1 / 15

NOÇÕES E CONCEITOS DE PLANEJAMENTO APLICADOS A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

NOÇÕES E CONCEITOS DE PLANEJAMENTO APLICADOS A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS. O QUE É PLANEJAR?. “Entende-se que o processo de planejamento é um meio sistemático de determinar o estágio em que você está, onde deseja chegar e qual o melhor caminho para chegar lá.” (Santos, 2004).

bien
Download Presentation

NOÇÕES E CONCEITOS DE PLANEJAMENTO APLICADOS A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NOÇÕES E CONCEITOS DE PLANEJAMENTO APLICADOS A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

  2. O QUE É PLANEJAR? “Entende-se que o processo de planejamento é um meio sistemático de determinar o estágio em que você está, onde deseja chegar e qual o melhor caminho para chegar lá.” (Santos, 2004) ESTADO TENDENCIAL ESTADO ATUAL ESTADO FUTURO DESEJADO AÇÕES (governo e sociedade)

  3. INVENTÁRIO, DIAGNÓSTICOEPROGNÓSTICO CENÁRIO REAL/ATUAL CENÁRIO TENDENCIAL CENÁRIO PASSADO c/ restrições de recursos, tempo, etc. CENÁRIO FUTURO POSSÍVEL AÇÕES s/ restrições de recursos, tempo, etc. CENÁRIO FUTURO DESEJADO

  4. TOMADA DE DECISÃO PLANEJAMENTO • Custo • Resultados • - Riscos • Custo • Resultados • - Riscos • Custo • Resultados • - Riscos AÇÃO Alternativas AÇÃO AÇÃO Tomada de decisão ? • - Atende meta? • Recursos disponíveis • Prioridade, Tempo de implementação e duração AÇÕES (governo e sociedade) ESTADO ATUAL ESTADO FUTURO DESEJADO

  5. CONCEITOS DE PLANO • Decisões de caráter geral do sistema • Grandes linhas políticas, estratégias, diretrizes e responsabilidades • Busca sistematizar e compatibilizarobjetivos e metas, procurando otimizar o uso dos recursos do sistema.

  6. PLANO DE BACIA • Lei 7663/91 • Diretrizes necessárias para o gerenciamento dos recursos hídricos • Ordenamento do planejamento na lógica de programas e metas para execução em curto, médio e longo prazos.

  7. META, OBJETIVO OU AÇÃO? Ex.1. Alcançar o peso ideal para o verão Ex.2 Elaborar de estudos e projetos de sistemas de afastamento e coleta de esgotos urbanos de toda UGRHI Ex.3 Alcançar índice de 85% de coleta, afastamento e transporte de efluentes urbanos até 2012 na UGRHI Ex.4 Recuperar as áreas de proteção de mananciais da UGRHI.

  8. OBJETIVO Objetivo é um ponto concreto que se quer atingir. META As metas são desempenhos em termos temporais e quantitativos. São afirmações detalhadas que especificam como a organização pretende alcançar cada um dos objetivos. Características da meta: - Mensurável - Específica - Exeqüível - Relevante -Temporal

  9. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS Consenso entre quem contrata o planejamento, o executor do planejamento e dos órgãos e organizações ambientais que têm o poder de decisão. Gestão do Recursos Hídricos descentralizada, participativa e integradora. (sociedade civil organizada, municípios e Estado)

  10. Meta 1. Perder 1,5 quilos até o 3º mês Meta 2. Perder o total de 3 quilos até 6º mês Objetivo: Atingir o peso ideal para o verão Meta 3. Perder o total de 5 quilos até 9º mês Meta 4. Alcançar índice de 85% de coleta, afastamento e transporte de efluentes urbanos até 2012 na UGRHI Objetivo: Oferecer tratamento e coleta adequada dos efluentes urbanos Meta 5. Alcançar índice de 50% de tratamento de efluentes urbanos coletados até 2012 na UGRHI.

  11. AÇÃO • Especifica o que deve ser feito para se alcançar a meta • Fornecem detalhes do que deve ser feito, como e quando • Órgão responsável : quem irá coordenar ou executar a ação TIPOS DE AÇÃO: PROJETO E ATIVIDADE Projeto: instrumento para alcançar a meta de um programa. Limitado no tempo, período de duração estipulado. Atividade: instrumento para alcançar a meta de um programa. Contínua e permanente.

  12. Ação 1. Elaboração de estudos e projetos de sistemas de afastamento e coleta de esgotos urbanos de toda UGRHI Responsável: Prefeitura e Concessionárias Meta 1. Alcançar índice de 85% de coleta, afastamento e transporte de efluentes urbanos até 2012 na UGRHI Ação 2. Execução das obras dos sistemas de afastamento e coleta de esgotos urbanos nos municípios X, Y e Z, com prioridade na conclusão de obras já iniciadas. Responsável: Prefeitura e Concessionárias

  13. PROGRAMA • - Setorização do Plano. • - Conjunto de ações para o alcance de um objetivo comum preestabelecido; • Elementos básicos do programa • Objetivos e metas definidas; • Ações (atividades e projetos) que compõe o programa; • Mensurado por um ou mais indicadores; avaliando a evolução das ações e o cumprimento dos objetivos e metas

  14. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ACHOFF, Russel L. Planejamento Empresarial. Livros Técnicos e Científicos. Rio de Janeiro, 1976. AGUILAR, Adélia Martins; MORAIS, Eduardo Martins; PEREIRA, Robison Carlos Miranda; FONSECA, Viviani Rocha; ANDRADE, Nilton de Aquino. Planejamento governamental para municípios: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. São Paulo: Atlas, 2005. v. 1. 300 p. BRASIL. Lei Nº 4.320, 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Disponível em: http://www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1964/4320.htm Acessado em 13/09/2009. BRASIL. Portaria nº 42, de 14 de abril de 1999, do MOG – DOU. Atualiza a discriminação da despesa por funções de que tratam o inciso I do § 1º do art. 2º e § 2º do art. 8º, ambos da Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, estabelece os conceitos de função, subfunção, programa, projeto, atividade, operações especiais, e dá outras providências. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legisl acao/download/contabilidade/portaria42.pdf. Acessado em 13/09/2009. LOPES, Carlos Tomás Guimarães. Planejamento e Estratégia Empresarial. São Paulo, Saraiva. 1976 NOGUEIRA, Jairo Dias. Plano, Programas e Projetos. Disponível em http://www.jaironogueira.noradar.com/jairo13.htm Acessado em 31/08/09 PLACONÁ, João. Metas e Artigos. Disponível em http://www.webartigos.com/ articles/9097/1/metas-e-objetivos/pagina1.html Acessado em 31/08/09 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Objetivos Estratégicos e Metas. Disponível em http://www.ddi.ufcg.edu.br/Plano/PlanoEstrategico ObjetivosMetas.html Acessado em 31/08/09

More Related