1 / 20

Osw ald de A ndr ade

Osw ald de A ndr ade.

claude
Download Presentation

Osw ald de A ndr ade

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OswalddeAndrade

  2. Poeta, romancista e dramaturgo, José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 1890-1954) é de família muito rica. Pôde,então, viajar pela Europa e conhecer o futurismo ítalo-francês. Assimilou as ideias europeias de forma seletiva e ajustou-as às singularidades culturais brasileiras, contribuindo para o movimento modernista brasileiro que ocorreu de forma tardia em 1920.

  3. Modernismo Os vanguardistas da época que antecede o modernismo usavam do deboche, da ironia e da luta verbal com o objetivo de substituir a arte passadista pela arte moderna. Com isso, buscavam uma compreensão mais subjetiva do homem, voltada mais para seu interior que para seu exterior.

  4. O Modernismo decorreu de um estado de espírito formado pela cultura da época e que repercutiria em todas as artes. Foi um movimentonacional preocupado com a identidade da literatura brasileira, não apenas um produto de uma evolução estética. No período do Modernismo havia forte abrangência de obras internacionais em território brasileiro, o que afetava os artistas modernos.

  5. A Semana da arte Moderna: Após o encontro entre os autores e pintores revolucionários modernistas, surgiu a ideia de um festival para protestar contra as ideias conservadoras e buscar um estado de espírito nacional. Esse eventorecebeu o nome de “Semana da Arte Moderna”.

  6. A literatura engajada: A literatura engajada busca defender ou criticar uma tese ou ação. Ela não está centrada em técnicas artísticas, mas sim em um conteúdo específico. Oswald pregava uma arte sem regras estabelecidas, com a liberdade de pensamento e expressão para a exibição de suas obras. Ele sofria influência do movimento cubista.

  7. A literatura engajada está presente em algumas obras de Oswaldo de Andrade, tais como: A obra Pau-Brasil faz referencia direta ao Manifesto da Poesia Pau-Brasil. Através da paródia, o rebelde poeta critica o crescimento constante da burguesia escondida pelo embelezamento retratado em sua terra natal (Brasil). O “Manifesto” contesta a predominância da arte internacional, fazendo com que, posteriormente a esse manifesto, a cultura brasileira seja mais divulgada e valorizada.

  8. Obras: • Humor:Revista “O Pirralho” — crônicas em português macarrônico sob o pseudônimo de AnnibaleScipione (1912 — 1917) • Poesia:Pau-Brasil (1925)Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade (1927)Cântico dos cânticos para flauta e violão (1945)O escaravelho de ouro (1946)

  9. Publicações póstumas:A utopia antropofágica – GloboPonta de lança – GloboO rei da vela – GloboPau Brasil – Obras completas – GloboO santeiro do mangue e outros poemas – GloboObras completas – Um homem sem profissão – Memórias e confissões sob as ordens de mamãe – GloboTelefonema – GloboDicionário de bolso – GloboO perfeito cozinheiro das almas desse mundo – GloboOs condenados – A trilogia do exílio – GloboPrimeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade – GloboOs dentes do dragão – GloboMoncoeur balance – Le Âme - Globo

  10. Manifestos:Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924)Manifesto Antropófago (1928)Manifesto Ordem e Progresso (1931)Teses, artigos e conferências publicadas:O meu poeta futurista (1921)A Arcádia e a Inconfidência (1945)A sátira na poesia brasileira (1945)

  11. Romance:A trilogia do exílio: I — Os condenados, II —A estrela de absinto, III — A escada vermelha (1922-1934)Memórias sentimentais de João Miramar (1924)Serafim Ponte Grande (1933)Marco Zero: I - A revolução melancólica, II — Chão (1943).Memórias: Um homem sem profissão (1954) Teatro:A recusa (1913)ThéâtreBrésilien — Moncoeur balance e LeurÂme (1916) (com Guilherme de Almeida)O homem e o cavalo (1934)A morta (1937);O rei da vela (1937).O rei floquinhos (1953)

