1 / 14

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL. COMO PROTEGER O SEU SORRISO?.

Download Presentation

SORRISO BONITO E SAUDÁVEL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SORRISO BONITO E SAUDÁVEL

  2. COMO PROTEGER O SEU SORRISO? Um sorriso bonito e saudável é sonho de qualquer um, ter os dentes alinhados, branquinhos e um hálito agradável aumenta a auto-estima e faz com que tenhamos mais segurança nas relações com o próximo, porém para se adquirir e manter um sorriso assim, são necessários cuidados diários bem como atenção a sinais que podem aparecer com o tempo. Há cuidados que se pode ter em casa, como escovar os dentes diariamente e sempre após as refeições, passar o fio-dental, cuidar da 

  3. alimentação e visitar o dentista sempre que se perceber algum sinal diferente. Esses sinais podem ser manchas, dores, mau hálito e indicam que alguma coisa não esta certa, podendo haver uma doença bucal.

  4. Doenças bucais, quais são elas? Existem várias doenças bucais entre elas estãoaCárie, Doença Periodontal, Câncer de Boca, Edentulismo, Má oclusão e Halitose. A seguir veremos que doenças são essas, como atacam, qual aparência e que tipos de sintomas elas apresentam, para que assim possamos identificar e o mais rápido possível e reverter essa situação.

  5. CÁRIE É uma doença transmissível que ataca os dentes. A cárie é o resultado da ação corrosiva do ácido produzido pela placa bacteriana sobre o esmalte dos dentes. A placa bacteriana é uma camada viscosa e esbranquiçada composta por bactérias e resíduos alimentares. Em estágios avançados, a cárie além de gerar muita dor, pode causar infecção e até a perda do dente.

  6. DOENÇA PERIODONTAL São chamadas de doenças periodontais aquelas que envolvem o tecido de sustentação do dente (tecido periodontal e ósseo).

  7. DOENÇA PERIODONTAL • Gengivite É uma doença que tem origem na gengiva e, assim como a cárie, é causada pela placa bacteriana que se acumula entre os dentes e não é removida. Seu sintomas são: inchaço, vermelhidão, sangramento com facilidade, dor e mau hálito. Gengiva saudável não sangra facilmente, possui cor rosácea e aspecto rugoso tipo casca de laranja.

  8. DOENÇA PERIODONTAL • Periodontite É o estágio avançado da gengivite, ocorre após o endurecimento da placa bacteriana ; com a formação do tártaro. Pode-se formar o tártaro supra-gengival (na parte da coroa, acima da gengiva) e tártaro sub-gengival (na porção interna da gengiva entre a gengiva e o dente). Apresenta os seguintes sintomas: dor de dente, retração da gengiva e mobilidade, que pode levar até a perda do dente.

  9. CÂNCER DE BOCA O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra

  10. EDENTULISMO Edentulismo é o nome dado para a condição bucal em que há a ausência dos dentes, podendo ser parcial ou total. A perda total dos elementos dentais é um problema de saúde pública que acomete uma parcela relativamente expressiva da população e possui, notadamente, interferência direta com a qualidade de vida das pessoas, principalmente por influir na condição nutricional do indivíduo.

  11. HALITOSE A halitose é uma alteração do hálito que o torna desagradável, podendo significar ou não uma mudança patológica. É um sinal indicativo de que alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica (que requer apenas orientação), esteja acontecendo. A halitose não significa apenas uma doença, mas também, uma alteração das condições fisiológicas como por exemplo a halitose matinal, que a maioria das pessoas têm.

  12. HALITOSE

  13. MÁ OCLUSÃO A má oclusão é a deformidade dento-facial que, na maioria das ocasiões, não provêm de um único processo patológico especifico. Mas é uma variação clínica que significativa do crescimento normal, resultante da interação de vários fatores durante o desenvolvimento, tais como a interação entre influências ambientais e congênitas.

  14. Referências: www.dentistavirtual.com.br www.inca.gov.br

More Related