1 / 11

CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã

CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã. João Moutinho FEUP. Índice. Introdução O projecto Funcionalidades Conteúdos Abordagem técnica Testes O produto final Conclusão. Introdução.

cece
Download Presentation

CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CALECurso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João MoutinhoFEUP

  2. Índice Introdução O projecto Funcionalidades Conteúdos Abordagem técnica Testes O produto final Conclusão

  3. Introdução • Os leitores de ecrã são programas que permitem o acesso ao computador por parte dos Deficientes da Visão • Existem cerca de 160.000 deficientes da visão em Portugal, e o acesso à informação é indispensável em qualquer actividade. A utilização de um leitor de ecrã é a forma principal para as pessoas cegas, de baixa visão e surdo-cegas acederem ao computador. • Um exemplo destas ferramentas é o JAWS que é usado em mais de 60% dos casos. • No entanto, a utilização desta ferramenta requer um processo de aprendizagem que pode ser longo e muito complicado. Toda a documentação existente baseia-se essencialmente em manuais falados em inglês, sem qualquer interactividade. • Há então uma necessidade bem evidente: construir uma ferramenta de aprendizagem assistida por computador, bem adaptada às necessidades do público alvo, que aborde as situações mais importantes da informática actual.

  4. O projecto • Ideia de quatro autores (cegos e amblíopes) • Construir um produto informático de natureza interactiva, em que o instruendo, em princípio autonomamente, cria o seu caminho de aprendizagem. • Este suporte multimédia permitiria a utilização do medium sonoro através do leitor de ecrã com transmissão acústica dos conteúdos necessários, ou a sua passagem para linhas de braille. • O projecto dedica-se então à aprendizagem do uso do leitor de ecrã para a utilização da grande maioria das aplicações informáticas pessoais básicas actuais, contemplando também algumas situações de utilizações avançadas.

  5. Funcionalidades • -Permite o instruendo criar o seu caminho de aprendizagem; • -indexação dos conteúdos; • -organização hierárquica, em grau de profundidade e em arrumação sistemática; • -avaliação formativa e sumativa; • -elevada interacção com o leitor de ecrã; • -instalação e execução automática; • -utilização sem conhecimento prévio que não algumas teclas do teclado; • -teclas de atalho para utilizações avançadas; • -mecanismos de retomar utilizações anteriores; • -contextualização em termos de profundidade de conteúdos e de percurso total; • -Entre outras…

  6. Conteúdos -Como usar o próprio tutorial; -Instalação do JAWS para Windows; -Utilizar o Windows com o JAWS, e configurações gerais do JAWS; -Microsoft Word; -Microsoft Internet Explorer e Outlook Express; -Configuração do JAWS Intermédia -Microsoft Excel com JAWS; -Utilitários: Acrobat Reader, Powerpoint, etc.; -JAWS avançado.

  7. Abordagem técnica A introdução dos conteúdos deverá ser feita pelos autores (cegos e amblíopes). Esta condição é essencial para adequar os conteúdos e a forma como eles irão ser lidos, e para de um ponto de vista neutro passar os ensinamentos principais com objectividade e adaptado às verdadeiras necessidades que sentem. Foi então desenvolvido um mecanismo baseado num “parser” (php) que interpretando documentos de texto (escritos pelos autores) interpreta toda uma estrutura e hierarquiza, cria funcionalidades, e realiza as hiperligações. À saída obtém-se o tutorial praticamente completo, facilitando assim qualquer alteração que os conteúdos possam sofrer (actualização, outros temas, outro leitor de ecrã, etc.).

  8. Testes Tendo em vista a verificação dos objectivos pretendidos, foram realizados diferentes tipos de testes intermédios e finais: Intermédios (funcionais) Painel de pessoas de baixa e média experiência Próprios autores de elevada experiência Finais (funcionais e de conteúdo) Uma pessoa de formação literária e média experiência

  9. O produto final 500 cópias de um CD de distribuição gratuita controlada realizada pela FEUP Os pedidos podem ser feitos através do sítio: http://www.fe.up.pt/~cale

  10. Conclusão Os objectivos deste projecto foram totalmente cumpridos. Conseguiu-se assim construir uma ferramenta adaptada, fácil de usar, acessível, e moldável a novas necessidades que possam surgir. Os pedidos de CD têm vindo a ser feitos a um óptimo ritmo existindo já bastantes pedidos internacionais (brasileiros na sua maioria).

  11. Obrigado! Equipa: Carlos Oliveira (Coordenador) Daniel Serra (Autor) Diamantino Freitas (Coordenador) Irene Fernandes (Colab. Admin.) João Fernandes (Autor) João Moutinho (Colab. Técnico) Mafalda Soeiro (Colab. Financ.) Maria da Luz Ribeiro (Autor) Pedro Faria (Colab. Técnico) Pedro Marcolino (Design)

More Related