1 / 1

siepe_modelo_banner_1_quase

IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES SETORIAIS ASSOCIADAS À EFICIÊNCIA DA CADEIA PRODUTIVA DOS PRODUTOS RESINOSOS NO SUDOESTE PAULISTA Paulo Vítor Simões Dias de Saraiva Outro Vitor Afonso Hoeflich.

dalia
Download Presentation

siepe_modelo_banner_1_quase

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES SETORIAIS ASSOCIADAS À EFICIÊNCIA DA CADEIA PRODUTIVA DOS PRODUTOS RESINOSOS NO SUDOESTE PAULISTAPaulo Vítor Simões Dias de SaraivaOutroVitor Afonso Hoeflich Resultados/Discussão:A cadeia produtiva dos produtos resinosos é um recorte dentro do agronegócio do Pinus spp. Dentro do ambiente organizacional se destacam: a Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM), a Associação dos Resinadores do Brasil (ARESB), a Associação dos Resinadores de São Paulo, o Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF), e a Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS). E dentro do ambiente institucional pode citar como base: o decreto nº 5.975, a Instrução Normativa nº 5, a Portaria 465/82, Portaria nº 137-N/92, o Código Florestal e o estatuto da ARESB. Com ênfase no mercado interno da resinagem, as dificuldades setoriais identificadas foram: previsão de redução das áreas de exploração de resina; previsão de crescimento dos custos de produção; falta de incentivos oficiais; concorrência com resinas sintéticas de tall oil; poucos esforços em pesquisa e desenvolvimento e baixa assimilação da tecnologia existente. Não há iniciativa de reposição dessas áreas que visam à autossuficiência. Introdução/Objetivos: A resinagem de Pinus spp no Brasil é de elevada importância econômica e industrial . O objetivo do trabalho foi identificar as dificuldades setoriais associadas à eficiência da cadeia produtiva dos produtos resinosos, na região sudoeste do estado de São Paulo. Especificamente, buscou pesquisar sobre o setor brasileiro dos produtos resinosos, apresentar uma pequena abordagem sobre a cadeia, e identificar os ambientes organizacional e institucional relacionados. Método: A região estudada abrange uma área de 10.063,60 km² e é composta por 15 municípios e com população de 312.073 habitantes dos quais 21,60 % vivem na área rural. Se utilizou dos princípios da análise diagnóstica associada à caracterização das cadeira produtivas agroflorestais. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a obtenção das informações Conclusões: Entre as principais conclusões constam a aplicação de instrumentos previstos na lei de política agrícola entre os quais se destacam a tributação e incentivos fiscais, a informação, a pesquisa agrícola e tecnológica e o crédito rural. Referências:FILHO, E.P.C.et al. Elaboração de índice de preços de resinas e aspectos da cadeia produtiva de Pinus para o estado de são Paulo,e o seu comportamento de janeiro de 2005 a abril de 2011

More Related