1 / 56

O Guia é d edicado aos Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos Mestre Gabriel O

GUIA DE ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL de crianças e Adolescentes Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

bryant
Download Presentation

O Guia é d edicado aos Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos Mestre Gabriel O

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GUIA DE ORIENTAÇÃO ESPIRITUAL de crianças e AdolescentesCentro Espírita Beneficente União do Vegetal

  2. Destina-se a crianças e adolescentes e tem por objetivo auxilia-los na sua formação moral e religiosarepresentando a base de uma educação limpa e sadia com informações úteis para toda a vida

  3. O Guia é dedicado aos Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos Mestre GabrielO

  4. O que se aprende de importante na infância e adolescência guarda-se pelo curso da vida adulta.

  5. Este trabalho surgiu da necessidade de dar assistência espiritual ao filhos de nossos associados, menores de idade no âmbito da UDV. Podendo ser de grande valia ao público de um modo geral, mesmo aos que não integram nossa sociedade religiosa.

  6. Independente da metodologia a ser adotada, servirá de roteiro aos que vierem a ministrar o ensino religioso

  7. O Guia contém fundamentos da doutrina espiritual cristã-reencarnacionista, de circulação universal

  8. Para uma formação moral e cultura religiosa elementar , que auxilie o jovem a melhor se posicionar na vida e a compreender os valores da espiritualidade

  9. TEMAS INDICADOSNO GUIA

  10. DEUS Em busca de nossa origem É a fonte de onde tudo emana e que a tudo governa

  11. Observando a natureza percebemos que tudo nela funciona dentro de uma ordem Obedecendo a ciclos: “ há o tempo de plantar e o tempo de colher”

  12. RELIGIÃOVeículo de evolução espiritual Religare: significa religação com a nossa origem, e nossa origem é espiritual e esta em Deus o Criador

  13. AS LEIS DE DEUSEssência moral e ética Um dos códigos éticos e morais mais antigos da humanidade são os Dez Mandamentos ( O profeta Moises, que recebeu do próprio Deus)

  14. Jesus confirmou os dez mandamentos resumindo em apenas um “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” Mestre Gabriel Fundador da União do Vegetal,disse que quem cumprir esse mandamento será merecedor de receber o símbolo da União Luz, Paz e Amor.

  15. O MAL E O BEMAs forças espirituais do universo A Força Negativa ou inferior, busca inutilmente eliminar a obra do Criador. É o adversário da humanidade empenhado em impedir o processo de evolução espiritual.

  16. Livre ArbítrioDireito de escolha Ao criar o ser humano, Deus estabeleceu também o Livre arbítrio, a liberdade de escolha entre o mal e o bem, que dá a cada um a condição de decidir o que vai fazer, como, porque, com quem, onde, e quando, e o dever de responder pelo que faz. • Ao criar o ser humano, Deus estabeleceu também o livre arbítrio, a liberdade de escolha entre o mal e o bem, que dá a cada um a condição de decidir o que vai fazer, como, porque, com quem, onde, e quando, e o dever de responder pelo que faz.

  17. Livre ArbítrioDireito de escolha O Plantio é livre, a colheita é obrigatória. Dentro do livre arbítrio, o ser humano vem adquirindo gradualmente experiência e conhecimento, aprendendo com seus erros dominando os instintos e cultivando virtudes.

  18. VÍCIOSUma forma de escravidão • Vicio é a prática sistemática de atos nocivos ao equilíbrio humano – físico e espiritual. • O vício degenera, a virtude fortalece • O vício destrói, a virtude constrói • Os vícios mais conhecidos e danosos ao ser humano são o álcool, o cigarro e as drogas

  19. DROGASArmadilhas da ilusão Drogas são substâncias que ingeridas alteram a personalidade da pessoa e a levam ao desequilíbrio, à alienação da realidade. A maioria das drogas leva o usuário a dependência enfraquecendo a sua vontade arruinando-lhe a vida.

  20. DESVIOS DE CONDUTAObstáculos a evolução É pela conduta que o ser humano estabelece seu merecimento diante de Deus. E é pelo merecimento que as coisas lhe acontecem – as más e as boas.

  21. DESVIOS DE CONDUTAObstáculos a evolução A Palavra: A pessoa deve ter o máximo de cuidado com o que diz e o que faz, para não se comprometer com o que não deve e não se desviar do caminho reto, o caminho de Deus.

  22. Eis alguns desvios de conduta que devem ser evitados, em busca de umavida limpa e sadia Intemperança: É a falta de medida nas coisas, como a gula.

  23. DESVIOS DE CONDUTAObstáculos a evolução Luxuria: é quando a pessoa procura atender aos sentidos físicos, aos instintos, sem levar em conta a responsabilidade do que esta fazendo. Preguiça: a acomodação leva a preguiça, que se opõe ao progresso e prosperidade e a evolução espiritual

  24. DESVIOS DE CONDUTAObstáculos a evolução Avareza: nasce do egoísmo e nega o sentimento de fraternidade. A pessoa se fecha em si mesma e deixa de compartilhar plenamente da comunhão da vida.

  25. RACISMOSob o domínio do preconceito Racismo é a forma mais primária e selvagem de preconceito. A Humanidade é uma só. Em cada ser humano, de qualquer etnia, há um espírito, criado à imagem e semelhança de Deus.

  26. VIRTUDES A força das ações positivas. As Virtudes são dons que o espírito adquire na sua caminhada evolutiva. Resulta do querer da pessoa e da prática fiel Para adquiri-las, é preciso disposição para superar obstáculos e dificuldades especialmente no íntimo da pessoa.

