carboidratos
Download
Skip this Video
Download Presentation
Carboidratos

Loading in 2 Seconds...

play fullscreen
1 / 8

Carboidratos - PowerPoint PPT Presentation


  • 116 Views
  • Uploaded on

Carboidratos. Nutrição Humana Jean Márcia Oliveira Mascarenhas. Introdução.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' Carboidratos' - doctor


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
carboidratos

Carboidratos

Nutrição Humana

Jean Márcia Oliveira Mascarenhas

introdu o
Introdução
  • Também chamados hidratos de carbono, glicídios, ou mais comumente, açúcares, os carboidratos são compostos ternários formados de carbono, hidrogênio e oxigênio em geral, na proporção de um carbono para dois hidrogênio para um oxigênio ou seja: C(H2O)n. Os nomes carboidratos e hidratos de carbono explicam-se pelo fato de serem substâncias constituídas, basicamente de carbono e água. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros = água). Em alguns casos, podem também apresentar nitrogênio (N) ou enxofre (S) na sua composição.
  • Os carboidratos representam a mais importante fonte de energia proveniente da dieta em todo o mundo, fornece energia de rápida utilização para o organismo, assim como contribui com o maior aporte calórico total da dieta (50 a 70%).
slide3
Está disponível em abundância nos alimentos e é a mais barata fonte de energia, são primariamente obtidos dos alimentos de origem vegetal e se dividem em açúcares simples (mono e dissacarídeos, ex. sacarose) e açúcares complexos (polissacarídeos, ex. amido).
  • Os carboidratos são encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fígado e músculos, sob a forma de glicogênio.
  • A glicose é indispensável para a manutenção do cérebro, tecido nervoso, muscular.
slide4
Quimicamente, os carboidratos são definidos como poli-hidroxi-aldeídos ou poli-hidroxi-cetonas.
  • Glicose (C6H12O6) - é um poli-hidroxi-aldeído porque possui muitos radicais hidroxila (-OH) e um radical aldeído (-CHO).
  • Frutose (C6H12O6) - é um poli-hidroxi-cetona porque possui muitos radicais hidroxila (-OH) e um radical cetona (-CO).
digest o
Digestão
  • Carboidratos: são absorvidos no aparelho digestivo em forma de açúcares simples, principalmente glicose, que se cataboliza em compostos de carbono, que se oxidam em dióxido de carbono e água e em seguida são excretados.