1 / 8

FEEDBACK

FEEDBACK . A ARTE DE DAR E RECEBER FEEDBACK . FEEDBACK é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir objetivos. A palavra feedback não tem tradução direta para o português. Algumas pessoas usam “retro alimentação”

donnan
Download Presentation

FEEDBACK

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FEEDBACK

  2. A ARTE DE DAR E RECEBER FEEDBACK FEEDBACK é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir objetivos. A palavra feedback não tem tradução direta para o português. Algumas pessoas usam “retro alimentação” Feedback é a capacidade de dar e receber opiniões, criticas e sugestões sobre alguma coisa profissional. È uma das coisas mais importantes da vida, para se aprender a fazer.Casamentos e relacionamentos são baseados em poder se conversar sobre o que incomoda e como melhorar.Novos produtos são lançados no mercado baseados na opinião de clientes. Nossa vida pessoal é influênciada diariamente pelo processo contínuo de dar e receber feedback da vida e saber como lidas com isso.Como em tudo na vida não nos ensinam a dar feedback ou receber feedback na escola.. Aprendemos da pior maneira: com as cicatrizes da nossa falta de planejamento e das respostas inesperadas que a vida nos joga na cara.

  3. O interessante é que sabemos criticar, mas dar feedback é mais do que isso. Precisamos saber fazer isso corretamente se quisermos realmente mudar de forma construtiva. Muita gente reclama e acha que fez o suficiente. Não é assim, o mundo está cheio de pessoas que reclamam o dia inteiro e nada muda. Por isso precisamos aprender a dar a nossa opinião de forma certa, do jeito certo para o publico certo. Também precisamos aprender a dar feedback.Todos os dias vemos á nossa volta pessoas teoricamente inteligentes que não têm o famoso “semancol” e continuam errando de forma que poderiam ser consideradas burras, nem mesmo com sinais de todos os lados mostrando que estão na contramão. Nenhum líder ou empreendedor chegará muito longe se não desenvolver intensamente a capacidade de dar e receber feedback. Uma empresa onde todos ficam amordaçados pode até ser lucrativa a curto prazo, mas com certeza será um ambiente tóxico de trabalho e terá que mudar se quiser crescer a longo prazo.Lidar com pessoas é muito difícil, é a parte mais difícil de uma liderança empreendedora. Finanças, marketing, estratégia, tudo muito é importante, mas, no final o que realmente faz a diferença são as pessoas. Por isso precisamos, como lideres e empreendedores, aprender a lidar pro ativamente com o assunto.

  4. HÁ DOIS TIPOS DE FEEDBACK • O ABERTO obtido através de perguntas e de observação, durante a realização de exercícios e testes. Mostra o que o ouvinte captou e o que não captou. Pode ser falsificado. • O FECHADO obtido através da prática de observar a reação do ouvinte a estímulos externos. Pode ser obtido na sua expressão, posição, movimentos e atitudes. As pessoas precisam do feedback tanto positivo como, positivo pois precisam saber não apenas o que estão fazendo ineficientemente , mas o que realiza com eficiência. Antes de dar o feedback precisamos conhecer alguns dados importantes, tais como: Se o feedback for individual: Por que queremos dar feedbck a outra pessoa? Para puni-la? Para desabafar e nos sentirmos aliviados? Para demostrar nossa inteligência e habilidade?Para ajudar a outra pessoa a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva. E quanto à pessoa que recebe o feedback? • È difícil dar feedback a pessoa que não está preparada para recebe-lo ou não sinta a sua necessidade. A pessoa pode estar solicitando mas, não o recebe por varias razões, pois sentem não ter nada de útil..etc. Nossa cultura tem certas normas contrárias á expressão de sentimentos pessoais aos outros.

  5. POR QUE AS PESSOAS COMUMS REAGEM AO FEEDBACK? • Como o feedback é visto geralmente com critica,as pessoas muitas vezes reagem defendendo-se . • Se o feedback for de grupo. O grupo também tem necessidade de receber informações sobre o seu desempenho, sua atmosfera de trabalho, se existe rigidez nos procedimentos, sub-utilização de pessoas, se existe confiança no líder, se existe maturidade no grupo,..etc. • Os mesmos problemas envolvidos no feedback individual estão presentes no do grupo, em maior ou menor grau. • O grupo pode receber feedback de : • Membros atuando como participantes – observadores; membros selecionados para desempenhar uma função específica de observador para o grupo; consultores externos especialistas que vem para fazer observações, valendo-se de perspectivas mais objetivas; formulários, questionários, folhas de reação , entrevistas

  6. IMPORTANCIA DO FEEDBACK • É muito importante obter feedback.Existem muitos métodos para descobrir o que os clientes, parceiros e fornecedores pesam ou sentem sobre os serviços e produtos de sua empresa. • Através do feedback podemos identificar necessidades de responder aos seguintes questionamentos: • Você sabe? • - O que o seu cliente, parceiro e fornecedor querem? - O que eles sentem? • - O que eles precisam? - Que sugestões teriam para apresentar a vocês? • -O que eles pensam? - Se estão ou não satisfeitos? • FEEDBACK è uma forma de comunicação que auxilia uma pessoa ou grupo a entender como sua atuação está afetando outras pessoas ou grupos.

  7. PARA MAIOR EFICIENCIA O FEEDBACK DEVE SER • DESCRITIVO- Ao contrário de ser um processo de avaliação ao relatar um evento sem julgamento, reduzem-se as possibilidades de reações defensivas. Quem ouve, usa o dado e a informação como julgar conveniente. • ESPECÌFICO ao contrário de verbalizar uma generalização: ”na última reunião você fez o que tem feito outras vezes, deixou de ouvir a opinião dos demais e novamente fomos forçados a aceitar a sua decisão.”Ao verbalizar desta maneira, indicou-se o comportamento na determinada reunião e em outras, porém, não se acusou a pessoa de “CONTROLADOR E AUTORITÀ • COMPATÌVEL com as motivações e os objetivos de ambos (emissor e receptor): quando atende apenas ao interesse de desabafo do emissor pode ser muito destrutivo, de acordo com a agressividade presente, irritação ou raiva direcionado a esferas de atuação em que o receptor tenha possibilidade de aperfeiçoar: características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais não podem ser apontadas como falhas mas toleradas como próprias daquele indivíduo, solicitado, desejado e oportuno:é útil quando os observadores podem ajudar e mais próximo do comportamento ou fato em questão.

  8. COMO RECEBER FEEDBACK • Ouça cuidadosamente e evite interromper. • Faça perguntas esclarecedoras. • Reformule a pergunta para garantir o bom entendimento. • Reconhecer o que é correto e adequado no feedback. • Assimile com calma o que ouviu. Peça tempo para pensar se necessário.

More Related