1 / 10

Produção de Texto SARESP 2011

Produção de Texto SARESP 2011. Contextualização. Carta é um gênero discursivo que ao longo da história tem servido de meio de comunicação para diferentes fins: agradecimento, informação, cobrança, intimação, notícias familiares, prestação de contas, propaganda, solicitação, reclamação etc.

bruno
Download Presentation

Produção de Texto SARESP 2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Produção de Texto SARESP 2011

  2. Contextualização Carta é um gênero discursivo que ao longo da história tem servido de meio de comunicação para diferentes fins:agradecimento, informação, cobrança, intimação, notícias familiares, prestação de contas, propaganda, solicitação, reclamação etc.

  3. Carta do Leitor Segundo o agrupamento de gêneros proposto por Dolz e Schneuwly (2004) a carta do leitor pertence à ordem do argumentar, situando-se na esfera de comunicação (domínio social) de assuntos/ temas controversos. É um gênero que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais.

  4. Bezerra (2002) vê a carta do leitor como um texto utilizado em situação de ausência de contato imediato entre remetente e destinatário que não se conhecem, atendendo a diversos propósitos comunicativos como opinar, agradecer, reclamar, solicitar, elogiar, criticar etc.

  5. Para Costa (2005), a carta do leitor é um termômetro que afere o grau de sucesso dos artigos publicados nos jornais e revistas, pois os leitores escrevem reagindo, positiva ou negativamente, ao que leram; além de propiciar a interação entre o leitor e jornal/revista, dando a estes uma idéia das expectativas daqueles em relação à linha editorial

  6. Segundo a mesma autora a carta do leitor constitui ainda um dispositivo eficaz de divulgação de problemas nos quais muitas vezes, pessoas defendem-se de serviços mal prestados ameaçando denunciar seus responsáveis ao ¨escrever para os jornais¨. Assim, a carta do leitor pode configurar-se com teor de queixa, critica e/ou denúncia.

  7. Carta do Leitor Características do gênero São concisas e diretas; Divulgam opinião favorável ou contrária podendo ser sustentada ou não; Podem solicitar a publicação de uma matéria de interesse pessoal; Apresenta título relacionado à reportagem de origem; Está sujeita a uma seleção e a cortes ou ajustes em seu conteúdo ou título; Seu discurso está organizado em primeira pessoa; Traz identificação completa do autor; Deve ser datada;

  8. Contexto de Produção A carta do leitor é produzida em co-autoria, e desse modo, tanto o leitor quanto os editores da revista constroem o discurso de acordo com a apreciação valorativa que fazem sobre a revista e o tema.

  9. Contexto de linguagem Carta do leitor Contexto de produção primário secundário quem produz quem publica LER + COMPREENDER + POSICIONAR-SE

More Related