  27. VIRTUDES A força das ações positivas A Virtude é construção: requer esforço e determinação, constituem patrimônio moral do espírito.

  28. VIRTUDES A força das açõespositivas Paciência: É uma energia divina sem limites, é preciso cultiva-la com constância. “A Paciência tudo alcança” Jó personagem bíblico é o rei da paciência.

  29. VIRTUDES A força das ações positivas Obediência: Cumprindo as leis de Deus, o ser humano equilibra-se e encontra paz e prosperidade. A Obediência é a virtude de superar as tentações e fraquezas e manter-se dentro leis da ética e da natureza.

  30. VIRTUDES A força das ações positivas Justiça: É a virtude de se manter fiel a verdade sem comprometê-la com o que quer que seja.“ O fiel da Balança é fiel porque é exato nem mais nem menos – o justo.

  31. VIRTUDES A força das ações positivas Prudência:Se há uma coisa que não esta sobrando no mundo é o cuidado. Todo cuidado é pouco. A prudência exige autocontrole, domínio da ansiedade, é uma importante guarnição contra a raiva e demais perigos do mundo.

  32. VIRTUDES A força das ações positivas Caridade: é o oposto da avareza é a generosidade, a solidariedade. É a base da doutrina cristã e do alto espiritismo.

  33. VIRTUDES A força das ações positivas Constância: É prática contínua dos deveres, a firmeza no cumprimento das metas estabelecidas vencendo tentações e fraquezas. A Constância conduz a vitória.

  34. VIRTUDES A força das ações positivas Temperança: É a moderação, o equilíbrio em tudo que se diz e pratica. Pela prudência chega-se a moderação. E por esta chega-se ao equilíbrio indispensável à saúde física e mental.

  35. VIRTUDES A força das ações positivas Mansidão: Diz Jesus no sermão da montanha: “Bem aventurados os mansos, pois herdarão a terra”. Mansidão é paz interior, a que se chega pela prática das virtudes e pela obediência às leis de Deus.

  36. VIRTUDES A força das ações positivas Humildade: É uma das virtudes mais admiráveis O humilde reconhece a dimensão da obra de Deus e se coloca diante dela sem ilusões. Sabe que é pequeno diante dessa obra e procura, com suas atitudes, reverenciá-las e colocar em sintonia com o seu autor. “Bem- aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.

  37. DEVERES E DIREITOSO merecimento é a chave O dever cumprido produz o mérito, merecimento, pelo qual conquistam-se mais e mais direitos. O não cumprimento produz o inverso o débito, a dívida e atrapalha a vida da pessoa

  38. CRISTIANISMODoutrina da salvação O Cristianismo é a doutrina trazida ao mundo por Jesus, Filho de Deus. Sua vinda marca uma nova era para a humanidade.

  39. CRISTIANISMODoutrina da salvação Ao criar a União do Vegetal, Mestre Gabriel deu continuidade à obra doutrinária do Cristianismo em prol da Evolução espiritual da Humanidade

  40. A BIBLIAReferência de Espiritualidade Diversos povos e civilizações se aprofundaram no estudo da espiritualidade e produziram livros que se tornaram Guia de referência para milhões de pessoas. A Bíblia é um livro religioso, de cunho marcadamente espiritual

  41. A BIBLIAReferência de Espiritualidade A União do Vegetal não utiliza a Bíblia em seu trabalho espiritual. Sua doutrina e ensinos espirituais são transmitidos oralmente em suas sessões. Mas a considera um livro importante, um referencial de espiritualidade para a humanidade

  42. REENCARNAÇÃOA vida como aprendizado Reencarnação significa a sucessão de vindas de um mesmo espírito à terra, em busca de evolução espiritual. Cada nascimento tem-se uma nova reencarnação, uma nova chance de aprendizado na caminhada espiritual.

  43. ESPIRITISMODoutrina da evolução espiritual Chamam-se espíritas as religiões que crêem na reencarnação dos espíritos em busca de evolução. A União do Vegetal crê na realidade espiritual da reencarnação e a convicção de que o caminho do Bem é o que leva à evolução espiritual – missão de cada um de nós na terra

  44. ESOTERISMOconhecimento de iniciados O aprofundamento no estudo da espiritualidade conduz a pessoa ao conhecimento de informações mais restritas, reservadas apenas aos que chegaram até aquele degrau, na escada da evolução espiritual.

  45. ESOTERISMOconhecimento de iniciados . Os termos ocultismo e esoterismo surgiram para designar genericamente esses conhecimentos mais graduados e restritos da espiritualidade. Todos podem chegar ao conhecimento esotérico. A chave é a concentração mental , a conduta reta e a prática fiel.

  46. ESOTERISMOconhecimento de iniciados A UDV é uma religião que lida com o esotérico. Sua doutrina é ministrada de acordo com o grau evolutivo dos discípulos que se distribuem em graus hierárquicos.

  47. UNIÃO DO VEGETALEspiritualidade renovada A União do Vegetal ensina que de tempo em tempos e de acordo com a necessidade , o Poder superior envia espíritos Iluminados a terra com a missão de orientar os homens e reconduzi-los ao caminho reto.

  48. O CHÁ HOASCAComunhão com o Sagrado O Chá Hoascaé comungado nas Sessões da União do Vegetal, para efeito de concentração Mental.

More Related