1 / 14

Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 03 “Os meus amigos zombam de mim” Jó sofre acusações e se defende de todas el

Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 03 “Os meus amigos zombam de mim” Jó sofre acusações e se defende de todas elas Texto bíblico:Jó 15 a 21. Texto áureo: Jó 16.20,21:

cleatus
Download Presentation

Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 03 “Os meus amigos zombam de mim” Jó sofre acusações e se defende de todas el

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 03 “Os meus amigos zombam de mim” Jó sofre acusações e se defende de todas elas Texto bíblico:Jó 15 a 21 Texto áureo: Jó 16.20,21: “Os meus amigos zombam de mim; mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus, para que ele defenda o direito que o homem tem diante de Deus e o que o filho do homem tem perante o seu próximo”

  2. Pode ser que alguns estejam se indagando sobre o tempo que deve ter levado esta visita e os diálogos que se dão. Naquele tempo homens abastados podiam se dar ao luxo de ficarem dias e dias discutindo sobre os aspectos complexos da vida e da providência divina sobre o viver humano. Elifaz, Bildade e Zofar se valem deste recurso para poderem questionar e discutir com o amigo que caíra em desgraça.

  3. Na lição do domingo passado vimos “uma discussão sobre o sofrimento” nos capítulos 3 a 14, algo que poderíamos chamar de a “primeira rodada” de argumentações entre Jó e seus amigos. No domingo de hoje, damos início à “segunda rodada” nos capítulos 15 a 21, aquela em que Jó se julga injustiçado por seus amigos, chegando mesmo a afirmar que “os meus amigos zombam de mim”. Os argumentos e contra-argumentos estarão sendo lançados capítulo a capítulo como veremos:

  4. A verdade que abstraimos do texto é que é sempre muito difícil amparar um amigo ou parente, quando o problema por ele enfrentado é decorrente, supõe-se, de uma falha sua. Como consolá-lo quando a situação difícil que o abate, aparentemente, é resultado de um erro ou fracasso cometido?... Dizer-lhe que ele mesmo causou o problema, embora verdade, não vai de maneira nenhuma ajudá-lo, mas sim, entristêce-lo mais e mais. Foi assim com Jó que, para piorar mais ainda, não se julgava errado em nada.

  5. Nos capítulos 15 a 21 vamos assistir a essa discussão: No capítulo 15: - Elifaz acusa Jó de presunçoso; Nos capítulos 16 e 17: - Jó se defende e acusa-os de falta de misericórdia; Nos capítulos 18 e 19: - Bildade faz a mesma acusação e Jó se defende; Nos capítulos 20 e 21: - Zofar ataca e Jó responde. Os textos bíblicos em destaque são auto-explicativos e devem ser lidos pela classe em conjunto, na própria Bíblia, para que se possa retirar de cada versículo a melhor lição para o nosso viver.

  6. Jó 15 - Elifaz acusa Jó de presunçoso (alguns versículos em destaque para leitura alternada) [4] Na verdade tu destróis a reverência, e impedes a meditação diante de Deus. [5] Pois a tua iniqüidade ensina a tua boca, e escolhes a língua dos astutos. [6] A tua própria boca te condena, e não eu; e os teus lábios testificam contra ti. [7] És tu o primeiro homem que nasceu? Ou foste dado à luz antes dos outeiros? [20] Todos os dias passa o ímpio em angústia, sim, todos os anos que estão reservados para o opressor. [25] Porque estendeu a sua mão contra Deus, e contra o Todo-Poderoso se porta com soberba; [30] Não escapará das trevas; a chama do fogo secará os seus ramos, e ao sopro da boca de Deus desaparecerá. (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada leitura)

  7. Alguns comentários ao capítulo 15 Você se auto-analisa e avalia a sua vida cristã? Qual a nota que você daria ao seu viver santo? Jó vai ser acusado de presunçoso porque julgava que não havia pecado para sofrer o que estava sofrendo! Você é um crente presunçoso quanto à sua conduta cristã?

