção de quatro tarifas diferenciadas ao longo do dia. A energia teria um preço mais elevado em horário de pico, que hoje compreende a faixa das 19h às 22h, e custaria menos em horários de menor demanda.

  4. MEDIDOR ELETRÔNICO MONOFÁSICO

  5. Nos dias atuais o sistema de medição para tarifação especial é composto basicamente dos medidores eletrônicos, que são equipamentos para registro de informações integradas no tempo, com capacidade de discriminação de dados conforme hora do dia, época do ano e outras características necessárias para utilização em tarifação diferenciada. Interpreta os sinais de tensão e corrente diretamente dos seus terminais, transformando essas informações em pulsos que são totalizados e armazenados em memória de massa em até 6 canais (dependendo do modelo). Existem basicamente dois tipos diferentes de medidores padronizados, os nacionais (padrão ABNT), representados pelos modelos SAGA-1000, MEL, SPECTRUM, MEP, 2190, 2113, 2180 etc. e os importados, representados pelos modelos Alpha (A1R-BR, AlRAL e A1R).

  6. Como exemplo veremos o modelo SAGA-1000 1317 a) Mostrador Possui mostrador de cristal líquido de 32 caracteres alfanuméricos, divididos em 2 linhas e 16 colunas. No mostrador são exibidos o nome da grandeza, código de função, os valores das grandezas, posto horário (Fora de Ponta - F, Ponta - P, Composto - C, Reservado - L), posto reativo (Indutivo - i, Capacitivo - c) e quadrante da medição.

  7. A informação do quadrante é identificada da seguinte forma: • O eixo das ordenadas corresponde à energia ativa medida enquanto o eixo das abscissas corresponde à energia reativa. Desta forma podemos ter os seguintes indicativos de quadrante em função da carga: • Quadrante 1 : Energia ativa no sentido direto e energia reativa indutiva • Quadrante 2 : Energia ativa no sentido reverso (erro de ligação) e energia reativa indutiva • Quadrante 3 : Energia ativa no sentido reverso (erro de ligação) e energia reativa capacitiva • Quadrante 4 : Energia ativa no sentido direto e energia reativa capacitiva.

  8. b) Indicadores de Pulso e Seqüência de Fase Para visualizar o estado de operação, existem 3 led(s) que piscam na mesma taxa de medição (Wh, VArh indutivo e VArh capacitivo) de forma a verificar a situação da carga da unidade consumidora. Possui também 3 led(s) que identificam a seqüencia de fase:

  9. c) Botão de operação de reposição de demanda Quando acionado por no mínimo 3 segundos, soma aos registros de demanda acumulada os registros correspondentes às demandas máximas, incrementando uma unidade ao número de reposições de demanda (Função 23 no mostrador). É identificado pela cor vermelha no centro do botão. d) Botão de controle do mostrador Permite a visualização das funções e grandezas para leitura ou conferência dos dados. e) Conector de acoplamento ótico Conector magnético que possibilita a conexão entre o medidor SAGA-1000 e a Leitora/Programadora.

  10. Leitora/Programadora Equipamento portátil, destinado à programação/leitura de Registradores Digitais e Medidores Eletrônicos, utilizados em medições com tarifação diferenciada. Os modelos utilizados são os seguintes: A utilização do Notebook como Leitora/Programadora permite também a análise e interpretação dos dados gravados nos Registradores e Medidores Eletrônicos, o acompanhamento da saída serial dos equipamentos, bem como a emissão de relatórios para fornecimento à unidade consumidora.

  11. Temos também o medidor com sensor, que nada mais é ummedidor convencional, de kWh e/ou kVArh, equipado com sensor, o qual fornece sinais elétricos para o Registrador Eletrônico Programável (REP) em quantidade proporcional à energia elétrica solicitada pela carga.

  12. Além dos componentes convencionais dos medidores eletromecânicos de energia elétrica, apresentam os seguintes dispositivos adicionais: - sistema ótico, eletrônico, composto de sensor ótico e marcações no disco do medidor, cuja função é converter a rotação do elemento móvel em pulsos elétricos para o REP.

  13. REFERÊNCIAS • Bibliográfica: • Norma de Distribuição Cemig – ND 2.26 • Internet : • http://pt.wikipedia.org/wiki/Medidor_de_energia_el%C3%A9trica – acesso em 11/11/11 • http://aneel.gov.br/biblioteca/trabalhos/trabalhos/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Eduardo%20Chagas2004.pdf – Unifacs – acesso em 11/11/11 – Autor: Eduardo Henrique C. Chagas

More Related