1 / 12

ARH – Módulo II “A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”

ARH – Módulo II “A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”. As Mudanças e Transformações na Função de RH.

dakota-huff
Download Presentation

ARH – Módulo II “A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ARH – Módulo II “A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”

  2. As Mudanças e Transformações na Função de RH • A era pessoal/relações industriais – pessoas como mão-de-obra de 1900 a 1950 – na industrialização clássica surgem os antigos departamentos de pessoal e, posteriormente, os departamentos de relações industriais. • Os departamentos de pessoal eram órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais com respeito ao emprego.

  3. As Mudanças e Transformações na Função de RH • Mais adiante, os departamentos de relações industriais assumem o mesmo papel acrescentando outras tarefas como o relacionamento da organização com o sindicatos e a coordenação interna com os demais departamentos para enfrentar problemas sindicais de conteúdo reinvindicatório.

  4. A era das pessoas como recursos humanos 1950 a 1990 • Na industrialização neoclássica surgem os departamentos de recursos humanos, que substituem os antigos departamentos de relações industriais. • Além das tarefas operacionais e burocráticas, os chamados DRH desenvolvem funções operacionais e táticas como órgãos prestadores de serviços especializados. • Cuida do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais, com variadas doses de centralização e monopólio dessas atividades.

  5. A era da gestão de pessoas após 1990 • Na era da informação surgem as equipes de gestão com pessoas. Essas equipes substituem os DRH e de Gestão de Pessoas . • As tarefas operacionais e burocráticas são transferidas para terceiros através da terceirização, enquanto as atividades táticas são delegadas aos gerentes de linha em toda a organização, os quais passam a ser os gestores das pessoas.

  6. As equipes de RH proporcionam consultoria interna para que a área possa assumir atividades estratégicas de orientação global visando ao futuro da organização e de seus membros. • As pessoas de agentes passivos que são administrados passam a constituir agentes ativos e inteligentes que ajudam a administrar os demais recursos organizacionais.

  7. Na era da informação, lidar com as pessoas deixou de ser um problema e passou a ser uma solução para as organizações. • Mais do que isso, deixou de ser um desafio e passou a ser a vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas.

  8. Os novos papéis da Gestão de Pessoas • Administração de estratégias de recursoshumanos: como RH pode ajudar a impulsionar a estratégia organizacional. • Administração da infra-estrutura da empresa: como RH pode oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz.

  9. Administração da contribuição dos funcionários: como RH pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, transformando-os em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização. • Administração da transformação e da mudança: como RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora.

  10. A Administração de Talentos Humanos e do Capital Intelectual • Na Era da Informação – as mudanças que ocorrem nas empresas não são somente estruturais; são sobretudo, mudanças culturais e comportamentais transformando o papel das pessoas que delas participam. • A ARH está deixando de ser a área voltada para trás, para o passado e para a a tradição,e algumas poucas vezes para o presente,, para constituir-se em área aprumada par a a frente para o futuro e para o destino da empresa.

  11. Disto tudo resulta uma completa reorientação da área de RH – nos aspectos organizacionais e culturais- para se adequar à era da informação. • Dentro desse novo contexto estrutural e cultural, os gerentes passam a assumir novas responsabilidades.

  12. E para cumpri-las, devem aprender novas habilidades conceituais e técnicas. • Ao lado delas, os gerentes precisam desenvolver também habilidades humanas para lidar com suas equipes de trabalho.

More Related