Cenáculos de Oração Missionária
This presentation is the property of its rightful owner.
Sponsored Links
1 / 31

Cenáculos de Oração Missionária PowerPoint PPT Presentation


  • 89 Views
  • Uploaded on
  • Presentation posted in: General

Cenáculos de Oração Missionária. CREIO NA COMUNHÃO DOS SANTOS. COM de…. Introdução.

Download Presentation

Cenáculos de Oração Missionária

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation

Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author.While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Presentation Transcript


Cen culos de ora o mission ria

Cenáculos de Oração Missionária

CREIO NA COMUNHÃO

DOS SANTOS

COM de…


Introdu o

Introdução

AN – Irmãs e irmãos, bendito seja Deus que nos reúne como cenáculo de Apóstolos para O louvar e bendizer, e nos chama a entrar em comunhão com todos os santos que já no céu gozam da felicidade eterna. Estamos em comunhão com todos os outros Cenáculos, oferecendo ao Pai, por Cristo, a nossa vida quotidiana, pedindo sem cessar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para a humanidade e colaborando para que, à nossa volta, todos escutem o chamamento de Deus à santidade.


C ntico

Cântico


Sauda o

Saudação

AN– Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos – Ámen.

AN– A Graça e a Paz de Deus, nosso Pai, pelo Coração aberto de Cristo, Fonte do Espírito Santo, estejam connosco.

Todos – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.


An ncio do tema

Anúncio do Tema

A comunhão dos santos recorda-nos o mistério da Igreja na sua dimensão de luz, de graça, e de bênção. Como sabemos, a Igreja é santa, mas também é pecadora, porque nós, seus membros, pecamos. A comunhão dos santos, que é parte fundamental do mistério da Igreja, não a vivemos só com os santos que já estão na felicidade do Paraíso, mas também com todos os santos e santas com quem convivemos neste mundo, e com os que já partiram à nossa frente, e que ainda estão a caminho da purificação plena. Os santos são muitos mais do que aqueles que pensamos!


Invoca o do esp rito santo sobre o cen culo

Invocação do Espírito Santosobre o Cenáculo

Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito

AN– Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

AN– Abri os nossos ouvidos, iluminai a nossa inteligência e uni-nos num só coração e numa só alma.

Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!


Cen culos de ora o mission ria

AN– Dai-nos o olhar e o sentir de Cristo, Bom Pastor, por cada pessoa e pelo mundo.

Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

AN– Mostrai-nos a Vossa vontade e dai-nos a força para cumprir com prontidão e generosidade.

Todos – Vinde, Espírito Santo, e enchei o coração dos vossos fiéis!

Cântico: Mandai, Senhor, o Vosso Espírito


Ora o inicial

Oração Inicial

Senhor, Deus de bondade e fonte de santidade, junto de vós encontramos a misericórdia e a abundância da redenção. Nós vos louvamos porque, no vosso imenso desígnio de amor, quisestes partilhar a vossa vida e a vossa santidade com todos os vossos filhos e filhas. Derramai o vosso Espírito de santidade sobre cada um de nós, para que ilumine a nossa vida e os nossos passos, e nos mantenha sempre a caminhar em direção a vós, uno e eterno Bem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.


Leitura b blica 1ped 2 1 10

Leitura Bíblica (1Ped.2,1-10)

1Portanto, ponde de parte toda a malícia, falsidades, hipocrisias, invejas e toda a espécie de maledicências; 2como crianças recém-nascidas, ansiai pelo leite espiritual, não adulterado, para que ele vos faça crescer para a salvação, 3se é que já saboreastes como o Senhor é bom.

4Aproximando-vos dele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus, 5tambémvós - como pedras vivas - entrais na construção de um edifício espiritual, em função de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 6Por isso se diz na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa; quem crer nela não será confundido.

7A honra é, então, para vós, os crentes; mas, para os incrédulos, a pedra que os construtores rejeitaram, esta mesma tornou-se a pedra angular, 8e também uma pedra que faz tropeçar, uma pedra de escândalo.


Cen culos de ora o mission ria

Tropeçam nela porque não creram na palavra; para isso estavam destinados.

9Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável; 10a vós que outrora não éreis um povo, mas sois agora povo de Deus, vós que não tínheis alcançado misericórdia e agora alcançastes misericórdia.

PALAVRA DO SENHOR


Coment rio

Comentário

O mistério da Santíssima Trindade revela-nos a comunhão que existe entre Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espirito Santo. O nosso Deus é, de facto, um Deus que vive em comunhão e nos chama a uma comunhão íntima e profunda – comunhão de vida, de fé e de graça - com Ele e entre nós.

