1 / 18

Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail

OSEIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS. Lição 2– 14/10/2012. Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com.

Download Presentation

Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. OSEIAS A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS Lição 2– 14/10/2012 Ev. Sérgio Lenz Fone (48) 9999-1980 E-mail: sergio.joinville@gmail.com MSN: sergiolenz@hotmail.com

  2. “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”. (II Co 11:2) Texto áureo VERDADE PRÁTICA O casamento de Oseias ilustra a infidelidade de Israel e mostra a sublimidade do amor de Deus.

  3. Oseias 1:1,2; 2:14-17,19,20 1 A palavra do Senhor, que veio a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. 2 Quando o Senhor falou no princípio por Oséias, disse o Senhor a Oséias: Vai, toma por esposa uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, apartando-se do Senhor. 14 Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

  4. Oseias 1:1,2; 2:14-17,19,20 15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor por porta de esperança; e ali responderá, como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. 16 E naquele dia, diz o Senhor, ela me chamará meu marido; e não me chamará mais meu Baal. 17 Pois da sua boca tirarei os nomes dos baalins, e não mais se fará menção desses nomes. 19 E desposar-te-ei comigo para sempre; sim, desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em amorável benignidade, e em misericórdias; 20 e desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor. LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

  5. introdução Oséias viveu nos últimos dias do reino de Israel. Devido a séculos de pecado, o povo estava chegando ao fim. A infidelidade espiritual do povo é comparada ao pecado de adultério. Ele fala sobre o povo que se achava bem e próspero, mas estava se apodrecendo por causa da idolatria, a imoralidade e a injustiça. Amós e Oséias profetizaram principalmente para Israel, e Isaías e Miquéias pregaram mais para Judá.

  6. I – O LIVRO DE OSEIAS Contexto histórico : 1 Quando Jeroboão II morreu, muitos golpes de Estado se sucederam, sempre preservando os interesses da elite. Foi quando o profeta Oséias entrou em cena. Ele negou que a monarquia pudesse ser instrumento para levar à frente o projeto de sociedade que Deus quer: "Eu o destruirei, Israel, e quem poderá socorrê-lo? Onde está agora o seu rei, para que possa salvar você, e onde estão os juízes de suas cidades? Você me pediu: 'Dá-me um rei e príncipes'. Na minha ira eu lhe dei um rei e, no meu furor, eu o retomo" (Os 13.9-11). Balancin, Euclides M. História do Povo de Deus. São Paulo: Paulus, 1989.

  7. I – O LIVRO DE OSEIAS 2 Estrutura:

  8. I – O LIVRO DE OSEIAS 3 Mensagem:

  9. II – O MATRIMÔNIO 1 Etimologia: "Se você estiver pensando em casar para ser feliz, não se case! Fique como está, solteiro mesmo". Mas, se sua intenção é casar para fazer alguém feliz, case-se e você será a pessoa mais feliz do mundo! O segredo da felicidade é fazer o outro feliz! Quem disse isso foi Aquele que mais entende de felicidade: "JESUS".

  10. II – O MATRIMÔNIO 2 Simbolismo: No Antigo Testamento a união entre Deus e Israel já simbolizava o matrimônio. Em o Novo Testamento este simbolismo migrou para Cristo e a Igreja.

  11. II – O MATRIMÔNIO 3 A ordem divina para o casamento de Oseias: • O casamento de Oséias com Gômer representa a relação de Deus com Israel: "toma uma mulher de prostituições" provavelmente sugere que ela veio de um ambiente de imoralidade, e teria a tendência de se tornar adúltera. Não faz sentido sugerir que Deus mandou que Oséias se casasse com uma prostituta, por vários motivos: • Deus sempre incentiva a pureza no casamento; • 2) O caso de Gômer é paralelo ao de Israel, que se tornou adúltera depois de "casar" com Deus; • 3) O relato comenta sobre filhos que nasceram depois do casamento, mesmo de adultério, mas não fala de nenhum filho nascido antes do casamento dela com Oséias. Extraído de: Estudo do Livro de Oséias. por Dennis Allan

  12. III – A LINGUAGEM DA RECONCILIAÇÃO 1 O casamento restaurado: O amor é o tema central de Oseias. Aliás… o amor de Deus nos constrange a entregar nossa vida a Cristo afim de sermos salvos por Deus do dia da ira. Só um Deus amoroso pode fazer isso!

  13. III – A LINGUAGEM DA RECONCILIAÇÃO 2 O vale de Acor e a porta da esperança: Só Deus pode restaurar a esperança!

  14. III – A LINGUAGEM DA RECONCILIAÇÃO 3 A reconciliação: Largar o erro e o pecado sempre estará atrelado ao conhecimento do Deus verdadeiro. Não dá para reconciliar com o SENHOR, sem antes conhecê-Lo. Após a reconciliação podemos amá-Lo por Sua bondade!

  15. IV – O BANIMENTO DA IDOLATRIA EM ISRAEL 1 Meu marido, não meu Baal:

  16. IV – O BANIMENTO DA IDOLATRIA EM ISRAEL 2 O fim do baalismo: Demorou mas hoje Israel tem repulsa pela idolatria. É por isso que alguém já expressou-se assim: “É mais difícil tirar o mundo de alguém, do que alguém do mundo”. Por fim a idolatria terá sua justa paga na consumação do juízo final!

  17. CONCLUSÃO

More Related