1 / 25

SISTEMA GENITAL

SISTEMA GENITAL. O sistema Genital é o responsável pela reprodução da espécie. A reprodução é o processo pelo qual novos indivíduos são produzidos e o material genético é passado de geração a geração. SISTEMA GENITAL MASCULINO.

Download Presentation

SISTEMA GENITAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SISTEMA GENITAL O sistema Genital é o responsável pela reprodução da espécie. A reprodução é o processo pelo qual novos indivíduos são produzidos e o material genético é passado de geração a geração.

  2. SISTEMA GENITAL MASCULINO Composto por testículos, epidídimos, ductos deferentes, vesículas seminais, próstata, glândulas bulbo uretrais, uretra e pênis.

  3. TESTÍCULOS São um par de glândulas ovais, que produzem espermatozóides e o hormônio testosterona (responsável pelos caracteres sexuais masculinos secundários).

  4. ESPERMATOZÓIDE O espermatozóide é o gameta (célula reprodutora) masculino. Por dia, um homem produz cerca de 300 milhões de espermatozóides, que uma vez ejaculados, têm uma expectativa de vida de aproximadamente 72 horas no genital feminino. O sêmen ou esperma é uma mistura de espermatozóides e secreções das vesículas seminais, da próstata e das glândulas bulbo uretrais. O volume médio de sêmen a cada ejaculação é de 2,5 a 5 ml e a quantidade de espermatozóides ejaculados é de 50 a 150 milhões por ml. Quando o número de espermatozóides cai abaixo de 20 milhões por ml, o homem é considerado infértil.

  5. EPIDÍDIMOS São dois canais sinuosos acima dos testículos que amadurecem e armazenam os espermatozóides por muitos meses.

  6. DUCTOS OU CANAIS DEFERENTES São a continuação dos epidídimos até os ductos ejaculatórios. Eles transportam espermatozóides.

  7. VESÍCULAS SEMINAIS Encontram-se a direita e a esquerda da bexiga, possuem forma de V e secretam um líquido alcalino, viscoso, que ajuda a neutralizar a acidez da vagina.

  8. PRÓSTATA Glândula ímpar, do tamanho de uma castanha, envolve a uretra como um anel e produz um líquido esbranquiçado, alcalino, de odor característico, que estimula a mobilidade dos espermatozóides.

  9. GLÂNDULAS BULBO URETRAIS São duas pequenas formações arredondadas, localizadas próximo à uretra, secretam uma substância alcalina, que neutraliza a uretra e lubrifica a glande para o ato sexual.

  10. URETRA No homem a uretra serve como via de passagem para a eliminação de esperma e de urina. Atrás da bexiga estão os ductos ejaculatórios, que ejetam esperma no interior da uretra.

  11. PÊNIS Órgão copulador masculino, cilíndrico que consiste de raiz, corpo e glande. Internamente é constituído por corpos cavernosos e esponjosos formados por tecido erétil contendo vasos sanguíneos. Durante a excitação as artérias do pênis dilatam, entra muito sangue, o que provoca a ereção.

  12. A extremidade distal do corpo esponjoso é levemente aumentada e chamada de glande. Na glande está a abertura da uretra para o exterior (óstio uretral externo). A glande é recoberta por uma prega de pele chamada prepúcio. Em baixo do prepúcio as glândulas sebáceas formam um sebo chamado esmegma.

  13. SISTEMA GENITAL FEMININO Composto por 2 ovários, 2 tubas uterinas, útero, vagina e vulva.

  14. OVÁRIOS São 2 glândulas pareadas do tamanho de ameixas. Secretam óvulos e os hormônios estrogênio e progesterona, que controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e o ciclo menstrual.

  15. TUBAS UTERINAS São 2 tubos musculares à esquerda e a direita do útero, em direção horizontal aos ovários. Apresentam 10 cm de comprimento. Nas extremidades próximas aos ovários possuem franjas (fimbrias) que recolhem o óvulo. Após receber o óvulo, levam-no ao útero por movimentos ciliares e peristálticos. No terço distal acontece a fecundação.

  16. ÚTERO Órgão oco, ímpar e mediano em forma de pêra invertida, pesa 50 gr,7 cm. É dividido em fundo, corpo e colo. Possui 3 camadas: perimétrio, miométrio e endométrio.

  17. É no útero que ocorre a menstruação, nidação, gestação e trabalho de parto. O colo do útero secreta 1 substância chamada muco cervical, que aparece na vulva no período fértil da mulher. É o muco que seleciona, nutre e encaminha os espermatozóides, além de alcalinizar o meio ácido da vagina. FECUNDAÇÃO: encontro do espermatozóide com o óvulo dando origem ao ovo ou zigoto. NIDAÇÃO: implantação ou fixação do ovo no útero. FUNÇÕES DO ÚTERO

  18. VAGINA É o órgão copulador feminino, sendo um tubo de 7 a 10 cm de comprimento, de alta elasticidade, de paredes normalmente colabadas. Comunica o útero com o exterior servindo como passagem do fluxo menstrual, do muco cervical e como canal de parto.

  19. VULVA O termo vulva (volvere=envolver) ou pudendo, refere-se aos órgãos genitais femininos externos que são: Monte Pubiano: elevação de tecido adiposo recoberta por pêlos; Grandes Lábios: 2 pregas cutâneas, contêm tecido adiposo, glândulas sudoríparas, sebáceas e são recobertas por pêlos; Pequenos Lábios: escondidos sob os grandes lábios; Clitóris: pequena massa cilíndrica de tecido erétil e nervos; Vestíbulo Vaginal: espaço entre os pequenos lábios que contem o óstio vaginal, óstio uretral e glândulas vestibulares responsáveis pela lubrificação feminina.

  20. VULVA

  21. CICLO MENSTRUAL 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 2728 Atuação de hormônios hipofisários e ovarianos: FSH (Hormônio Folículo Estimulante) : amadurece o ovócito e o transforma em Hipófise óvulo LH ( Hormônio Luteinizante): faz o óvulo romper o ovário Estrogênio espessamento do endométrio produção de muco cervical no útero Ovários Progesterona mantém o endométrio preso ao útero estimula prolactina

  22. CICLO MENSTRUAL Também chamada de menstruação, é uma perda sanguínea, via vaginal, que ocorre na mulher desde a menarca até a menopausa. Caracteriza-se por ter um ciclo de 28 a30 dias, podendo variar de 22 a 35 dias, durante um período de 3 a 5 dias em média. A quantidade de sangue perdida durante a menstruação pode variar de100 a 150gr.

  23. O ciclo menstrual possui 2 fases: Fase Proliferativa: vai do 1º dia da menstruação até o dia da ovulação. É chamada assim, porque ocorre um espessamento do endométrio e o amadurecimento do óvulo. Fase Secretora: vai do momento da ovulação até o 1º dia da menstruação seguinte. Dura em média 14 dias.

  24. TERMOS DO CICLO MENSTRUAL • Menarca: é a primeira menstruação; • Menacma: período da vida da mulher em que ela é fértil; • Menopausa: fase da vida da mulher em que ela não é mais fértil, deixando de ter os ciclos menstruais; • Amenorréia: ausência de menstruação; • Eumenorréia: menstruação normal; • Hipermenorréia: menstruação abundante; • Oligomenorréia: menstruação escassa; • Metrorragia: período menstrual prolongado.

  25. OVULAÇÃO

More Related