1 / 20

Catástrofes Naturais

Catástrofes Naturais. Escola Secundária Morgado Mateus. Trabalho realizado por: Dani Vidal Nº6 David Marcelino Nº7 Daniel Varandas Nº10 Luís Lameirão Nº11 Área disciplinar não Curricular: Área de projecto . Professora : Silvina Guerra. Introdução.

cera
Download Presentation

Catástrofes Naturais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Catástrofes Naturais • Escola Secundária Morgado Mateus

  2. Trabalho realizado por: Dani Vidal Nº6 David Marcelino Nº7 Daniel Varandas Nº10 Luís Lameirão Nº11 • Área disciplinar não Curricular: Área de projecto • Professora: Silvina Guerra

  3. Introdução • Como sabemos, nunca o homem, como hoje, precisou tanto da natureza, e dos recursos, para conseguir satisfazer as suas necessidades. • No entanto, apesar de sabermos que a maioria dos recursos são limitados, continuamos a consumi-los cada vez mais, levando a uma destruição e degradação da natureza e do planeta. • Essa destruição provoca, entre outras coisas: alterações do equilíbrio do planeta, como o aumento da temperatura e o aumento do nível médio das águas do mar. • Assim, cada vez mais assistimos a notícias de catástrofes naturais. O nosso trabalho é sobre essas noticias e as consequências que essas catástrofes trazem para o homem e para os locais onde moram.

  4. O que são catástrofes naturais? • Catástrofes Naturais são fenómenos realizados pela Natureza que, frequentemente, provocam enormes destruições materiais e também a perda de muitas vidas humanas, ainda havendo algumas destruições que alteram a superfície terrestre ( da terra). • Exemplos: Secas Furacões Vulcões Sismos Onda de calor Tsunamis Cheias Onda de frio Terramotos

  5. O que são furacões • O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.

  6. Furacão Katrina • O Furacão Katrina foi um grande furacão, uma tempestade tropical que alcançou a categoria 5 da Escala de Furacões de Saffir-Simpson. Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilómetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litoral do sul dos Estados Unidos. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando dois bilhões de dólares de prejuízo e seis mortes directas. Foi a 11ª tempestade de 2005 a receber nome, sendo o quarto entre os furacões. O Furacão Katrina causou aproximadamente mil mortes, sendo um dos furacões mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos. O furacão paralisou muito da extracção de petróleo e gás natural dos Estados Unidos.

  7. O que são secas • A seca é uma catástrofe natural com propriedades bem características e distintas dos restantes tipos de catástrofes. De uma maneira geral é entendida como uma condição física transitória caracterizada pela escassez de água, associada a períodos extremos de reduzida precipitação, mais ou menos longos, com repercussões negativas significativas nos ecossistemas e nas actividades sócio-económicas.

  8. Secas na Amazonia • Embora o ano ainda não tenha terminado, a seca de 2010 na Amazónia pode ultrapassar a de 2005 como a mais grave da região nas últimas quatro décadas, segundo cientistas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). • O nível do rio Solimões atingiu a maior baixa histórica no Oeste do Amazonas, enquanto em Manaus, o rio Negro se aproxima do nível de 1963, o mais baixo em um século. Mesmo que a previsão não seja confirmada, a floresta já terá registrado três estiagens extremas em 12 anos: 1998, 2005 e 2010. De acordo com os pesquisadores, a seca actual é diferente de tudo o que já se viu.

  9. O que são sismos • Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia, e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante.

  10. Sismo do Haiti O sismo do Haiti de 2010 foi um terramoto catastrófico que teve o seu epicentro na parte oriental da península de Tiburon, a cerca de 25 km da capital haitiana, Porto Príncipe, e foi registado às 16h53m10s do horário local (21h53m10s UTC), na terça-feira, 12 de Janeiro de2010. O abalo alcançou a magnitude 7,0 Mw e ocorreu a uma profundidade de 13 km (8,1 mi). O Serviço Geológico dos Estados Unidos registou uma série de pelo menos 33 réplicas sismológicas, 14 das quais eram de magnitude 5,0Mw a 5,9Mw.O Comité Internacional da Cruz Vermelha estima que cerca de três milhões de pessoas foram afectadas pelo sismo o Ministro do Interior do Haiti, Paul AntoineBien-Aimé, antecipou em 15 de Janeiro que o desastre teria tido como consequência a morte de 100 000 a 200 000 pessoas.

