1 / 15

As Leis de Newton

As Leis de Newton. Por: Vanessa Carvalho e Filipa Farinha. 1ª Lei de Newton:. “ Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme se a resultante das forças que actuam nesse corpo for nula”. Segundo esta lei…

chin
Download Presentation

As Leis de Newton

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As Leis de Newton Por: Vanessa Carvalho e Filipa Farinha

  2. 1ª Lei de Newton: • “ Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento rectilíneo uniforme se a resultante das forças que actuam nesse corpo for nula”

  3. Segundo esta lei… Cada corpo tende a manter constante o seu estado de repouso ou movimento e oferece tanto maior resistência à variação desse estado, quanto maior for a sua massa (quantidade de matéria). Esta resistência chama-se inércia e a sua unidade de medida é o quilograma. Normalmente estamos habituados a usar esta unidade de medida para aferir o peso de algo. Mas estas grandezas não são a mesma coisa!! Massa- é uma característica intrínseca de um corpo, cujo valor nunca varia e mede a quantidade de matéria do corpo. Peso-é a força com que um corpo é atraído pela Terra. No espaço, por exemplo, os objectos não têm peso, mas têm massa.

  4. Exemplo 1: O pêndulo • - T Fg Fg • O pêndulo está em repouso porque a resultante das forças (gravítica e tensão do fio) que nele actuam é nula • Se cortarmos o fio, a única força que passa a actuar no pêndulo é a força gravítica. • Assim o pêndulo altera o seu estado de repouso e cai.

  5. Exemplo 2: Uma travagem brusca O rapaz está a andar de bicicleta, a uma velocidade constante. De repente trava! Os travões da bicicleta exercem uma força destabilizadora em sentido contrário ao do movimento, mas tanto a bicicleta, como o rapaz têm tendência a continuar o estado do seu movimento, o que justifica que a roda levante do chão

  6. 2ª Lei de Newton • “ A alteração de movimento é proporcional à força motriz imprimida e dá-se ao longo da linha recta segundo a qual a força foi imprimida”

  7. Segundo esta lei… A força que actua sobre um corpo é igual ao produto da massa vezes a aceleração: F= ma • Para melhor compreender esta lei é importante saber… • que uma força é qualquer causa capaz de fazer iniciar ou modificar o movimento de um objecto; • que a aceleração é a alteração da velocidade (em módulo, direcção ou ambas) em relação ao tempo e pode ser calculada a partir da equação derivada da velocidade, ou medida através de uns aparelhos, os acelerómetros.

  8. Exemplo 1: Uma volta de bicicleta Para este exemplo, utilizámos uma bicicleta de competição, com pneus muito finos, de maneira a reduzir as forças de atrito ( forças que actuam sempre em sentido oposto ao do movimento). Suponhamos que a aceleração da rapariga é de 3m/s2 e que a sua massa mais a massa da bicicleta é de 65kg. Com estes dados é possível determinar a força que a rapariga exerce para andar, através da expressão: F= ma. Assim, F= 63x3 F= 189N.

  9. Com este exemplo também podemos verificar que: • Quanto maior for a massa do corpo, menor será a aceleração adquirida • Caso a massa da rapariga mais a massa da bicicleta fosse de 75kg e a força exercida fosse a mesma, então a aceleração seria de: • F= ma 189= 75xa a= 2,52 m/s2 • Quanto maior for a força, maior será a aceleração • Caso a força exercida fosse de 250N e a massa total se mantivesse nos 65kg, então a aceleração seria de: • F=ma 250=65xa a=3,85m/s2 Por isso, os construtores de fórmula 1 criam motores cada vez mais potentes, para a aceleração dos automóveis ser também maior.

  10. 3ª Lei de Newton • “ A cada acção corresponde uma reacção igual e contrária”

  11. Segundo esta lei… Se um objecto A exerce uma força sobre o objecto B, então também o objecto B exerce uma força de valor igual, mas de sentido oposto sobre o objecto A.

  12. Exemplo 1: Na bicicleta • A força que o peso do corpo da rapariga exerce no selim da bicicleta, é exactamente a mesma força (mas em sentido oposto) que o selim exerce no corpo da rapariga

  13. Exemplo 2: Um projéctil Quando um canhão dispara um projéctil: o canhão exerce uma força sobre o projéctil, mas o projéctil também exerce uma força igual e contrária sobre o canhão que, de facto é atirado para trás no momento do disparo.

  14. Porque são tão importantes as Leis de Newton? • Para além de serem a base de toda a Mecânica clássica, são importantes porque permitem explicar um vasto conjunto de fenómenos do quotidiano. • Por outro lado, também se aplicam ao domínio espacial, na medida em que: • permitem explicar, por exemplo, o movimento dos corpos celestes; • são indispensáveis para calcular as trajectórias dos foguetões e colocar os satélites em órbita.

  15. Fim

More Related