1 / 40

ANTONIO CINCINATO MARQUES

ANTONIO CINCINATO MARQUES. NENHUMA CORRENTE

cliff
Download Presentation

ANTONIO CINCINATO MARQUES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    2. NENHUMA CORRENTE É MAIS FORTE DO QUE O SEU ELO MAIS FRACO.

    3. DEFINIÇÃO DE MPE O QUE É EMPRESA O ARTIGO 6º DA LEI N.º 4.137, DE 10/09/1962 DEFINE EMPRESA COMO TODA ORGANIZAÇÃO DE NATUREZA CIVIL OU MERCANTIL DESTINADA À EXPLORAÇÃO POR PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA DE QUALQUER ATIVIDADE COM FINS LUCRATIVOS.

    5. CRITÉRIOS UTILIZADOS São utilizados para identificar o porte de uma empresa, tais como: número de empregados, volume de faturamento/receita anual, patrimônio, número de estabelecimentos existentes etc., Estes critérios esses adotados por órgãos governamentais (IBGE, Receita Federal, SEBRAE), bancos, entidades de classes, entre outros.

    6. EXEMPLO DE CLASSIFICAÇÃO DE EMPRESAS

    7. CARACTERÍSTICAS DAS PEQUENAS EMPRESAS a estrutura organizacional é simples e nem sempre definida claramente; é reduzido o número de diretores, com a centralização de decisões no dirigente principal; satisfazem mais facilmente às necessidades de especialização; os recursos são altamente limitados; o acesso às fontes de capital de giro e às inovações tecnológicas falta ou é difícil; é pequeno o número de funcionários em relação ao setor de atividade; absorvem significativa parcela de mão-de-obra, especialmente a não-qualificada;

    8. CARACTERÍSTICAS DAS PEQUENAS EMPRESAS o recrutamento e a manutenção de mão-de-obra são difíceis; proprietários e administração são interdependentes, isto é, há um estreito vínculo entre o empreendedor (proprietário) e a empresa, acarretando que, em grande número de casos, o empreendedor (suas crenças, valores e personalidade) e o empreendimento se confundem; não dominam o setor onde operam; possuem, normalmente, alto grau de complementaridade e/ou subordinação às empresas de grande porte; a margem de erro aceitável é bastante pequena.

    9. IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL

    10. IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL 91% da MPE tem contribuído para a geração de empregos ; 84% das MPE contribuem para a redução da crise; 43% da receita do País são provenientes das MPEs, com destaque para o comércio com 72% e serviços com 56%;

    11. IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL

    12. IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL

    13. IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL

    14. IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL REFERENTE A EMPREGOS

    15. IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO MUNDIAL Crescimento das MPEs no brasil e no mundo é um processo irreversível; O setor de serviços ocupa lugar de destaque em todo o mundo; O crescimento das MPEs está diretamente relacionado com o avanço tecnológico, automação das industrias e a urbanização das populações. INFLUÊNCIA DA TERCEIRIZAÇÃO PARA AS MPEs. Elemento chave para o crescimento das MPEs.

    16. INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO PARA AS MPEs. Proporciona fazer negócios em todo o mundo, mas de uma forma vantajosa, pela exigência interna as empresas acabam melhorando também para os clientes internos; Pequenos empreendimentos podem se tornar globais, em virtude das grandes corporações não terem a flexibilidade necessária para atender rapidamente o mercado externo; Há mais de cem anos que escutamos falar que as pequenas corporações serão engolidas pelas grandes e o que vemos é um crescimento contrário.

    17. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. A título de ilustração, podem ser citados uma série de exemplos destes elementos que podem levar ao FRACASSO ao invés do êxito aos empreendimentos de pequeno porte, tais como: má administração, com destaque para a falta de planejamento e a falta de competência gerencial e de conhecimento prático no ramo escolhido (talvez este seja o grande fator no fracasso); planos econômicos/economia mutante; concorrência;

    18. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. desinformação, falta de conhecimento ou de atualização; acesso restrito às fontes de informações; falta de dedicação total ao negócio; dificuldade de acesso ao crédito; baixos investimentos tecnológicos; elevadas obrigações tributárias e jurídicas; falta de qualificação da mão-de-obra.

    19. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    20. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    21. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    22. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    23. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    24. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    25. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. MOTIVOS QUE LEVARAM O PROPRIETÁRIO AO FECHAMENTO DA EMPRESA

    26. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    27. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    28. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    29. SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

    30. PLANO DE NEGÓCIOS NAS MPEs. OBJETIVOS Orientar o empreendedor estrategicamente antes de abrir o negócio; Mostrar a viabilidade do negócio quanto a motivos financeiros, técnicos ou de mercado; Obtenção de financiamento junto aos bancos; Viabilidade de parcerias; Facilitar uma possível venda do negócio; Ao elaborar um plano de negócios, fica mais visível novos caminhos a serem seguidos.

    31. COMPONENTES DE UM PLANO DE NEGÓCIO. 1. SUMÁRIO EXECUTIVO O sumário deve apresentar de forma clara o objetiva um resumo do projeto da empresa, mostrando qual a estratégica de negócio, as formas de desenvolvimento e de comércio dos produtos e os investimento necessário.

    32. 2. CONCEPÇÃO DO NEGÓCIO Essa seção deve apresentar de forma detalhada como a empresa e os produtos podem superar a competição e serem atrativo para os investidores. O empreendedor deve apresentar a estratégia para cada diferente linha de produtos e os fatores que podem causar impacto na estratégia planejada. Aspectos de mercado relevantes devem ser mencionado. Deve apresentar, ainda, o estágio dos negócios, tais como o desenvolvimento da empresa, dos produtos e sua posição no mercado. Essas informações são importantes para dar aos investidores um bom nível de confiança para comprarem sua idéia.

More Related