1 / 21

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB. Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização do Netbeans ( cont ). TUTORIAL JAVA ( cont ). Como fazer comentários nos códigos Java.

callie-rice
Download Presentation

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Curso de Aprendizado IndustrialDesenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização do Netbeans(cont)

  2. TUTORIAL JAVA(cont)

  3. Como fazer comentários nos códigos Java Crie um projeto chamado 'Teste'.Vamos testar uma coisa, vamos colocar essa linha aqui embaixo da 'main' e ver o que acontece://Olá, o que acontece se eu escrever isso?Teste: publicclass Teste { //Olá, o que acontece se eu escrever isso? publicstaticvoidmain(String[] args) { System.out.println("Não sei! O que acontece se escrever aquilo lá?"); } }

  4. O que fizemos foi um comentário.Tudo o que colocarmos na mesma linha e depois das duas barras, '//', não surtirá efeito na compilação/execução. Você pode até xingar o Java que ele vai rodar do mesmo jeito.Pra que ser isso então, se não vai influenciar em nada?

  5. Bom, em grandes projetos, principalmente os acadêmicos e os que envolvem complexa lógica, fica complicado entender o que outro programador programou.As vezes parecem hieróglifos.As vezes o sujeito faz uma magia matemática e você não consegue entender o que ele fez. As vezes você cria um algoritmo complexo e longo, passa meses sem mexer nesse código e depois quando vai olhar de volta não consegue se lembrar como criou aquilo.

  6. Os comentários servem para isso, escreva algo do tipo, antes://o seguinte método faz isso, isso e aquilo//essa classe é usada pra aqueles//esse algoritmo recebe esses números, faz esses cálculos e retorna essa operação. Porém, evite comentar tudo. Não comente o óbvio://me sentei//pausa pra ler o globo.com//a função exibe 'Bom dia' na tela

  7. Use comentários para coisas que não entende, como coisas bizarras, por exemplo://A saída simples a seguir é uma famosa música sertaneja universitaria brasileira.System.out.println (“ Eu vou fazer um leilão, quem der mais para o meu coração")

  8. Como usar os delimitadores /* */ em Java Vamos supor que você vai criar um algoritmo complexo, ou copiou uma questão na IDE mesmo. // sobre Saídas Simples// do curso de Java// desenhe a letra P de forma gigante com os caracteres P // Testando o programaClaro que não, isso é muito cansativo.Pra isso, existem os delimitadores '/*' e '*/'Tudo o que você escrever dentro dele será desconsiderado. Veja:

  9. /* Cavalo de Fogo No meu sonho eu já vivi Um lindo conto infantil Tudo era magia, Era um mundo fora do meu E ao chegar desse sono acordei Foi quando correndo eu vi Um cavalo de fogo alí Que tocou meu coração Quando me disse, então Que um dia rainha eu seria Se com a maldade pudesse acabar No mundo dos sonhos pudesse chegar */ publicclass Teste { publicstaticvoidmain(String[] args) { System.out.println("Tenho saudades dos desenhos da minha infância"); } } • Note que o NetBeans já realça em uma cor diferente a parte que será delimitada, que é um comentário.

  10. Tipos Numéricos - int (inteiro), float e double (decimais ou reais) Já sabemos como mostrar mensagens através dos 'print'.Agora vamos fazer algumas operações com números.Iremos mostrar como trabalhar com números inteiros e reais (decimais), além de fazer uma explicação sobre os tipos de dados (int, float e double, no caso). Declarando variáveis em Java O Java é uma linguagem fortemente tipada, ou seja, para usarmos os tipos de informações, temos que declará-los.Vamos declarar um inteiro:int idade; As declarações seguem essa sintaxe: [tipo] nome_da_variável;Isso é necessário pois o Java seleciona uma parte na memória (aloca) para esta variável, porém os tipos de variáveis ocupam diferentes tamanhos na memória.

  11. O tipo 'int', por exemplo, armazena 32 bits, ou qualquer inteiro entre -2.147.483.648 e 2.147.483.647O tipo 'float', que armazena números decimais (quebrados, ou com vírgula) também armazenam 32 bits. Já os 'long' armazenam 64 bits, assim como 'double' (que é um 'float' maior), ou seja, qualquer número inteiro de -9.223.372.036.854.775.808L até 9.223.372.036.854.775.807L.Vamos declarar um tipo 'long':longidade_do_universo;Podemos fazer:long idade;para armazenar a idade de uma pessoa? Sim, podemos, mas é óbvio um desperdício de memória, pois não usaremos um número grande para representar nossa idade, mesmo que você fosse a Dercy Gonçalves.

  12. Inicializando uma variável Poderíamos atribuir o valor a uma variável de duas maneiras, uma na declaração:int idade=21;Outro meio é depois da declaração:int idade;idade=21;Vamos mostrar como imprimir o valor de uma variável na 'print', lembrando que o Java só permite isso depois que você declara e inicializa sua variável:System.out.println(idade);

  13. Teste o seguintes código: publicclassIdade{ publicstaticvoidmain(String[] args) { int idade=21; System.out.println("idade"); System.out.println(idade); } }

  14. Notou a diferença? Quando colocado entre aspas, saí o texto. Sem aspas, sai o valor armazenado.Vamos usar os dois, "idade" e o valor idade.Como vimos, para sair em forma de texto, escreva "entre aspas" e use o sinal de somar '+' para adicionar mais informações, no caso, o valor da variável inteira 'idade'.Veja o resultado do código:

  15. publicclassIdade{ publicstaticvoidmain(String[] args) { int idade=21; System.out.println("Minha idade é: " + idade); } }

  16. Um texto entre aspas é chamado de string. Então, estamos printando a string "idade" e um inteiro.Substitua e teste, agora com valores decimais: floatdinheiro=1.99f; System.out.println("Só tenho R$" + dinheiro + " na minha carteira");

  17. Dois detalhes importantes: 1. Usamos vírgula em países da América não-inglesa e na Europa, mas para representar valores decimais, em computação, usamos o ponto '.' como separador, e não vírgula! 2. Por padrão, o Java assume valores decimais como double. Pra especificar que é um 'float', coloque aquele 'f' ao final. Ou 'F'.Ao final do tipo 'long' coloque 'l' ou 'L'.

  18. Para armazenar inteiros, também existem os tipos 'byte', que armazena 8 bits e 'short', que armazena 16 bits. Porém, vamos desconsiderar estes, devido suas limitações (muito pequenos).

  19. UFA !!! Vamos em frente !!!

  20. Atividade!! Vamos praticar!! Resolva a Lista 2, sobre saídas.

More Related