1 / 17

III ENCONTRO NACIONAL DE DIREITO SANITÁRIO

III ENCONTRO NACIONAL DE DIREITO SANITÁRIO. Brasília /2010. Olhares sobre a Judicialização da Política de Saúde. Decisões Judiciais sob o olhar dos pacientes AMPAG. Políticas de Acesso. O que são políticas públicas? Iniciativas que o governo implementa para todos.

don
Download Presentation

III ENCONTRO NACIONAL DE DIREITO SANITÁRIO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. III ENCONTRO NACIONAL DE DIREITO SANITÁRIO Brasília /2010

  2. Olhares sobre a Judicialização da Política de Saúde Decisões Judiciais sob o olhar dos pacientes AMPAG

  3. Políticas de Acesso • O que são políticas públicas? Iniciativas que o governo implementa para todos. As políticas públicas são universais, e juridicamente normatizadas. O que são políticas sociais? São ações governamentais desenvolvidas por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa.

  4. Constituição Federal A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Art. 196. Constituição Federal.

  5. Lei 8080, de 19 de setembro de 1990 “Saúde é direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.” ( artigo 2º)

  6. Princípio Constitucional maior do Sistema Jurídico do Brasil Dignidade da pessoa humana como espinha dorsal do Estado Democrático e um dos fundamentos da República Federativa do Brasil

  7. Ter uma patologia não é a pior coisa do mundo!!!!!!! “ A vida vale mais”. A pior coisa do mundo para o paciente, familiares, é não ter o direito a um tratamento por ele ser caro, sem mendigar... Implorar... Ou judicializar.

  8. O impacto dos defeitos congênitos na Saúde Pública • 20% podem ser atribuidos à complicações da prematuridade. (Thompson & Thompson,2007,343) • As anomalias congênitas e outras disfunções limitam a produtividade do indivíduo afetado e produzem um impacto muito grande na Saúde Pública: -Pré- Natal: -especialidade; ->nº exames de auxílio diagnóstico e outros; -> acompanhamento e período de internação.

  9. Igualdade de acesso: 1º - NECESSIDADE ? 2º - MERECIMENTO ? 3º - EFETIVIDADE?

  10. JUDICIAÇÃO O QUE LEVA UM PACIENTE ENTRAR NA JUSTIÇA PARA GARANTIR SEU TRATAMENTO?

  11. Qual o caminho que percorre a família de um recém- nascido com um diagnóstico de Doença Genética? 1-O próprio diagnóstico: Falta de conhecimento da maioria dos profissionais de saúde. 2-O Prognóstico: 3-Tratamento: # Assistência Farmacêutica # Assistência Complementar

  12. E outras situações... • Medicamento não consta na lista de excepcionais ... • Medicamento aguardando mais de 2 anos para entrar na lista... • Não existe regulação para dispensação de medicamentos excepcionais ainda não constantes na lista...

  13. Dilemas Morais • “Entre tratar, comprar um remédio que custa tão caro, compro o remédio para a tuberculose que mata muito mais e custa muito menos. (Zancan, Lenira F. Dilemas morais nas políticas de saúde: o caso da AIDS. Uma aproximação a partir da bioética. [Mestrado] Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 1999. viii,92 p.)

  14. Por que será????? • Desconhecimento do direito? • Burocracia na abertura do processo? • Falta de Vontade Política?

  15. Esta obstrução gera sofrimento, Medo, Perda da dignidade E mais que tudo A VIDA

  16. Para refletir... Isto leva ... ...a Prevalência de um legalismo individualista em prejuízo das políticas de Assistência à Saúde.

  17. Obrigada! ampag.mg@gmail.com 031-9118 1643

More Related