1 / 79

Ano A - Missa do Galo

Ano A - Missa do Galo. OS ANJOS DO CÉU ( BIS ) CANTAM GLÓRIA AO SENHOR ( BIS ) COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) PARA DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL ( BIS ) GLÓÓÓORIA HOSA-A-ANA ( HOMENS ) – GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL ( TODOS: ) GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL

cheung
Download Presentation

Ano A - Missa do Galo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ano A- Missa do Galo

  2. OS ANJOS DO CÉU ( BIS ) • CANTAM GLÓRIA AO SENHOR ( BIS ) • COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) • PARA DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL ( BIS ) • GLÓÓÓORIA HOSA-A-ANA • ( HOMENS ) – GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL • (TODOS: ) GLÓRIA HOSSANA AO REI CELESTIAL • TERRA E OS CÉUS (BIS ) • CANTAM GLÓRIA AO SENHOR (BIS ) • COM ELES CANTAREMOS ( BIS ) • PARA O DEUS DOS CÉUS HOJE NASCIDO NUM PORTAL

  3. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

  4. Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

  5. Senhor tem piedade de nós, Somos o teu povo pecador, Toma a nossa vida de pecado e dor, Enche o nosso espirito de amor Cristo tem piedade de nós…………………….. Senhor tem piedade de nós…………………

  6. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

  7. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

  8. Gloria a Deus, na terra e nos céus, Gloria, Gloria, Paz na Terra Só Vós sois o Santo; só Vós, sois o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen! Aâ–Aâ –Aâ -Ámen!

  9. ORAÇÃO COLECTA Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do Anjo conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz alcancemos a glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

  10. 1ª Leitura «Um Filho nos foi dado» Is 9, 2-7 (1-6)

  11. LEITURA I Is 9, 2-7 (1-6) Leitura do Livro de Isaías O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz começou a brilhar. Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os que repartem despojos.

  12. LEITURA I Is 9, 2-7 (1-6) Vós quebrastes, como no dia de Madiã, o jugo que pesava sobre o povo, o madeiro que ele tinha sobre os ombros e o bastão do opressor. Todo o calçado ruidoso da guerra e toda a veste manchada de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão pasto das chamas. Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado «Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». O seu poder será engrandecido numa paz sem fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino, para o estabelecer e consolidar por meio do direito e da justiça, agora e para sempre. Assim o fará o Senhor do Universo. Palavra do Senhor.

  13. LEITURA I Is 9, 2-7 (1-6) Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz». O seu poder será engrandecido numa paz sem fim, sobre o trono de David e sobre o seu reino, para o estabelecer e consolidar por meio do direito e da justiça, agora e para sempre. Assim o fará o Senhor do Universo. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  14. Salmo

  15. Salmo 95 (96), 1-2a.2b-3.11-12.13Refrão: HOJE NASCEU O NOSSO SALVADOR, JESUS CRISTO, SENHOR HOJE NASCEU O NOSSO SALVADOR

  16. 2ª Leitura «Manifestou-se a graça de Deus para todos os homens» Tito 2, 11-14

  17. LEITURA II Tito 2, 11-14 Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo a Tito Caríssimo: Manifestou-se a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperança, justiça e piedade, aguardando a ditosa esperança

  18. LEITURA II Tito 2, 11-14 e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que Se entregou por nós, para nos resgatar de toda a iniquidade e preparar para Si mesmo um povo purificado, zeloso das boas obras. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  19. Aclamação ALELUIA ALE-LUIA ALE-ELUIA ALEELUUIA ( BIS ) Anuncio-vos uma grande alegria: Hoje nasceu o nosso salvador, Jesus Cristo, Senhor.

  20. Evangelho «Nasceu-vos hoje um Salvador» Lc 2, 1-14

  21. EVANGELHO Lc 2, 1-14 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas Gloria a Vós, Senhor!

  22. EVANGELHO Lc 2, 1-14 Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efectuou-se quando Quirino era governador da Síria. Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que

  23. EVANGELHO Lc 2, 1-14 estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogénito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram

  24. EVANGELHO Lc 2, 1-14 grande medo. Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura».

  25. EVANGELHO Lc 2, 1-14 Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

  26. Desejo um Santo Natal a todos vós. Celebramos a liturgia do natal durante a noite para reproduzir a escuridão vencida pela luz do mundo, Jesus Cristo. Na escuridão da noite um anjo apareceu aos pastores que vigiavam o rebanho numa aldeia e disse-lhes: “Nasceu-vos hoje, na cidade de David um salvador que é Cristo Senhor. Este será o sinal: encontrareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. O sinal é estranho, difícil para procurar, um bebé envolto em pano não é nada de especial e onde vai procurar a manjedoura?

  27. A morada não é clara, isto nem será numa estalagem. È verdade que só os pastores serão capazes de achar o sítio, porque faz parte do trabalho deles. Normalmente, quando um menino nasce numa família judaica, os cantores do local reúnem-se na casa dele para cumprimentá-lo com música da terra. Uma vez que Ele nasceu num estábulo, os anjos cantaram as músicas para Jesus, porque os cantores da terra não podiam lá estar.

  28. O anjo, em primeiro lugar, escolheu os pastores para anunciar a boa nova e eles foram privilegiados em serem os primeiros a visitá-Lo porque o Menino é descendente da família do rei David, que era um pastor. Encontram um menino sem nada de especial, mas ficaram felizes. Para um pobre e um pequeno, as pequenas coisas e gestos dão muita alegria. Para o nascimento do seu Filho unigénito, Deus Pai escolheu o melhor lugar neste mundo - a manjedoura em Belém.

