1 / 17

Questões obstetrícia 2

Questões obstetrícia 2. SES 2011. A avaliação do início do trabalho de parto é um dos aspectos mais importantes do seu manejo. Para tanto, os sinais e sintomas iniciais são:. A) contrações uterinas arrítmicas, formação da bolsa das águas e dilatação do colo uterino.

donal
Download Presentation

Questões obstetrícia 2

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Questões obstetrícia 2 SES 2011

  2. A avaliação do início do trabalho de parto é um dos aspectos mais importantes do seu manejo. Para tanto, os sinais e sintomas iniciais são: A) contrações uterinas arrítmicas, formação da bolsa das águas e dilatação do colo uterino. B) contrações uterinas arrítmicas, formação da bolsa das águas e perda do tampão C) contrações uterinas rítmicas e regulares, sensação de puxos maternos, formação da bolsa das águas e perda do tampão mucoso. D) contrações uterinas rítmicas e regulares, apagamento e dilatação do colo uterino e perda do tampão mucoso

  3. Durante o 3º estágio do trabalho de parto, ocorrem os principais riscos maternos, que são: • A) hemorragia e inversão uterina. • B) retenção de restos placentários e febre. • C) hemorragia e retenção de restos placentários. • D) hemorragia e prolapso de útero

  4. O objetivo do partograma, representação gráfica do trabalho de parto, é A) acompanhar a evolução do parto, documentar, diagnosticar alterações e indicar a tomada de condutas corretas, ajudando a evitar intervenções desnecessárias. B) documentar, diagnosticar alterações e indicar a tomada de condutas corretas. C) diagnosticar alterações e indicar a tomada de condutas corretas, ajudando a evitar intervenções desnecessárias. D) acompanhar a evolução do parto, documentar e indicar a tomada de condutas corretas, ajudando a evitar intervenções desnecessárias

  5. No curso do 2º período do trabalho de parto, ou seja, o período expulsivo, dois fatores devem estar presentes e somados, para maior eficiência da expulsão fetal. São eles: A) sístole voluntária do útero e contração involuntária da prensa abdominal. B) sístole involuntária da prensa abdominal e contração voluntária do útero. C)sístole involuntária do útero e contração voluntária da prensa abdominal. D) sístole voluntária da prensa abdominal e contração involuntária do útero.

  6. A involução puerperal completa-se por volta de 6 semanas, que podem ser divididas em 3períodos consecutivos: A) pós-parto imediato, do 1º ao 15º dia; pós-parto tardio, do 15º ao 45º dia; pós-parto remoto, além do 45º dia. B)pós-parto imediato, do 1º ao 10º dia; pós parto tardio, do 10º ao 45º dia; pós-parto remoto, além do 45º dia. C) pós-parto imediato, do 1º ao 20º dia; pós-parto tardio, do 20º ao 45º dia; pós-parto remoto, além do 45º dia. D) pós-parto imediato, do 1º ao 14º dia; pós-parto tardio, do 14º ao 45º dia; pós-parto remoto, além do 45º dia.

  7. Dentro do quadro de pré-eclâmpsia grave, há eclâmpsia iminente quando surgem certos sintomas que prenunciam o acidente convulsivo, tal como A) hemorragia. B) febre. C) Dor epigástrica. D) diplopia.

  8. Na mulher acometida por DHEG (doença hipertensiva específica da gravidez), o sulfato demagnésio previne ou domina as convulsões.Sua indicação deve ser mantida se o reflexotendinoso estiver presente, porém hipoativo, e a diurese > que A)25-30 ml/hora e respiração ³ 16 movimentos/minuto. B) 30-35 ml/hora e respiração ³ 16 movimentos/minuto. C) 20-25 ml/hora e respiração ³ 18 movimentos/minuto. D) 15-20 ml/hora e respiração ³ 15 movimentos/minuto

  9. Quando uma gestante é admitida em um serviço de urgência com o diagnóstico de placentaprévia com hemorragia, devem ser avaliados seguintes dados: A) o tipo de placenta prévia, a idade gestacional, a ocorrência do trabalho de parto e a intensidade da hemorragia. B) o tipo de placenta prévia, a idade gestacional, a ocorrência do trabalho de parto, a intensidade da hemorragia e a presença de febre. C) o tipo de placenta prévia, a cefaléia, a ocorrência do trabalho de parto e a intensidade da hemorragia. D) o tipo de placenta prévia, a dor no baixo ventre e a intensidade da hemorragia.

  10. Pontos importantes devem ser observados no bebê logo após o seu nascimento, a saber: A) a avaliação seqüencial dos movimentos respiratórios, a freqüência cardíaca e a cor do recém-nascido. B) a avaliação seqüencial dos movimentos respiratórios, a freqüência cardíaca e o choro do recém-nascido. C) a avaliação seqüencial da freqüência cardíaca e a cor e o choro do recém-nascido. D) a avaliação seqüencial da freqüência cardíaca, os movimentos respiratórios e a cor do recém-nascido.

  11. A concentração de oxigênio oferecida inicialmente a um neonato, na sala de parto, queapresenta respiração rítmica e regular, freqüência cardíaca superior a 100 bpm e que estácianótico, deve ser a mais próxima possível de A) 90%. B) 100%. C) 75%. D) 95%.

  12. Na avaliação dos exames laboratoriais de uma gestante de alto risco, o dado que sugere distúrbios hipertensivos é: • Piúria • Glicosúria • Hematúria • Acetonúria • Albuminúria

  13. São sinais de pré-eclâmpsia: • Rigidez de nuca, dificuldade visual e petéquias • Hipertensão arterial, edema, proteinúria • Hepatomegalia, cefaléia e sudorese • Exantema, convulsão e poliúria • Polidipsia, síncope e vômitos

  14. Quanto à Doença Hipertensiva Específica da Gestação, assinale a alternativa correta • A DHEG aparece após 5ª semana de gestação e é ma complicação potencialmente perigosa para gestante e para o feto • São sinais de DHEG: hipertensão arterial, proteinúria e edema de face e mãos • A verificação da altura uterina é um cuidado de enfermagem importante no controle dos sinais de DHEG • Os cuidados de enfermagem envolvem a orientação quanto à necessidade de alimentos ricos em ferro • A pré-eclâmpsia se caracteriza por estado convulsivo

  15. A Doença Hipertensiva Específica da Gravidez(DHEG), também denominada toxemia gravídica,incide em cerca de 5 a 10% das gestantes, por voltada 20ª semana. A DHEG pode evoluir para umquadro de Pré Eclampsia Grave. Assinale abaixo aalternativa correta que relaciona alguns parâmetrosque auxiliam no diagnóstico do quadro de PréEclampsia Grave.

  16. (A) Pressão arterial diastólica maior ou igual a 120mmHg, cefaléia, distúrbios visuais, proteinúria superior a 0,3g/24h, elevação de bilirrubina. (B) Pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg, dor epigástrica, poliúria, creatinina plasmática acima de 1,0mg/dL, edema periférico. (C) Pressão arterial sistólica maior ou igual a 150mmHg, oligúria, dor em hipocôndrio direito, cefaléia associada à hipertensão arterial.

  17. (D) Pressão arterial diastólica maior ou igual a 110mmHg, sinais de comprometimento fetal, distúrbios visuais, proteinúria superior a 0,6mg/24h. (E)Pressão arterial diastólica maior ou igual a 110mmHg, distúrbios visuais e cefaléia associados à hipertensão arterial, elevação de enzimas hepáticas.

More Related