1 / 12

CURSO DE HERMENÊUTICA

CURSO DE HERMENÊUTICA. "Descobrindo a Beleza da Bíblia!". PARADIGMAS A SEREM QUEBRADOS

bethan
Download Presentation

CURSO DE HERMENÊUTICA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CURSO DE HERMENÊUTICA "Descobrindo a Beleza da Bíblia!"

  2. PARADIGMAS A SEREM QUEBRADOS • “A questão é simples. A Bíblia é muito fácil de entender. Mas nós, cristãos, somos um bando de vigaristas trapaceiros. Fingimos que não somos capazes de entendê-la porque sabemos muito bem que no minuto em que compreendermos estaremos obrigados a agir em conformidade. Tome qualquer palavra do Novo Testamento e esqueça tudo a não ser o seu comprometimento de agir em conformidade com ela. “Meu Deus”, dirá você, “se eu fizer isso minha vida estará arruinada. Como vou progredir na vida?”. • Aqui jaz o verdadeiro lugar da erudição cristã. A erudição cristã é a prodigiosa invenção da igreja para defender-se da Bíblia; para assegurar que continuemos sendo bons cristãos sem que a Bíblia chegue perto demais. Ah, erudição sem preço! O que seria de nós se você? Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. De fato, já é coisa terrível estar sozinho com o Novo Testamento. • - Soren Kierkegaard, citado por Paulo Brabo no livro A Bacia das Almas.”

  3. 1- Não tenha medo de aprender na Bíblia algo diferente do que você ou sua igreja criam até hoje! 2- Estudar antes de pregar não é sinônimo de falta de espiritualidade ou falta de dependência de Deus! 3- Grandes homens usados por Deus empenharam-se em estudar, sobretudo as Escrituras, inclusive personagens bíblicos, como Paulo. Estudar não anula a ação do Espírito e vice-versa! ATIVIDADE 1: Liste outros paradigmas que você acha que existem dentro deste Tema: Hermenêutica, na linha dos pensamentos acima.

  4. 2. DEFINIÇÃO DE HERMENÊUTICA: O Dicionário Aurélio nos apresenta a seguinte definição de hermenêutica: Interpretação do sentido das palavras; interpretação dos textos sagrados; arte de interpretar leis. Na mitologia grega, Hermes era o mensageiro e intérprete da vontade dos deuses, e de seu pai, Zeus. Essa mensagem era transmitida de uma forma em que os homens pudessem entender. A palavra Hermeneuo veio a ser usada com o sentido de explicar, interpretar, traduzir. No Novo Testamento temos: Lucas 24:27; 1 Coríntios 12:10; 1 Coríntios 14:28; Hebreus 7:2. “Hermenêutica é como um livro de receitas, com regras de como fazer um bolo; exegese é a preparação do bolo; exposição é a entrega do bolo para alguém comer.” Roy Zuck ATIVIDADE 2: Para a próxima aula: dê definições de autores e uma definição sua pessoal do que é Exegese. Dê sua opinião sobre a frase de Roy Zuck acima.

  5. 3. O QUE TEM GERADO INTERPRETAÇÕES ERRADAS? 3.1 Aceitação cega de uma explicação sem investigações. 3.2 Influência de programas e livros evangélicos. 3.3 Colocação da experiência acima das Escrituras. 3.4 Falta de conhecimento do contexto histórico-cultural. 3.5 Falta de conhecimento e aplicação de regras de interpretação. 3.6 Falta de conhecimento da revelação progressiva de Deus. ATIVIDADE 3: Qual destes pontos você acha o mais “perigoso” a correta hermenêutica e por quê? Escolha outros dois itens e ilustre-o com algo prático de como ocorre em nossos dias. Discorda de algum destes pontos, quais e por quê? Acrescentaria mais alguns?

  6. 4. PERGUNTAS PARA AJUDAR NOSSA HERMENÊUTICA 1- O que este texto estava dizendo às pessoas daquela época? 2- Pergunte ao texto: Quem? Por quê? Quando? Como? Aonde? E similares... ATIVIDADE 4: Escolha um texto de sua preferência e aplique a técnica destas duas perguntas acima.

