1 / 19

FEIRAS E EVENTOS

FEIRAS E EVENTOS. Autoparts 2006 Data : 04 a 07 de outubro de 2006 Local : Centro de Exposições Fiergs, em Porto Alegre. AULA TÉCNICA 19 2006. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: EEC V FORD. INTRODUÇÃO AULA 2/4. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC.

chavi
Download Presentation

FEIRAS E EVENTOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006 Local: Centro de Exposições Fiergs, em Porto Alegre.

  2. AULA TÉCNICA 19 2006 INSTRUTOR: SCOPINO

  3. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: EEC V FORD INTRODUÇÃO AULA 2/4 SCOPINO TREINAMENTOS

  4. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

  5. Na última aula tivemos as considerações iniciais. Agora veremos: Injeção Eletrônica Multiponto INTRODUÇÃO EEC V

  6. INTRODUÇÃO O SISTEMA EEC V TEM UMA TECNOLOGIA APLICADA MUITO AVANÇADA. A LOCALIZAÇÃO DA ECU VARIA BASTANTE, ESTANDO FIXA NO INTERIOR DO VEÍCULO, GERALMENTE ABAIXO DO PORTA-LUVAS. TEMOS DOIS TIPOS DE ECU´s, MAS COM PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO IDÊNTICOS.

  7. A ECU

  8. ECU - DIFERENÇAS DE ACORDO COM O VEÍCULO, TEREMOS A ECU COM O SEU MAPEAMENTO EXCLUSIVO. EM GERAL O MÓDULO TEM 104 PINOS. PORÉM, EM ALGUNS CASOS TEREMOS APENAS 60 PINOS.(É CHAMADO DE EEC-IV COM PADRÃO OBDII) ESTA DIFERENÇA ESTÁ RELACIONADA COM A REDUÇÃO DE CUSTOS SEM PERDA DE PERFORMANCE.

  9. MAIS DETALHES NÃO HÁ REGULAGEM DE PONTO DE IGNIÇÃO NO SISTEMA EEC-V. NÃO HÁ DISTRIBUIDOR DE IGNIÇÃO E , COMO JÁ VISTO, EM ALGUNS CASOS TAMBÉM NÃO TEMOS A LÂMPADA DE ANOMALIA. A ECU, ATRAVÉS DE RELÉS, CONTROLA O ACIONAMENTO DO ELETROVENTILADOR.

  10. CONECTOR DE DIAGNOSE SEGUE O PADRÃO OBDII COM 16 PINOS. ESTÁ LOCALIZADO NO INTERIOR DO VEÍCULO, PODENDO ESTAR JUNTO A COLUNA DA PORTA DIANTEIRA DIREITA OU ESQUERDA.

  11. O CONECTOR

  12. FALHA CONGELATIVA ESTE SISTEMA, PERMITE AO REPARADOR ATRAVÉS DA FALHA CONGELATIVA (CONGELADA), ANALISAR DE FORMA MUITO PRECISA O MOMENTO EM QUE OCORREU A FALHA. POIS NO MOMENTO DA DETECÇÃO DA FALHA, A ECU REGISTRA OUTROS VALORES, COMO ROTAÇÃO DO MOTOR, VELOCIDADE, TEMPERATURA DA ÁGUA, BORBOLETA, ETC.

  13. DICA TÉCNICA UMA FALHA NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO PODE ESTAR RELACIONADA A VÁRIAS POSSIBILIDADES: • FALHA MECÂNICA • FALHA NO ELETROVENTILADOR • FALHA EM SEU ACIONAMENTO

  14. ...CONTINUANDO NA FALHA EM SEU ACIONAMENTO PODEMOS DESTACAR A SEGUINTE ANÁLISE: A ECU RECEBE O SINAL DO SENSOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA, E DE ACORDO COM ESTE SINAL, ACIONA O RELÉ QUE ALIMENTA COM TENSÃO DA BATERIA O ELETROVENTILADOR.

  15. POSITIVOS E NEGATIVOS TEMOS 3 OU MAIS PINOS DE ATERRAMENTO. UM POSITIVO DIRETO DA BATERIA, PASSANDO POR UM FUSÍVEL. (PARA REGISTRO DAS FALHAS E PROCESSO ADAPTATIVO NA MEMÓRIA DA ECU) UM POSITIVO PÓS CHAVE DE IGNIÇÃO.

  16. PERGUNTA O QUE É O CONECTOR DE OCTANAGEM ?

  17. RESPOSTA É UMA FORMA, EXTERNA, DE SE ALTERAR O MAPEAMENTO DO SISTEMA, PARA ADEQUAÇÃO DE ACORDO COM O PAÍS E COMBUSTÍVEL EM QUE O VEÍCULO É COMERCIALIZADO.

  18. OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA 20EEC V SENSORESInstrutor Scopino

  19. E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO

More Related