“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Download
1 / 10

“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?” - PowerPoint PPT Presentation


  • 114 Views
  • Uploaded on

“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”. Professora Beatriz Appezzato da Glória Representante do campus “Luiz de Queiroz” na Comissão Central do PAE. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO PAE.

loader
I am the owner, or an agent authorized to act on behalf of the owner, of the copyrighted work described.
capcha
Download Presentation

PowerPoint Slideshow about ' “PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”' - cree


An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”

Professora Beatriz Appezzato da Glória

Representante do campus “Luiz de Queiroz”

na Comissão Central do PAE


O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA docência?”DO PAE

É a etapa do PAE da USP (Programa da USP ligado à Pró-reitoria de Pós-graduação) que possibilita ao pós-graduando vivenciar experiências da docência no ensino superior ainda no seu processo de formação.

ESALQ - Estagiários vinculados ao PAE no 2º semestre de 2013 - 140

Estão sendo atendidas 91 disciplinas dos diferentes cursos da ESALQ:

Engenharia Agronômica

Engenharia Florestal

Ciências Biológicas

Gestão Ambiental

Ciências dos Alimentos

Ciências Econômicas

Licenciatura em Ciências Agrárias

Administração

Total estimado de alunos de graduação que estão sendo atendidos neste semestre: 7145



DIRETRIZES DO PROGRAMA PAE – discussão das alterações docência?”

Proposta foi esclarecer as atribuições do aluno PAE e diferenciá-las da monitoria do Edital Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) -01/2010


TEXTO ATUAL docência?”

Ib. Da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência

1.O Estágio Supervisionado em Docência caracteriza-se pela participação de estudantes de pós-graduação nas múltiplas dimensões pressupostas à docência como seguem:

a) Organizativa: que diz respeito à seleção dos conteúdos curriculares e da  bibliografia de apoio, seleção e organização dos recursos didáticos e  outros materiais de apoio, etc;

b) Técnica: que se refere à organização das atividades operacionais como  lista de presença e de notas e acompanhamento das atividades práticas e teóricas, etc;

c) Didático-pedagógica que envolve, por exemplo, a organização e desenvolvimento das  aulas e utilização do espaço-tempo das atividades didáticas, etc;

d) Das relações professor/aluno: favorecendo a organização da participação dos alunos nas aulas e atividades, estabelecimento de vocabulário adequado, e demais iniciativas que facilitem a interlocução entre o docente e os estudantes etc;

e) Avaliativa: que prevê ações como a seleção dos tipos mais adequados de avaliação  e elaboração dos instrumentos de avaliação, bem como a definição dos critérios avaliativos, etc.

1.1) Épermitido ao aluno PAE ministrar aulas, a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina. Fica clara a proibição da substituição de docentes pelo estagiário PAE, sendo obrigatória a presença física do supervisor acompanhando a prática da regência do aluno.


Critérios para a seleção de estagiários docência?”

1. Análise da qualidade do Plano de Trabalho e da Ficha de Inscrição (obrigatório o preenchimento de todos os campos); 2. Ser bolsista DS/CAPES dos Programas da ESALQ e Interunidades;3. Estar na fase intermediária do curso;4. Desempenho Acadêmico (Histórico Escolar);5. Menor número de participações na EESD/PAE.

Critérios para atribuição de apoio financeiro1. Análise da qualidade do Plano de Trabalho elaborado pelo estagiário sob a orientação do responsável pela disciplina;2. Inscrição em disciplina obrigatória;3. Desempenho Acadêmico (Histórico Escolar);4. Menor número de participações na EESD/PAE com apoio financeiro.


5. O docência?”plano muito bom é fruto de uma articulação com um bom projeto de disciplina a qual contemple as atividades a serem desenvolvidas em parceria estreita entre professor/estagiários/alunos.

Neste sentido, um plano muito bom deve:

a) descrever a participação do estagiário em todo o processo - NÃO APENAS ELENCAR AS ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS .

b) contemplar instrumentos que registrem as atividades e a percepção do estagiário sobre os diferentes eventos que se apresentarem ao longo da disciplina, de modo a servir de base para nortear o diálogo do estagiário com o professor.

c) indicar quais lacunas pessoais serão eventualmente preenchidas com esta experiência na docência.


  • Avaliar a experiência na docência nas suas diferentes dimensões:

  • Organização e desenvolvimento das  aulas e utilização do espaço-tempo das atividades didáticas, etc;

  • Asrelações professor/aluno: análise da participação dos alunos nas aulas e atividades, estabelecimento de vocabulário adequado, e demais iniciativas que facilitem a interlocução entre o docente e os estudantes etc;

  • O processo de Avaliação: ações como a seleção dos tipos mais adequados de avaliação  e elaboração dos instrumentos de avaliação, bem como a definição dos critérios avaliativos, etc.

  • d) Comentar como foi a sua experiência ao ministrar aula(s), a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina.


Recomendações na elaboração do Relatório: planos diferentes e, consequentemente, relatórios diferentes?

No preenchimento dos formulários, pelo estagiário e supervisor, cabe solicitar a atenção nas orientações da Comissão:

_ O relatório de Estágio deve conter, além das atividades desenvolvidas, um relato sobre a sua experiência como ‘estagiário em docência’.

Mencionar como foi o convívio com os estudantes, se o fato de ter sido estagiário lhe permitiu dar opiniões sobre a preparação da disciplina e, ou sobre a elaboração das provas e, ou material didático adotado,

se o plantão de dúvidas é relevante para auxiliar no aprendizado dos alunos, se a experiência em sala de aula lhe trouxe ganho profissional, e outras informações que possam evidenciar o envolvimento intelectual do pós-graduando com a atividade docente.

_ Não utilizar os termos monitoria e monitor.

_ No item 3 as SUGESTÕES são para o Programa PAE e não para a disciplina!

_ A Ficha de Avaliação deve ser assinada pelo próprio Supervisor, pois o nome do Supervisor será registrado no Certificado do Estagiário. Espera-se que o supervisor comente sobre a experiência do pós-graduando como ‘estagiário em docência’.


  • Muito obrigada! planos diferentes e, consequentemente, relatórios diferentes?


ad