  7. 5. PASSOS NA NOSSA HERMENÊUTICA 1- Contexto: o que acontece antes e depois do texto em estudo? Qual o contexto histórico geral? Qual o contexto do livro em que o texto está inserido? 2- Textos Correlatos: busque textos ligados ao seu texto de estudo, podem ser por exemplo ao estudar algum profeta ver em qual época de rei ele profetizou e ler a história deste rei; podem ser textos correlatos como nos Evangelhos as narrativas do mesmo fato por diferentes evangelistas 3- Cronologia: Situe cronologicamente seu texto (você pode incluir este passo em “Contexto”). 4- Palavras-Chaves: quais as palavras mais usadas e também quais as principais contidas neste texto? 5- Personagens: levante uma breve biografia dos personagens envolvidos no seu texto, quem é ele? Como ele está neste momento? ATIVIDADE 5: Com o mesmo texto usado no ponto anterior, desenvolva os 5 passos acima citados.

  8. 6. PERIGOS E INTERPRETAÇÃO: Interpretação de uma narrativa. Os perigos na interpretação. · Alegorização, espiritualização. · Ignorar a audiência original e pular para o N.T. · Explorar textos paralelos sem desenvolver o contexto ATIVIDADE 6: Com base na narrativa de Lucas 21: 1-4 quais os erros hermenêuticos que podem ocorrer seguindo os pontos acima citados.

  9. Interpretação de poesia. Requisitos básicos · Identificar o tipo de Salmo. A poesia hebraica difere da nossa, por que não depende de rima ou ritmo. O fator principal é seu paralelismo de pensamento. As idéias de uma linha se equilibram com as da seguinte. O paralelismo sinonímico ocorre quando o pensamento da primeira linha está de acordo com o da segunda (Jó 9.11). O paralelismo antitético ocorre quando o pensamento da segunda linha contrasta com o da primeira (Jó 16.4,5). O paralelismo sintético é o arranjo que faz a segunda linha melhorar ou completar o pensamento da primeira. (Jó 11.18). ATIVIDADE 7: Escolha um Salmo, diga qual paralelismo você que é usado nele e por quê?

  10. Interpretação de Parábolas - A maioria das parábolas tem apenas uma verdade central que é relacionada com os contextos históricos e literários tanto de Jesus quanto do evangelista. - Tenha cuidado ao interpretar os detalhes. Freqüentemente eles são apenas parte do cenário da estória. - Lembre que parábolas não são realidade. Elas são analogias realistas, mas geralmente exageros, para enfatizar um ponto (verdade). - Identifique os pontos principais da estória que um público judaico do primeiro século teria compreendido. Então olhe para a virada ou surpresa. Geralmente ela vem ao fim da estória (cf. A. Berkeley Mickelsen no seu livro Interpreting the Bible [Interpretando a Bíblia], pp. 221-224). ATIVIDADE 8: Com base nestas dicas, dê uma interpretação curta e simples a Parábola das Dez Virgens em Mateus 25: 1-13

  11. Interpretação de Epístolas e Proféticos 1º Passo: Análise Histórico-Cultural e Contextual Consideramos o ambiente histórico-cultural do autor para melhor compreendermos suas alusões e objetivos. 2º Passo: Análise Léxico-Sintática Visa compreendermos a definição das palavras (lexicologia) e sua relação com as outras (sintaxe) para que entendamos melhor o sentido texto. Neste momento é fundamental um bom conhecimento de português e, se possível, de grego e hebraico. 3º Passo: Análise Teológica Consideramos o nível de conhecimento teológico do público alvo na época em que o texto foi escrito, levando em conta os textos correlatos para seus primeiros destinatários. 4º Passo: Análise Literária Identifica a forma ou método literário utilizado numa passagem em particular (metáforas, antropomorfismos etc.) visando uma interpretação mais adequada. ATIVIDADE 9: Escolha ou o texto de Oséias 6: 1-3 ou de Gálatas 2: 19-21 e aplique os passos acima.

  12. BIBLIOGRAFIA: • A Interpretação Bíblica – Roy Zuck • - Princípios de Interpretação Bíblica – Introdução a Hermenêutica com ênfase em gêneros literários – Vilson Scholz

More Related