1 / 12

O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?

O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?

dinos
Download Presentation

O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre? De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying? E o Bullying envolve muita gente?

  2. O que é o Bullying • Termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas , que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angustia, e executadas dentro de uma relação de desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre iguais(estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais ,que tornam possível a intimidação da vítima. • Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas acções que podem estar presentes.

  3. Onde ocorre o Bullying? • O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.

  4. De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying? • Seja qual for a actuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar: • Alvos de Bullying – são os alunos que só sofrem BULLYING; • Alvos/autores de Bullying – são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING; • Autores de Bullying – são os alunos que só praticam BULLYING; • Testemunhas de Bullying – são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre. • Os autores são, comumente , indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afectivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admite- -se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos violentos, podendo vir adoptar, inclusive, atitudes delinquentes ou criminosas.

  5. E o Bullying envolve muita gente? • A pesquisa mais extensa sobre Bullying, realizada na Grã-Bretanha, regista que 37% dos alunos do primeiro grau e 10% do segundo grau admitem ter sofrido BULLYING, pelo menos, uma vez por semana. • O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5 a 8 série, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado directamente envolvidos em actos de Bullying, naquele ano, sendo 16,9% alvos, 10,9% alvos/autores e 12,7% autores de Bullying. • Os meninos, c0m uma frequência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos . Já entre as meninas, embora , com menor frequência, o BULLYING também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.

  6. bullying • É uma forma de violência verbal e psicológica, usada por crianças ou adolescentes, com a intenção de humilhar, envergonhar, atormentar, ou incomodar outras crianças ou adolescentes, indefesos (embora por vezes os papeis se invertam e o agressor passe a vítima). Usualmente são usadas as tecnologias, telemóveis ou internet, geralmente através do e-mail. Usam uma conta de e-mail que não a sua e de forma anónima fazem cadeias de emails entre colegas ou entrando em redes sociais fazem comentários depreciativos sobre fotos, gozando e humilhando a vitima.

  7. -O cyberbuling pode transformar a personalidade de uma criança ou adolescente, diminuir a sua auto-estima e transformando o seu comportamento passivo demais ou em agressivo (por vezes tornam-se agressores também), tornando-o incapaz de se afirmar a nível social, pessoal, e mais tarde em adulto a nível profissional e mesmo num relacionamento, por não conseguirem ultrapassar o trauma de infância.

  8. Em certos casos a violência acaba por levar as crianças ou adolescentes ao suicídio.Para detectar casos de cyberbulling os pais ou educadores devem estar sempre atentos a alterações de comportamento, como por exemplo:-Afastamento-Tristeza-Depressão-Agitação

  9. -Expressões de raiva ou revolta-Dificuldade em dormir-Dores de cabeça ou de barriga-Alteração nos hábitos alimentares-Perda de interesse na escola, quando antes gostava-Perda de interesse em brincar ou fazer as coisas que antes gostava-Alterações no uso das novas tecnologias, como o computador e a internet

  10. Formas de combater o cyberbulling:-Os pais, familiares têm de estar sempre atentos a mudanças de comportamento na criança;-Criar um clima de confiança e conversa aberta, em que a criança ou adolescente possa desabafar sabendo que está a ser ouvida e que vai ser ajudada; -Explicar-lhes que devem pedir ajuda e que isso não é um sinal de fraqueza, pois só assim vão conseguir parar o agressor;

  11. -Os pais, familiares devem explicar-lhes que não se devem sentir culpados, eles são as vítimas;-Ensina-los a não colocarem fotos, filmes ou dados pessoais on-lineNão banalize as queixas do seu filho, nem lhe dê falsas seguranças;-Convença-o de que há uma solução;

  12. -Não proíba de usar o computador, mas coloque-o num local da casa que não seja isolado;-É necessário educa-los a comunicarem de forma ética, responsável e segura, só assim poderão evitar o cyberbulling.

More Related