Construindo protocolos
Download
1 / 16

CONSTRUINDO PROTOCOLOS - PowerPoint PPT Presentation


  • 97 Views
  • Uploaded on

CONSTRUINDO PROTOCOLOS. SAÚDE DO HOMEM : UMA PROPOSTA PARA ENFERMAGEM. PROTOCOLO ASSISTENCIAL EM SAÚDE DO HOMEM. ELABORAÇÃO TÉCNICA Aline Albuquerque Responsável técnica em saúde do homem. Clodoaldo da Silva Almeida Responsável técnico distrital em saúde do homem - DISA Leste.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' CONSTRUINDO PROTOCOLOS' - delu


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript
Construindo protocolos

CONSTRUINDO PROTOCOLOS

SAÚDE DO HOMEM : UMA PROPOSTA PARA ENFERMAGEM


Protocolo assistencial em sa de do homem
PROTOCOLO ASSISTENCIAL EM SAÚDE DO HOMEM

ELABORAÇÃO TÉCNICA

Aline Albuquerque

Responsável técnica em saúde do homem.

Clodoaldo da Silva Almeida

Responsável técnico distrital em saúde do homem - DISA Leste.


APRESENTAÇÃO

A coordenação do Programa Saúde do Homem do Município de Manaus Amazonas apresenta o Protocolo Assistencial de Enfermagem na Atenção integral a saúde do homem, respondendo à demanda institucional de respaldar e subsidiar a prática assistencial destes profissionais.

A elaboração deste material é fruto de intenso trabalho do Grupo Técnico, composto a partir dos encontros nacionais e da legislação federal e municipal vigente e que culmina neste evento para discutir e analisar esta proposta com os enfermeiros da atenção básica de nosso município levando – se em conta as peculiaridades desta ação programática e propondo que ao final possamos levar o consenso à apreciação do Conselho Regional de Enfermagem - COREN-AM.


Assist ncia de enfermagem na aten o integral a sa de do homem a constru o de uma proposta
Assistência de enfermagem na atenção integral a saúde do homem : a construção de uma proposta


INTRODUÇÃO homem : a construção de uma proposta

Este material tem como objetivo orientar asações de enfermagem na atenção à saúde dohomem com ênfase na assistência às pessoascom hipertensão arterial, diabetes mellitus ,dislipidemia, uso e abuso de álcool e outras drogas , alterações urológicas e prostáticas , disfunções sexuais, uma vez que estão direcionadas a uma abordagem específica ao gênero masculino.


Introdu o
INTRODUÇÃO homem : a construção de uma proposta

A fim de instrumentalizar a(o) enfermeira(o) para desenvolver estas ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, surgiu a necessidade da elaboração deste Protocolo.

Este documento não tem a intenção de abordar todos os aspectos relativos a este assunto, mas constitui-se Como um norteador para a prática diária da(o) enfermeira(o), respaldado pela LEI DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL/ COFEN 7498/86, Resoluções do COFEN 195/97 e 271/2002 e ainda a portaria GABIN/ SEMSA nº627/2008 .


ANAMNESE homem : a construção de uma proposta

1 - FAIXA ETÁRIA 20 a 59 ANOS:a) O que deve ser avaliado:• Riscos familiares (obesidade, hipertensão, diabetes, etc)• Nível pressórico; • vícios (tabaco, álcool, drogas, etc.);• Medicação: orientação, revisão do uso e transcrição;• Perfil psicológico (ansiedade, depressão, estresse, etc.); • Próstata (a partir dos 40 anos de idade, exame clínico e laboratorial);• Colesterol, triglicérides e glicemia de jejum.


ANAMNESE homem : a construção de uma proposta

b) O que orientar:• Atividade física regular;• reeducação e aproveitamento Alimentar dentro das suas condições sócio - econômicas;• Fotoproteçãosolar;• Vacinação;• Sexo seguro;• Hábitos e vícios (abandono)• visita periódica ao serviço de saúde para consulta com urologista ao menos uma vez ao ano ( a partir dos 40 anos);• Prevenção câncer de pênis.


COMPONENTES DO ATENDIMENTO homem : a construção de uma proposta

Básico: Consulta médica (clínico geral ) consulta de enfermagem consulta odontológicanas unidades básicas e unidades de saúde da família.Intermediário: Endocrinologista / cardiologista/ urologia Nutricionista psicologiaNas policlínicas da semsa via sisregcomplexo : CIRURGIÕES/ oNCOLOGISTAS/ hepatologistas entre outros que o caso requerer.Na rede do sus via sisreg


PROPOSTA DE FLUXOGRAMA NO COMPONENTE BÁSICO homem : a construção de uma proposta

FONTE : PROPOSTA DO DR. MARCELO DIAZ MSF SILAS SANTOS


INSTRUMENTO DE ENTREVISTA NA UBS / UBSF homem : a construção de uma proposta

FONTE : PROPOSTA DA ENFERMEIRA JOCILANE ALMEIDA MSF SILAS SANTOS


CONSOLIDAÇÃO DE DADOS NO COMPONENTE BÁSICO homem : a construção de uma proposta


AÇÕES EM GRUPO TERAPÊUTICO homem : a construção de uma proposta

Atividades educativas e terapêuticas,Desenvolvidas com grupos de pacientes e seus familiares, sendo adicionais às atividades individuais,estimulam a relação social, troca de informação e apoio mútuo.A-Busca AtivaPopulação Alvo: cadastramento NA FAIXA ETÁRIA de 20 A 59 ANOS,especialmente aqueles com história familiar DE PROSTATISMO ,CA DE PROSTATA COMPLICAÇÕES METABÓLICAS E CARDIOVASCULARES .Objetivos: captação E PREVENÇÃO de casos novos.Nº de participantes: máximo de 30 POR GRUPO.


AÇÕES EM GRUPO TERAPÊUTICO homem : a construção de uma proposta

Metodologia:• Apresentação da equipe completa.• Proposta do grupo, ênfase na importância epidemiológica da hipertensão arterial e diabetes mellitus e prevenção.• Verificação de peso, estatura, IMC, PA, glicemia capilar (no caso de busca para Diabetes)• Encaminhamento de acordo com fluxo do programa.Periodicidade:variando de acordo com a realidade da UBS/UBSF.


MENSAGEM homem : a construção de uma proposta

“ Ninguém educa ninguém...Ninguém educa a si mesmo.As pessoas se educam entre si,mediatizadas pelo Mundo.”Paulo Freire


PREFEITO DE MANAUS homem : a construção de uma propostaAMAZONINO ARMANDO MENDESSECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDEDR. FRANCISCO DEODATOSUBSECRETARIA DE GESTÃO EM SAÚDEDRA.DENISE MACHADODEPARTAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICAENFA. ZULDIMARINA soares de castroRESPONSÁVEL TÉCNICO PELA AÇÃO PROGRAMATICA EM SAÚDE DO HOMEMenfa. Aline albuquerquetécnico responsável pela formatação da propostaenfo.clodoaldo da silva almeida.Contatos :e-mail: saudedohomem@ pmm.am.gov.brfone:36429794/


ad