1 / 9

Os pré-socráticos

Os pré-socráticos . As escolas da arkhé. Cosmogonia. O período denominado cosmogônico foi o período marcado pelas narrações mitológicas como fonte de explicações a respeito da nossa origem e das transformações do mundo concreto. Mito.

chesna
Download Presentation

Os pré-socráticos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os pré-socráticos As escolas da arkhé

  2. Cosmogonia • O período denominado cosmogônico foi o período marcado pelas narrações mitológicas como fonte de explicações a respeito da nossa origem e das transformações do mundo concreto.

  3. Mito • O mito é caracterizado por uma narrativa fabulosa, que permitia contradições, e que a autoridade estava no poeta rapsodo. Além das explicações sobre a nossa origem, tinha também um caráter pedagógico.

  4. Cosmologia • Período caracterizado pelo surgimento da filosofia. Aqui surgiu os primeiros filósofos. • A filosofia tinha como característica a explicação do mundo por meio do logos (razão), não admitia contradições, exigia a construção de um pensamento lógico e a autoridade não era em um homem (neste caso o filósofo), mas a razão.

  5. Os pré-socráticos • Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos que existiram. • Possuem esta denominação por serem anteriores a Sócrates. • Mas não apenas por sua anterioridade, mas porque Sócrates é um divisor de águas na história da filosofia por inaugurar um novo campo de investigação filosófico, ou seja, o ser humano.

  6. Estes filósofos tinham como preocupação a definição da arkhé (princípio constitutivo) a partir da análise da physis (física ou natureza).

  7. As escolas pré-socráticas • A escola jônica: Talesdemileto: água. Anaxímenes de Mileto: ar. Anáximandro de Mileto: tudo é apeirón(infinito). Heráclito de Éfeso: o princípio e a harmonia do cosmos é a luta entre os contrários. Tudo é vir a ser.

  8. A escola Eleática: Esta escola se preocupou em encontrar um princípio racional para qualquer tipo de conhecimento. Parmênides de Eléia: o ser é uno imutável e estático. O ser é. O não-ser não é. Este pode ser dito, mas não pode ser pensado. Zenão de Eléia: discípulo de Parmênides. O movimento é uma ilusão. • A escola Itálica: os números como fundamento do mundo. Pitágoras de Samos: o número é a razão de tudo, pois tudo é quantificável.

  9. Escola atomista: aqui o princípio de tudo é o átomo. Leucipo de Mileto: o ser é átomo. Demócrito de Abdera: Cada ser é composto por átomos, mas cada ser possui um átomo em particular. As coisas surgiam pelo elemento individual, ou por composição e separação. EmpédoclesdeAgrigento: tudo é a composição de terra, ar, água e fogo. Anaxágoras de Clazomenas: todas as transformações na phýsis se dão pela composição e decomposição das substâncias.

More Related