1 / 15

Aula 2

Aula 2. Contextos atuais do sistema de “saúde” no mundo globalizado. A ciência médica como co-produto dos sistemas sócio econômicos: o controle do corpo feminino, adoecimento, disease mongering, contaminação ambiental e desregulardores endócrinos.

brasen
Download Presentation

Aula 2

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aula 2 Contextos atuais do sistema de “saúde” no mundo globalizado. A ciência médica como co-produto dos sistemas sócio econômicos: o controle do corpo feminino, adoecimento, disease mongering, contaminação ambiental e desregulardores endócrinos

  2. “Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos  filhos...  Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?” 

  3. Tal como em qualquer terapia holística, o primeiro passo no sentido de se iniciar o ciclo de cura consiste em conscientizar os pacientes do contexto mais amplo de sua enfermidade.

  4. “Mais cedo ou mais tarde, a física nuclear e a psicologia do inconsciente se aproximarão cada vez mais, já que ambas, independentemente uma da outra e a partir de direções opostas, avançam para território transcendente. (...) • A psique não pode ser totalmente diferente da matéria, pois como poderia de outro modo movimentar a matéria?. E a matéria não pode ser alheia à psique, pois de outro modo poderia a matéria produzir a psique?. Psique e matéria existem no mesmo mundo, e cada uma compartilham da outra, pois do contraria qualquer ação recíproca seria impossível. Portanto, se a pesquisa pudesse avançar o suficiente, chegaríamos a um acordo final entre os conceitos físicos e psicológicos. Nossas tentativas atuais podem ser arrojadas, mas acredito que estejam no rumo certo”.

  5. Invictus Autor: William E HenleyNas garras do destino e seus estragos,Sob os golpes que o acaso atira e acerta,Nunca me lamentei - e ainda tragoMinha cabeça - embora em sangue - ereta. • Além deste oceano de lamúria,Somente o Horror das trevas se divisa; Porém o tempo, a consumir-se em fúria,Não me amedronta, nem me martiriza. • Por ser estreita a senda - eu não declino,Nem por pesada a mão que o mundo espalma;Eu sou dono e senhor de meu destino;Eu sou o comandante de minha alma.

  6. Célula • Tecido • Órgão • Sistema • Organismo • População • Comunidade • Ecossistema • Biosfera

  7. Consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas. • A elevação da temperatura afeta a solubilidade do O2na água, fazendo com que esse gás se difunda mais facilmente para a atmosfera acarretando na diminuição de sua disponibilidade na água.

  8. Inúmeros são os resíduos sólidos, líquidos e gasosos provenientes das indústrias e lançados diretamente nos rios e córregos.Agentes principais da poluição industrial são os gases tóxicos liberados na atmosfera, os compostos químicos orgânicos e inorgânicos lançados nos corpos hídricos

  9. Ocorre quando se atira para os rios todo o lixo, matéria orgânica, árvores mortas, embalagens biodegradáveis.A principal poluição do ambiente é aquela causada pela falta de consciência do homem, quando joga para o rio toda a espécie de lixo.

  10. Poluição dos Solos • De acordo com o o Decreto n.º28.687/82, art. 72, poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso.; • Afeta a camada superficial da crosta terrestre, tendo se tornado uma das principais preocupações ambientais. Podendo interferir no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), e ser a origem de problemas de saúde pública.

  11. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida eseu desenvolvimento regular;Os atuais padrões de uso do solo associam-se, geralmente, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo e águas, deposição não controlada de produtos, lixões e/ou aterros sanitários não controlados, deposições atmosféricas resultantes das várias atividades,

  12. POLUIÇÃO ARTIFICIAL: Origem antrópica. • Pode ocorrer por:-urbanização e ocupação do solo;-atividades agropastoris, ligadas àagricultura e pecuária;-atividades extrativas: mineração;-armazenamento de produtos e resíduos, principalmente perigosos;-acidentes no transporte de cargas: derrame ou vazamento de produtos ou resíduos perigosos;-lançamento de águas residuárias;-disposição de resíduos sólidos de diversas origens, com destaque para os industriais em termos de significância de poluição.

  13. Efeito Estufa • O efeito estufa é um fenômeno natural que regula a temperatura da Terra. Sem este efeito a temperatura média da Terra seria de -19ºC em vez dos atuais 14ºC, ou seja, 33ºC mais quente. • O aumento do efeito estufa écausado pelas atividades humanas, sendo a principal delas a liberação de CO2(dióxido de carbono) na atmosfera. • Outros gases liberados pelo homem também aumentam o efeito estufa são metano [CH4], óxido nitroso [N2O], CFCs[clorofluorcarbono].

More Related