1 / 21

Programa Cultura Viva: redes

Programa Cultura Viva: redes. subsídios I reunião temática : pontos , pontões e redes. Programa cultura viva.

crete
Download Presentation

Programa Cultura Viva: redes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ProgramaCultura Viva: redes subsídios I reuniãotemática: pontos, pontões e redes

  2. Programacultura viva O Programa Cultura Viva está na vanguarda das políticas públicas do Estado, ao reconhecer na sociedade e nas diversas expressões regionais e estéticas, a força necessária para revelar os “brasis” ocultos ou excluídos. Gilberto Gil (Teia, 2006).

  3. Conceitos de redes no pcv • Rede Local: articula ponto de cultura e comunidade de entorno. • Rede de Pontos: pontão de cultura/cultura digital e pontos de cultura – redes temáticas e regionais -mapeamento previsto em Edital. • Pontos de Rede: pontos e pontões de cultura oriundos dos convênios Estaduais e Municipais do Mais Cultura • TEIA: encontro das redes e dos pontos de cultura • CNdPC: propõe organizar a Rede Nacional dos Pontos de Cultura • Gestão em Rede: proposta de gestão compartilhada.

  4. Rede Local: ponto de cultura e comunidade de entorno Fomentarumarede horizontal de “transformação, de invenção, de fazer e refazer, no sentido da geração de umateia de significaçõesquenosenvolve a todos”. (Objetivo do PCV in: CartilhaCultura Viva, 2005, p. 18).

  5. PontÕES: rede de pontos

  6. PontÕES: rede de pontos Rede Local: Pontão + PC RedeNacional: Pontões+ Pontos + Pontões + MinC

  7. Redecultura viva de santacatarina alquimídia.org, pontãoganesha de cultura digital, pontãoufsc, secult/sc – premiocultura digital 2010

  8. RedesTemáticas e Regionais

  9. pontos de rede

  10. Rede de pontos da regiãometropolitana de belohorizonte/mg http://www.culturadigital.br/acao/2009/07/28/analise-e-visualizacao-rede-metropolitana/ edital 2005 – secult/mg

  11. Rede Candanga de PC – BSB/DF Rede de PC de Bauru/SP

  12. Modelos de gestão das redes Temáticas e regionais Redes descentralizadas Redes coordenadas

  13. gestão compartilhada: o desafio entre o dizer e o fazer

  14. Modelo de co-gestão no pcv • Este modelo de co-gestãose estrutura via potencialização das ações, grupos, tradições e instituições que já realizavam atividades em todo território nacional, mesmo com pouco incentivo estatal e pouco interesse do mercado (Catálogo Cultura Viva, 2010).

  15. Um modelopossível: rede de governança

  16. Gestãocompartilhada: questões II Diálogo virtual • Quaisaspectos da gestão da SCC é compartilhada? Como essediscurso se materializanaprática de gestão? • Quaisosinstrumentosutilizadosnagestãocompartilhada? • Qual o papel das redes de pontos e pontos de redenagestãocompartilhada? • Existe um plano de comunicação entre as redes e SCC? Elefunciona?

  17. Rede de governança: espaço para discussão de políticas públicas questões II Diálogo virtual • É necessário mais uma rede? Escolher entre redesenho das redes já existentes ou criação de uma nova rede, especificamente para discutir políticas públicas. • Qual seria o objetivo da Rede? Explicitar o que é e o que faz. O porque e para que se organiza a rede. Intencionalidades e limites. • Quais as relações possíveis? Explicitar quem pode estar na rede e seu papel institucional – definir interlocutores autorizados.

  18. Modelo de gestão das redes: algumasquestões: II ReuniãoTemática • Os papéis dos pontos de cultura e do Estado nas redes não estão definidos – há necessidade de acordos e pactos? • Quem fala nas redes é o ponto ou o individuo? Não há clareza do papel institucional do ponto de cultura dentro da redes. • O Estado não mantém uma interlocução regular nas redes. Qual o papel do Estado na rede? • É conveniente o Estado estar na rede? • Que redes resultaram do “mapeamento de pontos", previsto nos editais dos Pontões de Cultura? Aonde estão os mapas?

  19. Questões para o subgrupo: II ReuniãoTemática Subgrupo - Vinculadas, MinC e Parceiros Qual a metodologia que vcs usam para estabelecer as redes? Subgrupo - Regionais Como vocês monitoram e acompanham as redes? Quais os principais problemas? Há visitas periódicas? Subgrupo CNPdC Tipo de governança da rede temática número de pontos ideal por rede Tipo de atividades presenciais em um período de tempo

  20. Equipe REDESENHO Equipe SCC/MinC Coordenadora Geral: Antônia Maria Rangel Coordenadoras: Juliana Mucury e Danielle Gouveia Equipe IPEA Coordenador Geral: Frederico Barbosa Coordenadora: Maria da Glória de Oliveira Pesquisadoras: Valéria Viana Labrea, Sumaya Dounis, Mariana de Oliveira e Roberto Freitas. redesenhoculturaviva@gmail.com

More Related