1 / 25

Predicado Transitividade Verbal Objetos

Predicado Transitividade Verbal Objetos. Prof ª Giovana B. Schubert. O predicado. O predicado é o que se diz em relação ao próprio verbo. Uma oração é composta às vezes por sujeito. Mas há um termo que é indispensável para conseguirmos elaborar uma oração: é o predicado.

daire
Download Presentation

Predicado Transitividade Verbal Objetos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Predicado Transitividade Verbal Objetos Prof ª Giovana B. Schubert

  2. O predicado O predicado é o que se diz em relação ao próprio verbo. Uma oração é composta às vezes por sujeito. Mas há um termo que é indispensável para conseguirmos elaborar uma oração: é o predicado. Ou seja: podemos fazer uma oração sem um sujeito, mas não podemos fazê-la sem um predicado. Predicado é o que sobra quando tiramos o sujeito da oração. Se não houver sujeito, então tudo é predicado.

  3. Exemplos: O presidente Lula viajou para São Paulo.Sujeito: O presidente LulaPredicado: viajou para São Paulo. Choveu torrencialmente no Rio de Janeiro.Sujeito: sem sujeitoPredicado: Choveu torrencialmente no Rio de Janeiro

  4. O predicado pode ser classificado de três maneiras: • Predicado verbal. • Predicado nominal. • Predicado verbo-nominal. • Para diferenciarmos os tipos de predicado, precisamos analisar o verbo. • É o que veremos a seguir.

  5. Existem, como já vimos, verbos que indicam ação e verbos que funcionam apenas como elo, ou seja, verbos de ligação. Vamos observar primeiro os verbos de ação, que podem ser divididos em: Verbos intransitivos (VI) Verbos transitivos (VT)

  6. O verbo de ação(significativo) - transitivo ou intransitivo - é o termo que dá maior informação sobre o sujeito.Exemplos:Ele correu.Ele chorou.Ele comprou um carro. O verbo de ação é o núcleo do predicado e, quando o verbo é o núcleo do predicado, nós o denominamos predicado verbal.

  7. Exemplo: A princesa morreu ontem pela manhã. Sujeito simples: A princesa Predicado verbal: morreu ontem pela manhã. Núcleo do predicado verbal: morreu Adjunto adverbial de tempo: ontem pela manhã

  8. Verbo intransitivo (VI) É aquele que, sozinho, consegue expressar a idéia completa da ação. Exemplos: O menino brinca. O sol raiou. Meu cabelo cresce. Note que depois do verbo podemos colocar ponto final, que mesmo assim conseguimos entender a ação ocorrida.

  9. O verbo intransitivo sozinho poderá formar o predicado ou, ainda, aparecer acompanhado de palavras ou expressões indicativas de lugar, tempo, modo, intensidade etc. (adjuntos adverbiais) Exemplos: O menino brinca no quintal. O sol raiou rapidamente. Meu cabelo cresce dia a dia. Mesmo com o adjunto adverbial após o verbo, ele continua sendo intransitivo, pois não necessita de nada após.

  10. Verbo Transitivo (VT) O verbo transitivo não expressa a idéia completa de ação, ou seja, ele necessita de outro termo para completar o seu sentido. Por isso é chamado "transitivo", isto é, a ação transita até o objeto para completar seu sentido. Portanto, para que a frase tenha um sentido completo, o verbo transitivo necessita do complemento verbal ou objeto.

  11. Exemplos: Ele comprou uma moto.Note que nesse caso não podemos colocar ponto final após o verbo, pois ele ficaria sem sentido completo, afinal, quem compra, compra alguma coisa. Os trabalhadores necessitam de melhor remuneração. Aqui ocorre o mesmo. Também não é possível colocarmos ponto final após o verbo, pois quem necessita, necessita de alguma coisa. Esses verbos são, portanto, transitivos, isto é, precisam de trânsito, de palavras que o completem.

