1 / 12

O aventureiro da Virgem Santa

O aventureiro da Virgem Santa.

curry
Download Presentation

O aventureiro da Virgem Santa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O aventureiro da Virgem Santa

  2. Os Espanhóis cercaram Fontarabia, então ocupada pelos Franceses. Os sitiantes, em sua ociosidade, se dedicaram à pilhagem e à má conduta. Um dia, Juan Ciudad ousa advertir seu capitão que estava maltratando uma jovem. Tal ato de coragem causar-lhe-ia grandes problemas. O capitão, para se vingar, encarregou-o de penosas tarefas; as mais humilhantes e perigosas.

  3. Um dia, Juan foi enviado em missão de reconhecimento, montado em um cavalo capturado, sem sela e sem rédea... Ele cavalgava perto da fronteira francesa quando, de repente, a um sinal de trompete, o cavalo passou a galopar de forma exasperada, empinou, de supetão, e lançou seu cavaleiro sobre um rochedo. Juan, ferido, torturado por indizível dor, não foi capaz de se levantar e se deu mal; caiu nas mãos dos Franceses que não o poupariam...

  4. Em tal angústia, rezou, pedindo a intercessão daquela junto a quem, desde sua infância, sempre solicitara ajuda e consolo, a boa Virgem Maria: "Somente a Senhora poderá me salvar, Rainha do Céu. Não me deixe cair nas mãos do inimigo." Em seguida, desmaiou. Quando voltou a si, viu uma jovem que lhe falava com compaixão. Vestida de pastora, um bastão na mão, debruçara-se sobre ele, estendendo-lhe um cântaro com água. Juan bebeu com avidez a fresca bebida...

  5. A estrangeira lhe deu a mão que Juan segurou, hesitante. Ele se levantou, cambaleando, e conseguiu manter-se de pé. Apoiado na jovem, deu alguns passos, titubeando como se estivesse bêbado. Em seguida, sentiu uma força fantástica que lhe venceu a fraqueza. A pastora o conduziu pela estrada, até o momento em que ele se sentiu firme. Em seguida, partiu. Juan estava convencido que a jovem estrangeira era a Virgem Maria ou um anjo enviado por Ela.

  6. Noutro dia, após a pilhagem de grandes riquezas, o capitão mal-intencionado, encarregou Juan de guardar o tesouro saqueado, sobretudo um cofre cheio de jóias. Com a fisionomia ensombrada, Juan obedeceu. Nota-se, no dia seguinte, que a caixa de jóias desaparecera. Juan interroga as sentinelas.

  7. Ninguém viu, ninguém sabe de nada. O capitão havia entrado na tenda, sozinho, às escondidas, antes de Juan Ciudad render a guarda. O jovem capitão mandou condenar Juan à pena de morte por enforcamento, conforme as regras do código militar. O acusado, tendo as mãos e os pés atados, passou a noite em claro.

  8. Seu amigo, Alfonso Ferrus, arrastando-se pelo chão, infiltrou-se na tenda, para tentar libertá-lo. Juan recusou a ajuda amiga. Ele sabia que a sentinela, então, seria enforcada no seu lugar. Deixado só, adormeceu, e teve um sonho fantástico. Reviu a pastora francesa que se revelou como sendo a Rainha do Céu, e lhe disse as seguintes palavras: "Tem confiança em mim. Eu te salvarei."

  9. Juan despertou, rezou uma Ave Maria com fervor e passou a sentir-se reconfortado. Sua hora tendo chegado, o desditoso caminha até o suplício com passos firmes, enquanto faz uma promessa à Santa e boa Mãe; ele renunciaria às armas se Maria o libertasse da forca. Em nenhum momento Juan Ciudad duvidou da ajuda da Mãe Santíssima. Juan, sob o patíbulo, declara-se inocente, e, confiante, encerra a sua asseveração, acrescentando, com fé: "Eu acredito firmemente que ainda posso receber a ajuda de Maria."

  10. Os tambores rufavam anunciando o segundo sinal... Juan já estava com a corda no pescoço quando surgiu um cavalheiro a toda a velocidade. Tratava-se do Coronel Ribera, que revogou a ordem de execução. Ele quis julgar este caso. Neste meio-tempo, Alphonse Ferrus apareceu, esbaforido e ofegante, trazendo o cofre com as jóias, o qual fora achado na tenda do capitão que foi, então, condenado e executado no local.

  11. Maria foi fiel à sua promessa. Juan também manteve a sua palavra. Renunciou às armas e concentrou-se na busca da realização de sua missão, a de cumprir a vontade de Deus, tornando-se o grande São João de Deus.

  12. Texto - Um Minuto com Maria Música - Ave Maria J .Norman Imagens - Google T. Office 2007 Formatação - Altair Castro 04/09/2010

More Related