1 / 9

Saúde Bucal

Saúde Bucal. Por: Karlla Siqueira Tristão. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar o que a falta de higienização pode causar para a saúde de sua boca, acreditando que a boca seja a porta de entrada de cada pessoa.

blaise
Download Presentation

Saúde Bucal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Saúde Bucal Por: Karlla Siqueira Tristão

  2. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de mostrar o que a falta de higienização pode causar para a saúde de sua boca, acreditando que a boca seja a porta de entrada de cada pessoa. Esse trabalho serve para ajudar as pessoas compreenderem que é possível ter uma boca saudável com cuidados diários, assim como: uso do flúor, escovação correta da boca e língua e uso do fio dental.

  3. Algumas doenças: • Gengivite • Afta • Carie • Placa bacteriana • Tártaro

  4. Gengivite: • É uma doença causada pela placa bacteriana que, assim como a cárie, ataca grande parte da população. Trata-se de uma inflamação dos tecidos gengivais, podendo ser aguda (pouco comuns) ou crônica, a forma mais comum, principalmente, em indivíduos mais idosos. • SintomasOs sintomas principais da gengivite são; sangramento espontâneo ou provocado, alteração da cor da gengiva, ficando com cor avermelhada, inchaço, edema, perda da textura. 

  5. Afta: • São ferimentos na mucosa, de coloração branca e avermelhadas ao redor. Não existe uma causa específica para seu aparecimento e podem ser consideradas uma alteração no sistema imunológico. Duram de uma a duas semanas. • Caracteriza-se por erosões dolorosas na superfície interna da cavidade oral, causando lesão aberta no tecido epitelial, atingindo o tecido conjuntivo, expondo terminações nervosas, desencadeando um processo inflamatório de intensidade leve ou moderada e crônica, se não tratada. 

  6. Carie: • A Cárie é adescalcificação de uma parte do dente provocada por ácidos orgânicos. A cárie é considerada uma doença infecto-contagiosadegenerativa, seu principal agente etiológico é o Estreptococusmutans.  • Tratamento A cárie precisa ser retirada, para isso o dentista remove o tecido cariado preenchendo a cavidade (o pequeno “buraco”) com uma resina composta ou algum material como o amálgama de prata, o dente cariado pode ser perdido se não tratado a tempo. 

  7. Placa bacteriana: • Placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor, formada por açúcares e bactérias, que se forma sobre os dentes. Por termos bactérias presentes a todo instante na nossa boca, é impossível após uma refeição e sem a devida limpeza não sentir uma camada sobre os dentes.  • As bactérias aproveitam os restos de alimentos, que permanecem sobre os dentes e saliva, e retiram deles os nutrientes que precisam para se desenvolver. A placa, por sua vez, libera um ácido que ataca o dente deixando-o sem proteção e de fácil acesso à carie.

  8. Tártaro: • O tártaro ocorre quando a placa (que é o acúmulo de bactérias sobre o dente) não é retirada e acaba calcificando, ou seja, endurecendo. Além disso, ele também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. O tártaro dá à placa bacteriana espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode ocasionar problemas mais sérios como as cáries e a gengivite.  • Como evitar o Tártaro? A forma mais eficaz de combatê-lo é a escovação diária, após as refeições, e o uso do fio dental. É de extrema importância não deixar a placa se calcificar. Se isso acontece, o tártaro se forma e fica impossível removê-lo apenas com a higienização. Somente um dentista é capacitado para removê-lo

  9. Conclusão: Nesse trabalho abordamos o assunto “Saúde Bucal”, um assunto muito comentado, pois a saúde da sua boca importa muito para todos, falamos sobre os principais modos de limpeza bucal, e sobre algumas das principais doenças causadas pela má higienização. E concluímos que, é importante informar para todos as importâncias de uma boa higienização bucal, que a saúde de sua boca é de extrema importância.

More Related