Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 16

PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXV EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO PowerPoint PPT Presentation


  • 40 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXV EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO. O TERÇO DOS HOMENS.

Download Presentation

PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXV EVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS LXXVEVANGELIZAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO

O TERÇO DOS HOMENS


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Certa manhã de dezembro 2011 terminada a proclamação da Palavra no posto de saúde da comunidade Paraíso dos Pássaros, um senhor meia-idade perguntou-me: - “É verdade que vai ter ‘terço dos homens’ na Paróquia da Mãe da Providência?”... Sim, respondi-lhe, padre Ederaldo da Mata já está providenciando... E você sabe o que é um terço, perguntei-lhe? Ele respondeu-me: “Sim, a gente reza todo mundo junto e pede...”


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Em casa tem um oratório em torno do qual mamãe reunía-nos para rezar o terço, novena, ou outra devoção, geralmente à boquinha da noite, em dias determinados no tempo de Natal, Quaresma, Páscoa, principalmente pelos festejos de Santo Antônio, padroeiro dos alenquerenses. A família inteira de joelhos rezando. Os pais, os oito filhos, os empregados, os vizinhos e visitantes do momento. Dentro desse oratório, além de outras imagens, há uma imagem especial que conta a história da nossa família em seu contexto de fé e religião.


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

O senhor Luis de Oliveira Martins , meu bisavô, só tinha filhas e por isso desejava ardentemente um filho homem para espalhar seu nome na sociedade humana. Devoto de Santa Ana, esposa de São Joaquim e mãe da Virgem Maria, suplicou-lhe intercessão prometendo mandar fazer sua imagem do tamanho da criança ao nascer se sua esposa lhe desse um filho. Nasceu o senhor Joaquim de Oliveira Martins, meu avô; que gerou cinco filhos, dois homens e três mulheres, entre os quais o primogênito Luis de Oliveira Martins, meu pai; que gerou oito filhos, quatro homens e quatro mulheres, entre os quais o primogênito Luiz Cláudio de Oliveira Martins, meu irmão;que gerou três filhos, dois homens e uma mulher, entre os quais o primogênito Luis de Oliveira Martins...


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Pedido atendido, promessa cumprida. A imagem foi feita do tamanho do vovô-bebê tal qual prometida: Santa Ana sentada e sobre seu regaço a Sagrada Escritura aberta e a Virgem Maria de pés escutando sua madona educadora. Desde então esta árvore Oliveira Martins prolifera frondosamente... A imagem de santa Ana continua no oratório em companhia da Filha, do Neto crucificado, e de outros santos, como Santo Antônio, em nossa casa em Alenquer...

Mas por que lhe conto isso? Porque é um testemunho de fé católica, real e viva, do início do século dezenove, e esse tipo de testemunhos realiza-se constantemente em qualquer tempo durante a reza do terço, de novena... Esses fatos não são para ficar ignorados, mas conhecidos, pois robustecem e solidificam a fé no Deus de amor e misericórdia...


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Feita esta ilustração, voltemos ao nosso assunto. Você já ouviu falar no terço dos homens? Ótimo. Dia 12 de dezembro de 2011 foi implantado na Paróquia da Mãe da Divina Providência sob a inspiração do Espírito Santo através da dedicação do Dr. Paulo Vianna, delegado de Belém, e o beneplácito do padre Ederaldo da Mata, o pároco. Antes, Dr. Paulo já havia implantado na vizinha Paróquia de São Geraldo Majela. Inicialmente só homens participavam, agora, são acompanhados das famílias. Conforme testemunhos, homens que estavam afastados , zanzando pelo mundo, retornam ao aprisco, paulatinamente. Louvado seja Deus eternamente!...


Afinal o que o ter o

AFINAL, O QUE É O TERÇO?