  12. O verbo transitivo divide-se em: Transitivo direto (VTD) Transitivo indireto (VTI)

  13. O objeto (palavra ou expressão que completa o sentido do verbo transitivo) também divide-se em: Objetodireto Objetoindireto

  14. O verbo transitivo direto (VTD) vai diretamente para o complemento - que chamamos de objeto direto (OD) - e não exige preposição. Exemplos: Ex.:Ninguém recebeu o comunicado. Verbo transitivo direto (VTD): Recebeu Objeto direto (OD): o comunicado. Note que podemos fazer a pergunta “O quê?” depois do verbo. Recebeu o quê? = o comunicado.

  15. Os banqueiros tiveram muito lucro. Verbo transitivo direto (VTD): tiveram Objeto direto (OD): muito lucro. Os bandidos tiveram o quê? = muito lucro.

  16. Ouvimos música alegre. Verbo transitivo direto (VTD): ouvimos Objeto direto (OD): música alegre Ouvimos o quê? = música alegre.

  17. No verbo transitivo indireto (VTI)a ação precisa de uma preposição para chegar ao seu complemento, que é o chamado objeto indireto (OI). Exemplos: Eu acredito em Deus. Verbo transitivo indireto (VTI): acredito Objeto indireto (OI): em Deus. Preposição: em Note que, nesse caso, não é possível fazer a pergunta “O quê?” depois do verbo.

  18. Todos nós necessitamos de carinho e compreensão. Verbo transitivo indireto: necessitamos Objeto indireto: de carinho e compreensão Preposição: de Eles não concordam com você! Verbo transitivo indireto (VTI): concordam Objeto indireto (OI): com você Preposição: com

  19. O verbo pode ser transitivo direto e indireto (VTDI),quando apresentar, ao mesmo tempo, dois complementos: (objeto direto (OD) e indireto (OI). Isso ocorre porque a ação do verbo vai para o complemento direta e indiretamente ao mesmo tempo, isto é, tem um objeto sem preposição e outro objeto com preposição.

  20. O ator recebeu elogios da imprensa internacional. Verbo transitivo direto e indireto (VTDI): recebeu Objeto direto (OD): elogios Objeto indireto (OI): da imprensa internacional. Preposição: de + a. Veja: recebeu o quê? Elogios. (objeto direto) Recebeu elogios de quem? Da imprensa internacional. (objeto indireto)

  21. Escrevi um texto para o “Aconteliceu". Verbo transitivo direto e indireto (VTDI): Escrevi Objeto direto (OD) : um texto Objeto indireto (OI): para o “Aconteliceu". Preposição: para Veja: Escrevi o quê? Um texto. (objeto direto) Escrevi para quem? Para o Aconteliceu. (objeto indireto)

  22. Proporciono a você momentos de reflexão. Verbo transitivo direto e indireto(VTDI):Proporciono Objeto indireto (OI): a você Objeto direto (OD): momentos de reflexão. Preposição: a Veja: Proporciono o quê? Momentos de reflexão. (OD) Proporciono a quem? A você. (OI)

  23. Verbo de ligação Quando o verbo não indica ação, ele tem uma função diferente. Ele serve apenas para ligar o sujeito a um estado, que pode ser, como já vimos, momentâneo ou permanente. Exemplos: Ela é sincera. Aqui a idéia passada é de um estado permanente. Paulo está nervoso. Nesse caso, notamos que o estado é passageiro, pois pode mudar.

  24. Os mais usuais verbos de ligação são: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, mas é importante reconhecê-los não por uma lista que decoramos, mas pelo sentido de ausência de ação e por seu trabalho de ligar um termo a outro. Veja: Ele anda rápido. Nesse caso, o verbo andar indica ação. Ele anda preocupado. Aqui, o verbo não indica ação, ele apenas liga um estado ao sujeito.

  25. Quando o verbo é de ligação, o predicado é classificado como predicadonominal. Nesse caso, o núcleo é a palavra que indica o estado. Essa palavra é conhecida como predicado. Exemplo: Você parece ansioso! Parece: Verbo de ligação. Núcleo do predicado: ansioso. Predicado: Nominal. Bons Estudos!

More Related