1 / 1

O tratamento de crianças nascidas PIG com baixa estatura tem por objetivo inicial aumentar a

AVALIAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DE PACIENTES PIG TRATADOS COM GH Samya Hamad Mehanna Iniciação Científica Voluntária Prof a Dr a Julienne Angela Ramires de Carvalho. O tratamento de crianças nascidas PIG com baixa estatura tem por objetivo inicial aumentar a

Download Presentation

O tratamento de crianças nascidas PIG com baixa estatura tem por objetivo inicial aumentar a

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. AVALIAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DE PACIENTES PIG TRATADOS COM GHSamya Hamad MehannaIniciação Científica VoluntáriaProfa Dra Julienne Angela Ramires de Carvalho O tratamento de crianças nascidas PIG com baixa estatura tem por objetivo inicial aumentar a velocidade de crescimento durante a infância para realização de catch-up e normalizar a altura. O objetivo deste estudo foi avaliar as características clínicas e laboratoriais de crianças nascidas PIG tratadas com hormônio de crescimento recombinante (GHr) na Unidade de Endocrinologia Pediátrica (UEP) do Hospital de Clínicas da UFPR. O número total de pacientes incluídos no estudo foi de 83. Desses, 52,4% são do sexo masculino e 45,8% do sexo feminino. A mediana de tempo de tratamento foi de 3 anos e a idade do final do tratamento foi 15,6 anos. Quando se compara crianças que iniciaram tratamento mais de 2 anos antes de iniciarem a puberdade com as que iniciaram o tratamento menos de 2 anos antes, as primeiras tiveram um ganho estatural 2 vezes maior*. Ainda, 65% dos pacientes receberam análogo de GnRH, com objetivo de retardar a puberdade. Houve ganho médio de estatura final de 1,27DP (cerca de 7,62cm), mostrando que mesmo quando iniciada tardiamente, a terapia com GHr em crianças nascidas PIG que não realizaram catch-up ainda é benéfica. O único efeito adverso encontrado foi cefaléia em 3% dos estudados. Foi realizado um estudo retrospectivo com base na revisão de 109 prontuários dos pacientes nascidos PIG tratados com GHr por no mínimo um ano na UEP. Foram obtidas a idade na primeira consulta e no início de tratamento, além do estágio puberal. Na consulta pré-tratamento, quando completos o primeiro, segundo e terceiro ano de tratamento e na última consulta, foram coletados: peso, estatura e IMC. Foi calculada dose média de GHr que cada paciente utilizou durante o tratamento. Conclui-se que o encaminhamento para o serviço de referência e o início do tratamento com GHr foram tardios, quando a maioria dos pacientes já estava em puberdade. Contudo, o tratamento com GHr resultou em ganho de estatura final significativo nos pacientes PIG. O tratamento mostrou-se seguro. *DAHLGREN, J., WIKLAND, KA. Swedish Study Group for Growth HormoneTreatment: Final height in short children born small for gestational age treated with growth hormone. Pediatric Research, 2005, n. 57, p. 216-222.

More Related