1 / 40

O que é Liturgia?

Origem grega: LIT = povo, comunidade URGIA = serviço, obra, ação. O que é Liturgia?. Quem é o primeiro e maior liturgo?. Deus Pai – CRI AÇÃO (ver Cat 1077-1083) Deus Filho – SALV AÇÃO (Ver Cat 1084-1090) Deus Espírito Santo – SANTIFIC AÇÃO (Ver Cat 1091-1109).

daw
Download Presentation

O que é Liturgia?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Origem grega: LIT = povo, comunidade URGIA = serviço, obra, ação O que é Liturgia?

  2. Quem é o primeiro e maior liturgo? • Deus Pai – CRIAÇÃO (ver Cat 1077-1083) • Deus Filho – SALVAÇÃO (Ver Cat 1084-1090) • Deus Espírito Santo – SANTIFICAÇÃO (Ver Cat 1091-1109)

  3. Liturgia:obra, ação da SantíssimaTrindade

  4. Ver Catecismo, nn. 1066-1068 (texto anexo)

  5. “Todo dom salvífico de Deus vem do Pai, por meio do Filho Jesus Cristo, na presença do Espírito Santo e na Igreja. • E no Espírito Santo – comunhão de Igreja – por meio de nosso Senhor Jesus Cristo retorna ao Pai.”

  6. “Do lado aberto de Cristo dormindo na cruz nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja!” (SC 5)

  7. Jo 19, 30: “entregou o seu espírito” • Jo 7, 37-39: Água e Espírito • Jo 3, 14: Filho do Homem elevado • Jo 20, 19-232: “na tarde desse mesmo dia... Recebei o Espírito Santo”

  8. A Igreja e a Liturgia nasceram do coração aberto de Jesus!

  9. “Do lado aberto de Cristo dormindo na cruz nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja!” (SC 5)

  10. Mt 9, 35 - 10, 42

  11. “A Igreja foi concebida pela compaixão de Jesus, no seu coração compassivo!”

  12. Duplo movimento: • A) Descendente: Por Cristo é o Pai que nos serve... • B) Ascendente: Por Cristo nós, seu povo reunido, temos acesso ao Pai no Espírito Santo e o servimos.... • É um único dinamismo humano-divino... • É “sinergia”...

  13. CELEBR-AÇÃO FAZER MEMÓRIA RE–CORD-AÇÃO PARTICIP-AÇÃO Qual é a nossa Liturgia?

  14. “Na tradição cristã, liturgia significa que o povo de Deus toma parte na ‘obra de Deus’. • Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo Sacerdote, continua na Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.” (Cat 1069)

  15. “Na celebração litúrgica, a Igreja é serva à imagem do seu Senhor, o único ‘liturgo’, participando do seu sacerdócio (culto) profético (anúncio) e régio (serviço da caridade)”. Cat 1070

  16. “Em sentido estrito, a Liturgia é a celebração do mistério pascal da morte e ressurreição de Cristo – e de toda a história da salvação. • Ela é ação ritual, que se realiza em sinais e palavras, santificando o homem e glorificando a Deus.

  17. “Assim como Cristo foi enviado pelo Pai, assim também ele enviou os apóstolos, cheios do Espírito Santo, • não só para pregarem o evangelho a toda a criatura, • mas ainda para levarem a efeito o que anunciam: a obra da salvação através do sacrifício e dos sacramentos, sobre os quais gira toda a vida litúrgica. • Nunca, depois disso, a Igreja deixou de reunir-se para celebrar o mistério pascal!” (SC 5s)

  18. Onde e quando fazer Liturgia? Na nossa relação com Deus... E com os irmãos...

  19. A Liturgia é celebrada pela comunidade dos batizados – ministros ordenados e leigos – reunida em torno do seu sumo sacerdote Jesus Cristo. A celebração litúrgica implica necessariamente um compromisso com a transformação da realidade em vista do crescimento do Reino de Deus” (DGAE, 68)

  20. Liturgia uma oração pessoal e comunitária

  21. Mas não precisa exagerar....

  22. “A liturgia é também participação da oração de Cristo, dirigida ao Pai no Espírito Santo. Nela, toda oração cristã encontra a sua fonte e o seu termo. • Pela liturgia, o homem interior é enraizado e fundado no ‘grande amor com o qual o Pai nos amou’ (Ef 2,4) em seu Filho bem amado. • É a mesma ‘maravilha de Deus’ que é vivida e interiorizada por toda oração, ‘em todo tempo, no Espírito’” (Ef 6,18). Cat 1073

  23. Há necessidade de um cristianismo que se destaque pela arte da oração. • É necessário aprender a rezar. • “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11,1).

  24. Obra do Espírito Santo em nós, a oração abre-nos, por Cristo e em Cristo, à contemplação do rosto do Pai. • Aprender esta lógica trinitária da oração – sobretudo na liturgia, meta e fonte da vida eclesial e da experiência pessoal -, é o segredo de um cristianismo verdadeiramente vital, sem motivos para temer o futuro porque volta continuamente as fontes e aí se regenera.

  25. As nossas comunidades, amados irmãos e irmãs, devem se tornar autênticas “escolas de oração”, onde o encontro com Cristo não se exprima apenas em pedidos de ajuda, mas também em ação de graças, louvor, adoração, contemplação, escuta, afetos de alma, até se chegar a um coração verdadeiramente “apaixonado”. • Uma oração intensa, mas sem afastar o compromisso na história: ao abrir o coração ao amor de Deus, aquela abre-o também ao amor dos irmãos, tornando-nos capazes de construir a história segundo os desígnios de Deus.

  26. “Para uma frutuosa participação é preciso o espírito de constante conversão que deve caracterizar a vida de todos os fiéis: não podemos esperar uma participação ativa na liturgia eucarística, se nos abeiramos dela superficialmente e sem antes nos interrogarmos sobre a própria vida” (Sacramentum Caritatis, 55).

  27. “A Liturgia é a primeira e necessária fonte, da qual os fiéis podem haurir o espírito genuinamente cristão.” (SC 14)

  28. A Liturgia “paulina”: Rm 12, 1-2 Hb 10, 1-25

  29. Convocados pela unidade da Trindade Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco! (2 Cor 13,13) Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

  30. A nós descei, Divina Luz...

  31. Quando se proclama a Sagrada Escritura na Liturgia da Palavra, é o Pai que fala, através do seu Filho que está presente na pessoa dos que proclamam a Palavra, enquanto o Espírito, que inspirou a Escritura, agora também ajuda a entendê-la.

  32. “Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda a santidade. • Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, • A fim de que se tornem para nós, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso”

  33. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre Amém!

  34. Abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém! • Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus!

  35. Liturgia, uma ação que nos compromete

  36. “Se na hora da oração for necessário dar remédios ou auxílio a algum pobre, ide tranquilos, oferecendo a Deus esta ação como se estivésseis em oração. • Não vos perturbeis com angústia ou medo de estar pecando por causa de abandono da oração em favor do serviço dos pobres. • Deus não é desprezado, se por causa de Deus dele nos afastarmos, quer dizer, interrompermos a obra de de Deus, para realizá-la de outro modo” (S. Vicente de Paulo, in LH, vol. IV, pág. 1306)

  37. A liturgia da comunidade é a fonte da qual juntos bebemos a água viva que Cristo oferece, uma água que jorra para a vida eterna: jorra do alto da Cruz e do trono de Deus e do Cordeiro e vem para dar vida a todas as nações. Beba desta fonte você também!

  38. “Liturgia não é o ato de fazer coisas extraordinárias, mas de fazer extraordinárias todas as coisas”.

More Related