  11. Sismo de 4,1próximo de Souzel “Portugal registou hoje, sábado, um tremor de terra de 4,1 na escala de Richter, com epicentro a cerca de seis quilómetros a Leste da vila alentejana de Sousel, no distrito de Portalegre, informou o Instituto de Meteorologia. Segundo o comunicado do Instituto de Meteorologia (IM), o sismo foi registado às 13:37. O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora afirmou à Lusa que o sismo foi sentido em várias localidades do distrito, nomeadamente em Évora, Estremoz, Vila Viçosa, Arraiolos e Borba. • Na passada segunda feira, Portugal registou um sismo de 3,5 graus na escala de Richter, sentido em Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Leiria, Coimbra, Guarda, Évora, Viseu  e Setúbal.”

  12. O que são vulcões • Vulcões são pequenas estruturas, ou aberturas que uma montanha tem, e que em alguns momentos saem gases, fogo (em estado sólido) e lavas. 

  13. Nuvem de cinzas do vulcão da Islândia. • “Depois de seis dias de erupção, a nuvem de cinzas do vulcão na Islândia provocou um cenário desolador na região. Os enviados especiais Flavio Fachel e Orlando Moreira mostram como está a vida dos moradores do local. • O vento forte voltou. E o povoado, mais uma vez, teve que enfrentar a nuvem gigante de cinzas que sai sem parar da boca do vulcão. Flávio Fachel foi até o único caminho que leva ao lugar. E, de perto, a nuvem é assustadora. A estrada quase que desaparece, de repente. O cheiro é forte, e não é possível ficar muito tempo fora do carro. • A nuvem de cinzas vulcânicas cobriu a maior parte da Europa e atingiu o Canadá, no continente americano. • A quantidade de fumaça começa a dar sinais de que está diminuindo. Nesta segunda-feira (19), a nuvem que sai do topo da montanha atingiu três mil metros, bem mais baixo do que na semana passada, quando chegou a quase dez mil metros de altitude.”

  14. O que são cheias • As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas.

  15. Cheias na Madeira • “No dia 20/02/10 terríveis cheias assolaram a Região Autónoma da Madeira, causando vários mortes, dezenas de desalojados e milhares de euros em prejuízo. O Presidente do Governo Regional da Madeira, o eterno Alberto João Jardim, afirmou que a prioridade é “tratar dos vivos” e “alojar quem perdeu a casa” no temporal que assolou a ilha, quase que citando o Marquês de Pombal aquando do terramoto de 1755.”

  16. O que são tsunamis • Tsunami são ondas gigantes, com um poder devastador, pois trata-se de um deslocamento maciço de água do oceano para o espaço territorial. Ela invade em questão de minutos a costa e, desse modo, não permite que as pessoas se salvem. A velocidade da onda é tão grande, que é capaz de destruir casas e muitas outras construções.

  17. Tsunami na Indonésia • A República da Indonésia é um país situado no sudeste asiático, próximo da Austrália e demais ilhas da Oceânia. O país é composto por arquipélagos e parte ocidental da Nova Guiné. Em 2004, o país já havia sofrido um grande tsunami, catástrofe natural que se repetiu em Outubro de 2010. • No dia 26 de Outubro de 2010, um terramoto havia atingido o país numa magnitude de 7,7, seguido, posteriormente, de novos tremores na escala de 6,2. Os tremores geraram um alerta de tsunami que atingiu as Ilhas Mentawai.

  18. O que são terramotos • O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e as pontes são destruídas.

  19. Terremoto no Chile • “O terramoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile no dia 27/02/2010 causou a morte de mais de 300 pessoas, informou a diretora do Escritório Nacional de Emergência. • Mais cedo, a presidente chilena MichelleBachelet, havia dito que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas. • O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.”

  20. Conclusão • A Catástrofe ambiental não é apenas uma vaga ameaça. • As catástrofes são tão ameaçadoras que todas as pessoas começam a compreender que têm de ajudar se quiserem salvar-se

More Related