A Igreja é, por isso mesmo, mistério de comunhão, comunidade de comunidades, que vivem em união umas com as outras, de tal modo que, numa comunidade cristã particular, está viva e presente a beleza de toda a Igreja universal, tanto na sua expressão terrestre como celeste.

Comunhão pode-se entender, então, como sinónimo de santidade. O santo ou a santa é aquele que vive em união com Deus, consigo mesmo, com a Igreja, com todos e até com a natureza. E o pecado é tudo aquilo que enfraquece ou destrói a vida de comunhão em qualquer destes âmbitos.

A comunhão dos santos é uma bela expressão para revelar o mistério da Igreja em toda a sua plenitude.


Cen culos de ora o mission ria

Como sabemos, a Igreja ultrapassa os limites visíveis e as fronteiras terrenas das comunidades cristãs; ela estende-se do céu à terra, dos que ainda somos peregrinos neste mundo aos que já vivem na eternidade, dos que já gozam totalmente da visão de Deus, no paraíso, aos que ainda se encontram em purificação, depois de terem deixado a nossa vida terrena.

É nesta Igreja que nós acreditamos, e da qual também fazemos parte. Por isso nos alegramos com S. Pedro, como ele nos dizia na leitura que acabámos de escutar: “Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na sua grande misericórdia nos gerou de novo – através da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos – para uma esperança viva, para uma herança incorruptível, imaculada e sem defeito, reservada no céu para vós, a quem o poder de Deus guarda, pela fé, até alcançardes a salvação que se manifestará no momento final.” (1Ped.1,3-5)


Cen culos de ora o mission ria

Ao proclamarmos ’creio na comunhão dos santos’, estamos a afirmar que acreditamos na união de todos os fieis em Cristo: os que peregrinam na terra, os defuntos que ainda estão no seu processo de purificação e os bem-aventurados do céu. Todos formamos uma só Igreja. Os que já são felizes (no sentido mais comum da palavra ‘santo’) são os que estão mais intimamente unidos a Cristo e que consolidam mais firmemente a santidade da Igreja. Eles não cessam de interceder por nós e, por isso, a nossa fraqueza é grandemente ajudada pela sua solicitude fraterna e pela nossa comunhão com eles. “Pois assim como a comunhão cristã entre os cristãos ainda peregrinos nos aproxima mais de Cristo, assim também a comunhão com os santos nos une a Cristo, de quem procedeu, como de uma fonte, toda a graça e a própria vida do povo de Deus.” (Cat.Igr. Cat., 957)


Pistas para o di logo de grupo

Pistas para o diálogo de grupo

  • As nossas comunidades dão testemunho de união e de comunhão? Como poderiam dar mais?

  • Quais os santos de que gostas mais? Porquê?

  • Como vives a comunhão com os membros da tua família que já partiram deste mundo?


Leitura mission ria

Leitura Missionária


Preces

Preces

AN - Dirijamos a nossa oração ao Pai, por meio de seu Filho Jesus, com o auxílio do Espírito Santo: Peçamos-lhe que nos torne capazes de imitar aqueles que foram exemplares no seguimento de Jesus e que, apesar dos seus defeitos e fraquezas, se deixaram tornar santos. Oremos dizendo:

Todos: Fazei-nos santos, Senhor!

- Para que todos os batizados não se esqueçam que são chamados a ser santos e se deixem atrair por Cristo na prática das bem-aventuranças. Oremos

Todos: Fazei-nos santos, Senhor!

- Para que vejamos nos santos pessoas que imitaram mais de perto o Senhor Jesus e, por eles, nos sintamos mais eficazmente atraídos por Ele. Oremos

Todos: Fazei-nos santos, Senhor!


Cen culos de ora o mission ria

- Para que, por intercessão de todos os santos, aumente nos cristãos a comunhão, que é a característica fundamental da Igreja: comunhão com Deus, consigo mesmos, com a Igreja, com os outros e com a natureza. Oremos

Todos: Fazei-nos santos, Senhor!

- Pelos nossos familiares e amigos defuntos, para que a nossa oração os ajude a experimentarem a purificação total, e possam gozar da alegria plena da santidade, na presença de Deus. Oremos

Todos: Fazei-nos santos, Senhor!

- Pelos missionários, para que sejam estímulo de santidade e construtores de comunhão, até com os nossos irmãos e irmãs de outras religiões, através de um diálogo fraterno e amigo. Oremos

Todos: Fazei-nos santos, Senhor!

Outras intenções…

Pai Nosso


Ora o pelo mundo

Oração pelo mundo

AN– Senhor, Vós sois grande e misericordioso, digno de louvor em tudo o que fazeis.

Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

AN– Vós destruís o poder de Satanás, que estraga o mundo e faz os homens e os povos inimigos uns dos outros. Vós sois grande e poderoso na Misericórdia!

Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!


Cen culos de ora o mission ria

AN– Enviastes os vossos servos e servas para testemunhar e anunciar a todos o Vosso grande poder salvador!

Todos – Digno de louvor e de glória para sempre e em todos os povos!

AN– Do coração aberto do Vosso Filho Jesus, enviastes o Espírito Santo, que renova os corações e o mundo!

Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!


Cen culos de ora o mission ria

AN– Ele é o Fogo que devora aquilo que, no mundo, é contrário ao Vosso Reino!

Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

AN– Ele é o Calor da santidade e da vida eterna, que se espalha pelo ministério dos vossos enviados!

Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!


Cen culos de ora o mission ria

AN– Ele é o Sopro criador dos novos céus e da nova terra, activo nos acontecimentos do mundo, na palavra e no serviço humilde dos vossos mensageiros!

Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!

AN– Ele é o Espírito de Amor, que nos reúne como família de Jesus e faz de nós um só coração e uma só alma, no testemunho e no serviço do Evangelho!

Todos – Mandai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a Terra!


Cen culos de ora o mission ria

AN– Pedimos o Vosso Espírito para os que Vos conhecem como Pai e a Cristo como Senhor e também para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam!

Todos – Sim, ó Pai, em nome de Jesus, mandai o Vosso Espírito e renovai a Terra. Só Vós sois Santo! Só Vós o Senhor! Só Vós o Altíssimo, louvado e adorado em toda a Terra, com o Vosso Filho, no Espírito Santo. Ámen!


Entrega do cen culo

Entrega do Cenáculo

AN– Reunidos com Maria, para implorar o dom do Espírito Santo para a Igreja e para o mundo, entreguemo-nos a Jesus e confiemos-Lhe os Cenáculos.

Todos – Senhor Jesus, pelas mãos de Maria, Mãe e Educadora dos Apóstolos, junto com as missionárias e os missionários santos, nós Vos confiamos os Cenáculos de Oração Missionária.


Cen culos de ora o mission ria

AN– Fazei deles fogueiras do Vosso Espírito, no seio da Igreja. Palpite neles o amor filial e apostólico do Vosso Coração do Bom Pastor.

Todos – Inflamai-nos a todos com as labaredas do Espírito, que jorra do Vosso Coração aberto, crucificado e ressuscitado, presente na Eucaristia. Fazei que, juntos, comuniquemos amor, fé e esperança, à nossa volta e até aos confins do mundo.


Cen culos de ora o mission ria

AN– Uni-nos a Vós e dai-nos o Espírito, que faça de nós uma oferenda permanente ao Pai.

Todos – Fazei-nos crescer convosco, na obediência ao Pai. Dai-nos um coração semelhante ao Vosso. Fazei de nós pessoas disponíveispara todo o serviço a Vós e aos irmãos, particularmente aos mais carenciados de amor, de esperança e de evangelização.

AN– Fazei, Senhor, dos Cenáculos de Oração Missionária comunidades fraternas de testemunhas do Evangelho da Vossa graça.


Cen culos de ora o mission ria

Todos – Que neles e com eles, um perene Dia de Pentecostes relance na Igreja e na nossa comunidade um novo impulso de santidade e missão.

AN– Para que a oblação de todos os povos, por Vós apresentada, ó Jesus…

Todos - …seja santificada pelo Espírito e aceite com alegria pelo Pai. Porque a Vós pertence a honra, a glória e o louvor, pelos séculos sem fim. Ámen!


Iii parte compromissos e actividades

IIIPARTE COMPROMISSOSE ACTIVIDADES

  • Ofertório

  • Acta

  • Revisão dos compromissos

  • Programação de actividades


Cen culos de ora o mission ria

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos Céus. E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. De novo há-de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há-de vir. Amém.


Ora o conclusiva

Oração Conclusiva

Deus, Pai de bondade,

fonte de santidade e mistério de comunhão, envia sobre nós a tua graça para nos tornarmos construtores de comunhão na nossa família e na nossa paróquia, e assim sermos teus discípulos e missionários no nosso meio, através do nosso testemunho de fé. E fortalece os missionários na missão de proclamar e testemunhar a Boa Nova do Evangelho pelos quatro cantos do mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Ámen.


Cen culos de ora o mission ria

Cântico Final


B n o e despedida

Bênção e Despedida

AN– Pela intercessão de nossa senhora, Rainha das Missões e Estrela da Evangelização, abençoe-nos Deus todo-poderoso, Pai Filho e Espírito Santo.

T – Ámen

AN– Vamos em Paz e que o Senhor com Maria nos acompanhe.

T – Graças a Deus.


  • Login