  8. Jó 16 e 17: Sua defesa e acusação aos amigos (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [1] Então Jó respondeu, dizendo: [2] Tenho ouvido muitas coisas como essas; todos vós sois consoladores molestos. [12] Descansado estava eu, e ele me quebrantou; e pegou-me pelo pescoço, e me despedaçou; colocou-me por seu alvo; [17] embora não haja violência nas minhas mãos, e seja pura a minha oração. [20] Os meus amigos zombam de mim; mas os meus olhos se desfazem em lágrimas diante de Deus, [21] para que ele defenda o direito que o homem tem diante de Deus e o que o filho do homem tem perante o seu próximo. [17.2] Deveras estou cercado de zombadores, e os meus olhos contemplam a sua provocação! [6]Mas a mim me pôs por motejo dos povos; tornei-me como aquele em cujo rosto se cospe [16] Onde está então a minha esperança? Sim, a minha esperança, quem a poderá ver? (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)

  9. Alguns comentários aos capítulos 16 e 17 Como você reage à palavra de um amigo sobre sua conduta? Você a entende como crítica ou como uma ajuda? Quando responde a este tipo de conversa você é gentil ou rechaça com irritação? Você se considera uma pessoa receptiva a uma palavra de alerta ou advertência?

  10. Jó 18 e 19 – Bildade acusa – Jó se defende (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [3] Por que somos tratados como gado, e como estultos aos vossos olhos? [4] Oh tu, que te despedaças na tua ira, acaso por amor de ti será abandonada a terra, ou será a rocha removida do seu lugar? [5] Na verdade, a luz do ímpio se apagará, e não resplandecerá a chama do seu fogo. [6] A luz se escurecerá na sua tenda, e a lâmpada que está sobre ele se apagará. [15] Na sua tenda habita o que não lhe pertence; espalha-se enxofre sobre a sua habitação. [19] Não tem filho nem neto entre o seu povo, e descendente nenhum lhe ficará nas moradas. [19.2] Até quando afligireis a minha alma, e me atormentareis com palavras? [3] Já dez vezes me haveis humilhado; não vos envergonhais de me maltratardes? [25] Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. [26] E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)

  11. Alguns comentários aos capítulos 18 e 19 Quando você considera o erro ou fracasso de um amigo ou parente você é severo no acusar? Você é contundente?... Ou procura fazer esta crítica com amor e compreensão? Quando você fracassa, você como Jó se lembra do poder de Deus que o pode salvar?

  12. Jó 20 e 21 – Zofar ataca – Jó responde (Alguns versículos em destaque para leitura alternada) [20.4] Não sabes tu que desde a antigüidade, desde que o homem foi posto sobre a terra, [5] o triunfo dos iníquos é breve, e a alegria dos ímpios é apenas dum momento? [21] Nada escapou à sua voracidade; pelo que a sua prosperidade não perdurará. [22]: Na plenitude da sua abastança, estará angustiado; toda a força da miséria virá sobre ele. [27] Os céus revelarão a sua iniqüidade, e contra ele a terra se levantará. [29] Esta, da parte de Deus, é a porção do ímpio; esta é a herança que Deus lhe reserva. [21.23] Um morre em plena prosperidade, inteiramente sossegado e tranqüilo; [24] com os seus baldes cheios de leite, e a medula dos seus ossos umedecida. [25] Outro, ao contrário, morre em amargura de alma, não havendo provado do bem. [27] Eis que conheço os vossos pensamentos, e os maus intentos com que me fazeis injustiça. [34] Como, pois, me ofereceis consolações vãs, quando nas vossas respostas só resta falsidade? (Uma interpretação mais oportuna à classe deve ser dada a cada capítulo)

  13. Alguns comentários aos capítulos 20 e 21 Como você reage às contradições da sociedade moderna, onde o ímpio parece sempre prosperar? Na maioria das vezes a impunidade parece não ter fim! É ou não é?... Como fica então o seu cuidado como crente de zelar por seu testemunho? Você se pergunta o que é que ganho com isto?

  14. CONCLUSÃO Diante dessas indagações como proceder para manter o nosso testemunho cristão elevado? Você esta semana teve oportunidade de verificar o quão difícil é ser crente no mundo hoje? Você viu as “chamadas” para o BBB? E viu as “chamadas” das tragédias das chuvas em MG e RJ? Como você explica a diferença entre uma e outra situação?

More Related