  12. Versões e adaptações:Filme “O homem do Pau-Brasil”, de Joaquim Pedro de Andrade, baseado na vida de Oswald de Andrade (1980)Filme “Oswaldinianas”. Formado por cinco episódios, dirigidos por Julio Bressane, Lucia Murat, Roberto Moreira, Inácio Zatz, Ricardo Dias e Rogério Sganzerla (1992)

  13. Explicações dealgumasdesuas obras: Erro de portuguêsQuando o português chegouDebaixo de uma bruta chuvaVestiu o índioQue pena! Fosse uma manhã de solO índio tinha despidoO português. Oswald usa como fundo do poema o descobrimento do Brasil. Ele usa como titulo o “Erro de Português”, porem não está se referindo ao erro da gramática e sim ao erro de Portugal.

  14. Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro  Oswald de Andrade faz uma critica ao formalismo valorizando a linguagem falada pelo povo brasileiro e colocando em pratica seu nacionalismo crítico.

  15. Canto de regresso à pátria Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui Não cantam como os de lá Minha terra tem mais rosas E quase que mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra Ouro terra amor e rosas  • Esse poema é uma parodia a outro texto também muito conhecido de Gonçalves Dias Ele critica os moldes românticos em literatura. Eu quero tudo de lá Não permita Deus que eu morra Sem que volte para lá Não permita Deus que eu morra Sem que volte pra São Paulo Sem que veja a Rua 15 E o progresso de São Paulo. 

  16. Pau Brasil Na obra Pau-Brasil, nota-se a presença da literatura engajada. Suas poesia mostram, através da paródia,que o rebelde poeta critica o crescimento constante da burguesia. Por sua vez, o Manifesto Pau-Brasil contesta a predominância da arte internacional, fazendo com que a cultura brasileira seja mais divulgada e valorizada, posteriormente a esse manifesto . “Alguns técnicos caracterizam o movimento do pau Brasil de Oswald de Andrade como uma criação da cultura brasileira sem arcadismo, erudição, a síntese,o equilíbrio , a surpresa.”

  17. Rei da vela Oswald de Andrade, em O Rei da Vela, mostra a crise de 1929 por meio de uma aliança entre a aristocracia, representada por Heloísa de Lesbos, e o novo rico, representado por Abelardo, dono de uma fábrica de velas. O casamento de Abelardo e Heloísa é um negócio que interessa a ambos e, principalmente, a Mister Jones, o americano. Desse modo, a crise é focalizada a partir da classe que lucra, ou seja, a burguesia industrial.

  18. Manisfestoantropófago e Manifesto da poesia Pau-Brasil • Oswald de Andrade lançou o Manifesto da Poesia Pau Brasil, que desejava dar início a primeira poesia de exportação, demonstrando irreverência e revolta contra a dominação cultural europeia. O movimento propõe uma revisão crítica do passado brasileiro. • A junção do moderno com o primitivo define a visão poética de Oswald De Andrade, buscando sempre avaliar os estereótipos do caráter nacional.

  19. Manisfestoantropófago Composto por Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Raul Boop, o movimento propunha a exclusão da cultura estrangeira. Os antropófagos não negavam a existência de uma cultura estrangeira, contudo, não a imitavam ou a copiavam. Eles propunham uma devoração simbólica da cultura estrangeira, aproveitando o momento de novas ideias e se preocupando com a identidade nacional. Em todas as produções de Oswald de Andrade destacam-se : o humor misturado ao lirismo, a piada, a fala popular, a caricatura da retórica, a ironia, os flashes cinematográficos, além das rupturas sintáticas, da fragmentação e da síntese, vistas no poema minuto. “Tupy, or not Tupy, this is the question.”

  20. “Fiquemos com a imagem desse homem rico e contraditório e sejamos cautos no afã de valorizar fragmentos de atitudes,”datadas” e muito mais dependentes de certos padrões irracionalistas do que a sua aparência faria pensar.”

More Related