  29. Porque escolheu Ele este lugar? Porque razão Maria está tão longe da sua casa, da sua terra natal e dos seus primos nos últimos dias da gravidez?O recenseamento serviu para declarar solenemente que o Filho de Deus se inseriu na história universal que se tornou cidadão do mundo.Os que Deus ama, partilham os Seus sofrimentos. Por esta mesma razão, Ele tem poucos amigos. È facto que nos primeiros 3 séculos, os cristãos não celebravam o Natal.

  30. Adotando a secular festividade romana do nascimento de deus Sol que celebrava no dia 25 de Dezembro, no seculo V no Egypto, iniciaram esta festa.São Francisco de Assis, em 1223, para explicar o nascimento de Jesus aos camponeses comuns fez o primeiro presépio. O presépio com tradições muito antigas e enraizadas nos costumes populares é montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus que é colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo.

  31. No seculo XVI ou XVIII, começou a colocar-se a árvore de natal e a tradição do Pai Natal é para honrar o Bispo São Nicolau, de seculo IV, que levou comida à noite aos familiares pobres sem conhecimento de ninguém. Pelo nascimento deste Menino, a cronologia humana foi dividida em duas partes: antes de Cristo e depois de Cristo. A vida daqueles que encontraram este menino enquanto viveram, foi também assim dividida em duas partes.

  32. A mulher adúltera que foi lançada em frente de Jesus teve uma história de vida sem Cristo, e teve outra completamente diferente com Cristo; com Zacarias aconteceu o mesmo quando se converteu. Até Saulo depois da sua conversão mudou de nome, para se passar a chamar São Paulo. O Menino nasceu para dar alegria para todos e façamos um esforço para que os outros estejam alegres neste dia. Assim Seja!

  33. «Nasceu-vos hoje um Salvador» Meditação

  34. Credo

  35. Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da te-e-rra. Creio em Jesus Cristo, No-o-sso Senhor, (todos se ajoelham.) Pelo Espírito Santo concebido. Nasceu da Virgem Mari-i-i-ia, Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado E desceu à mansão dos mo-ortos. Ressuscitou ao terceiro dia, Subiu aos céus à direita de Deus Pai. De onde há-de vir pa-a-ra julgar.

  36. Para Julgar o-os vi-vos e os mortos. Creio no Espirito San-an-an-anto. Creio na Santa Igreja Católica. Na comunhão dos San-an-an-antos. Creio na remissão dos peca-a-dos. Na ressurreição da cá-a-a-ame. Creio também na vida eter-er-na. a-a-a-meu a-a-a-amen a-a-amen a-amen

  37. Oração Universal

  38. Nesta santa noite de Natal, peçamos a Deus que inunde de paz a terra inteira e o coração de todos os homens e mulheres, dizendo com toda a confiança: Iluminai, Senhor, a terra inteira. Pelos fiéis de todas as Igrejas cristãs, para que, nesta santa noite de Natal, adorem o Salvador, que hoje nasceu, oremos, irmãos. Iluminai, Senhor, a terra inteira.

  39. Pelos grandes e poderosos das nações, para que escutem os profetas deste tempo e lancem ao fogo as armas da morte, oremos, irmãos. Iluminai, Senhor, a terra inteira. Pelas crianças que vão nascer em todo o mundo, para que recebam a afeição e a ternura que o Menino recebeu da Virgem Mãe, oremos, irmãos. Iluminai, Senhor, a terra inteira.

  40. Pelos pobres, pelos doentes e pelos presos, • pelos órfãos, pelas viúvas e pelos que estão sós, • para que a luz de Belém brilhe sobre eles, • oremos, irmãos. • Iluminai, Senhor, a terra inteira. • Por todos nós aqui reunidos nesta noite • e pelas famílias da nossa comunidade (paroquial), • para que a ninguém falte a paz que vem do Céu, • oremos, irmãos. • Iluminai, Senhor, a terra inteira.

  41. Deus, nosso Pai, que, nesta noite, fizestes nascer da Virgem Mãe o Salvador prometido há tantos séculos, por vossa bondade, dai-nos a graça de O reconhecermos em cada ser humano. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

  42. Ofertório

  43. O MENINO QUE NASCEU • DA VIRGEM CHEIA DE GRAÇA • ENTROU E SAIU POR ELA , • COMO O SOL, PELA VIDRAÇA • OLHEI PARA O CÉU ESTAVA ESTRELADO • VI O DEUS MENINO EM PALHAS DEITADO • EM PALHAS DEITADO EM PALHAS ESTENDIDO • FILHO DE UMA ROSA DE UM CRAVO NASCIDO • CANTAI ANJOS AO MENINO • ENQUANTO A SENHORA DORME • CANTAI MAS DEVAGARINHO, • OLHEM ELA NÃO ACORDE

  44. Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso. Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

  45. (Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Aceitai, Senhor, a nossa oblação nesta santa noite de Natal e fazei que, pela admirável permuta destes dons, participemos na divindade do vosso Filho que a Vós uniu a nossa natureza humana. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

  46. Prefácio • V. O Senhor esteja convosco. • R. Ele está no meio de nós. • V. Corações ao alto. • R. O nosso coração está em Deus. • V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. • R. É nosso dever, é nossa salvação.

  47. Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever dar-Vos graças, sempre e em toda a parte. Pelo mistério do Verbo Encarnado, nova luz da vossa glória brilhou sobre nós, para que contemplando a Deus visível aos nossos olhos, aprendamos a amar o que é invisível.

  48. Por isso, com os Anjos e os Arcanjos e todos os coros celestes proclamamos a vossa glória, cantando numa só voz.

More Related