1 / 8

Características de algumas forças

Características de algumas forças. Autora: Isabelle Tarride. Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Diana Barbosa e Manuel Silva Pinto em janeiro de 2012. O peso. Sistema : o homem no topo.

bing
Download Presentation

Características de algumas forças

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Característicasde algumas forças Autora: Isabelle Tarride Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Diana Barbosa e Manuel Silva Pinto em janeiro de 2012

  2. O peso Sistema: o homem no topo Definição: O peso é a força de atração da Terra sobre todos os objetosmateriais. Direção: vertical (reta que passa pelocentro do objeto e pelocentro da Terra). Sentido: emdireçãoaocentro da Terra. Valor: depende da massa m (emkg) do objeto e valemg; g é a constante de gravidadecaracterística do local g = 9,8 N.kg-1em Paris É uma força exercida à distância

  3. A impulsão de Arquimedes Sistema: homem Definição: A impulsão de Arquimedes é a força exercidaporumfluido(líquidoou gás) sobre umsólidoimerso. Direção: vertical. Sentido: de baixo para cima. Valor: depende da massa volúmicardo fluido e do volume Vimerso: A = rgV gé a constante de gravidade É uma força de contacto.

  4. A reação de umsuporte Sistema: homem Definição: É a força exercidaporumsólido sobre umsistema que estáemcontactocomele. Direção: Se o sistema estiver imóvelou emmovimentoretilíneouniforme (1a Lei de Newton): direção do resultadodas outras forças exercidas sobre o sistema. Sentido: o opostoaodesseresultado. Valor: calcula-se a partir da primeira Lei de Newton. É uma força de contacto.

  5. A reação de umsuporte Sistema: homem • Esta força pode-se decomportendocomoreferencial o plano tangente aosuporte, aonível do ponto de contacto: • A componente normal (perpendicular a este plano) RNé chamada de «reação normal» • A componentetangencial é chamada de força de atritof.

  6. Detalhes sobre a força de atrito Sistema: peão Sistema: homem+ paraquedas Outra definiçãopossível: É uma força exercidaporumsuportesólido(reaçãotangencial) Direção: a do movimentoefetivoou provável. Sentido: o opostoaosentido do movimento(efetivoou provável). Valor: depende da natureza e da forma dassuperfíciesemcontacto, É uma força de contacto. mas tambémporumlíquidoou umgás sobre umsistemaemcontactocomele e emmovimentoeventual. e da velocidade. E se o sistema fosse o homem, Qualseria a orientação da força de atrito nos seuspés?

  7. A tensão de umfio Sistema: homem Definição: É a força exercidapor esse fio sobre umsólidopreso a umadas suas extremidades. Direção: a do fioesticado. Sentido: do ponto de engateemdireçãoaofio. Valor: igualao da força exercidapeloobjetopresoaofio. É uma força de contacto.

  8. L0 x<0 0 x>0 A tensão de umamola Sistema: bola verde Definição: É a força exercida pela mola sobre umsólidopreso a umadas suas extremidades, estando a outra fixa. Direção: a do eixo da mola. Sentido: do ponto de engateemdireçãoaocentro da mola, se ela estiver esticada; no outrosentido, se ela estiver comprimida. Valor: proporcional a x = L L = (L-L0) (x>0 alongamento ; x<0 encolhimentodependendo do seusinal). (k = cte > 0) É uma força de contacto.

More Related