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Nos mosteiros católicos, quando o cristianismo começava a criar raiz nos corações dos homens de boa vontade, era comum rezar-se os 150 salmos em diferentes horas do dia. Alguns monges, por serem analfabetos, substituíam os salmos por 150 ave-marias. Eles contavam as ave-marias em nós feitos nos cordões, como coroa de rosasoferecida a Nossa Senhora.

O Rosário é também chamado de Saltério Marial, por ser o número de Ave-marias igual ao número de Salmos.


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

No século treze, São Domingos recebeu de Nossa Senhora a oração do Rosário, para o povo rezar contra o veneno das heresias, que dominavam na época: Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai para o céu todas as almas, e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem da vossa misericórdia.


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Em 1569, o papa Pio V definiu, assim, a estrutura do Rosário: 15 mistérios, que foram divididos em três grupos iguais, sendo cada grupo igual a um terço. Cada terço dividido em cinco grupos iguais de 10 ave-marias, chamado cada grupo de mistério. Assim, cada mistério é composto de uma dezena de ave-marias, um pai-nosso, um gloria, e é precedido de uma meditação sobre a vida de Jesus Cristo ou da Virgem Maria...


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Essa devoção, que é uma corrente de súplicas “rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte” a Virgem Maria, é uma arma poderosíssima na defesa dos cristãos contra os males do mundo. A mediação de Nossa Senhora perante Jesus Cristo é extraordinária. Afinal, o Filho jamais deixa de atender a Mãe, pois ambos estão unidos pelo Amor eterno.


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Ultimamente, essa devoção revigorou-se com as aparições de Nossa Senhora em Lourdes, França (1858), e em Fátima, Portugal (1917). Nesta cidade, Nossa Senhora disse em sua ultima aparição às três crianças Lúcia, Jacinta e Francisco: “Rezem o terço todo dia, a fim de alcançar a paz do mundo”


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Muitos papas da Igreja recomendam sua prática. Leão XIII, também conhecido por “Papa do Rosário”, além de outros documentos, publicou 10 encíclicas a respeito. Pio XI e Pio XII também lhe consagraram encíclicas. A Própria Igreja a recomenda aos sacerdotes e religiosos. Santa Tereza d’Avila, São João Bosco e outros santos, praticavam diariamente e, graças aos frutos que obtinham, a recomendavam aos outros. “O Rosário contem elementos que o fazem uma oração preciosa: é uma oração ao mesmo tempo simples, à altura de crianças e rudes, como também oferece material para a reflexão de adultos e cultos, além de adaptar-se perfeitamente à oração em comum”...


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Todos os mistérios, inclusive o Pai Nosso, são precedidos de uma meditação da vida de Jesus, conforme os contextos gozosos, dolorosos, luminosos e gloriosos. Esses contextos são meditados conforme dias específicos: Domingos e 4ª feiras – mistérios gloriosos; 2ª feiras e sábados – mistérios gozosos; 3ª e 6ª feiras – mistérios dolorosos; 5ª feiras – mistérios luminosos.


Pesca em guas profundas lxxv evangeliza o no terceiro mil nio

Em outubro de 2002, o papa João Paulo II proclamou o Ano do Rosário, outubro de 2002 a outubro de 2003 e acrescentou mais cinco mistérios, os Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus, fazendo com que o Rosário tenha 200 ave-marias.


Di cono eliezer de oliveira martins fonte publica es cat licas

ORosário é também chamado de oração cristocêntrica ou oração mariana, porque medita tanto a vida de Cristo como da sua mãe, a Virgem Maria. Ele nos introduz nos acontecimentos bíblicos, fazendo com que percorramos o caminho vivido por Jesus e Maria; e passemos da oração vocal para a meditação; e da meditação o Espírito de Deus nos conduz à contemplação dos mistérios cristológicos. Por isso, o papa Pio XII, no tempo do seu pontificado, declarou: “O Rosário é o resumo do Evangelho”

Diácono Eliezer de Oliveira Martins

FONTE: Publicações católicas


  • Login