1 / 43

da UNIMEP

Universidade Metodista de Piracicaba. Projeto de Avaliação Institucional. da UNIMEP. (Proposta elaborada pela CPA). Profa. Dra. Kátia Sgrillo ksgrillo@unimep.br. Novembro, 2007. Por que avaliar ??. avaliação.

Download Presentation

da UNIMEP

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Metodista de Piracicaba Projeto de Avaliação Institucional da UNIMEP (Proposta elaborada pela CPA) Profa. Dra. Kátia Sgrillo ksgrillo@unimep.br Novembro, 2007

  2. Por que avaliar ?? avaliação avaliação institucional é uma excelente ferramenta de diagnósticoe de correção de rumos. A avaliação institucional quando aplicada às Instituições de Ensino Superior - IES, é um processode regulação do ensino superior, dentro de uma abordagem construtiva e dialógica. Não é possível melhorar o que não se conhece…

  3. O que significa SINAES ?? É o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior !! A Comissão Especial de Avaliação apresentou a proposta original do SINAES ao MEC em 27 de agosto de 2003. Após amplo debate nos fóruns de reitores e pró-reitores, nos sindicatos, nas sociedades científicas, na mídia, na academia, no parlamento e na sociedade em geral, surgiram contribuições que alteraram a proposta original, convergindo ao texto da Lei no 10.861 de 14 de abril de 2004, aprovado na Câmara do Deputados e no Senado. Lei no 10.861 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outrasprovidencias

  4. Como funciona o SINAES ?? CAPES (PG) Auto-Avaliação Avaliação dos Cursos Avaliação Externa ENADE SINAES

  5. Processo de Avaliação Institucional

  6. Quem faz a auto-avalição ?? TODA comunidade acadêmica, coordenada pela CPA – Comissão Própria de Avaliação. Membros da CPA (Lei 10.861 de 14 de abril de 2004) : “Colegiado de atuação autônoma em relação aos conselhos e demais colegiados e órgãos da Universidade, com representação de todos os segmentos da comunidade universitária, vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos”

  7. O que será avaliado ?? as 10 Dimensões dos SINAES na IES 1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2. O Ensino (Graduação e Pós-graduação), a Pesquisa e a Extensão 3. Responsabilidade Social (inclusão social) 4. Comunicação com a sociedade 5. Pessoal 6. Organização e Gestão da Instituição 7. Infra-estrutura 8. Planejamento e Avaliação 9. Atendimento aos Egressos 10. Sustentabilidade Financeira (Lei 10.861)

  8. Proposta de Projeto de Auto-Avaliação Institucional O que o MEC / Conaes pergunta? Que dados devem ser coletados para suportar as respostas? princípio usado Relatório Que análise e crítica dos dados devem ser feitas para responder ao MEC/Conaes?

  9. Instrumentos de Coleta de Dados 1 2 Dados institucionais Questionários 3 4 Entrevistas Reuniões com grupos focais

  10. 1 vez por ano (em várias partes) pela internet Questionários das 10 Dimensões

  11. 1 vez por semestre 2/3 pela internet Questionário Ensino-Aprendizagem

  12. O número de pessoas que responderão aos questionários Será adotado o critério de amostragem: … 1 população indefinida … 2 população definida Onde: Z = abscissa da curva normal padrão fixado um nível de confiança; p = estimativa da verdadeira proporção de um dos níveis da variável escolhida; q = 1 – p; N = tamanho da população; e = erro amostral, que e a diferença admitida entre a verdadeira população e a proporção calculada a partir da amostra.

  13. Exemplo: Z = 1,96 (nível de confiança de 95%) p = 0,7 (70% dos alunos satisfeitos com a IES) q = 1 – 0,7 = 0,3 (30% dos alunos insatisfeitos com a IES) N = 1600 alunos na IES e = 5% = 0,05 Portanto, utilizando a equação 2, tem-se: alunos Logo é preciso entrevistar uma amostra de 270 alunos para representar o grau de satisfação dos 1600 alunos da instituição, considerando um nível de confiança de 95%. TOTAL anonimato GARANTIDO !!

  14. Acompanhamento do nº de respondentes pelo Setor de Avaliação Institucional

  15. Entrevistas e Reuniões com Grupos Focais • Dirigentes • Coordenadores de Cursos • Professores • Representates de alunos entrevistas com: Também serão realizadas reuniões envolvendo grupos específicos para tratar de temas específicos, de acordo com os comentários obtidos nos Questionários. Durante o período de coleta de dados diversas entrevistas serão realizadas com objetivo de complementar a coleta de dados.

  16. Exemplo: Sub-Sistema Dimensão Ensino

  17. Dimensão Ensino

  18. Dimensão Ensino

  19. Dimensão Ensino Os dados da PG também serão coletados de forma similar.

  20. Exemplo Organização e Gestão Dimensão: (e fluxograma)

  21. Fluxogramas de Processos representação dos processos nas instâncias acadêmicas como nas administrativas e ainda nos Órgãos Colegiados da IES. Inicio do processo 3 dias 20 dias ? 2 meses arquivo Setor X análise e decisão superior s/ prazo def.

  22. Será possível: • 1) conscientizar, tanto o funcionário como o Setor envolvido, sobre sua responsabilidade; • 2) identificar duplicação de documentos arquivados; • 3) identificara re-coleta de dados; • 4) simplificar processos; • 5) identificar a necessidade de informatização de processos; • 6) identificar a necessidade de capacitação de pessoas ou realocação de pessoas; • 7) melhorar a qualidade dos serviços devido a maior confiabilidade e unicidade de dados; • 8) melhorar da gestão, devido ao acesso mais rápido a informação.

  23. Análise Crítica dos Dados

  24. Análise dos Dados Os dados obtidos através de TODOS os instrumentos (questionários, do preenchimento das tabelas, entrevistas e reuniões com grupos focais) serão a base para análise quantitativa e qualitativa. Inicialmente os dados serão organizados numa base de dados relacional desenvolvida para este fim.

  25. Questionários Pesos atribuídos para cada tipo de resposta dos questionários Notas Índices Peso 1 Nunca/insuficiente (I) 2 Raramente/regular (II) ...3 3 As vezes/médio (III) 4 Quase sempre/bom (IV) ...4 5 Sempre/excelente (V)

  26. Questionários

  27. ? Exemplo (hipotético) de comentários obtidos nas perguntas dos Questionários. Sub-Sistema Análise Questionários. Exemplo de análise gráfica obtida a partir de dados obtidos com o Sub-Sistema Análise Ensino. Avalia a evolução no número de cursos autorizados pelo MEC ao longo do tempo.

  28. Exemplo:

  29. Exemplo

  30. Critérios Descrição Insuficiente não foi implantado ou não coincide com o PDI (Política correspondente). Regular foi implantado mais diverge, de forma negativa, grandemente do PDI (Política correspondente). Médio foi implantado recentemente, ainda sem resultados demonstrados. Bom foi implantado a um certo tempo, podendo melhorar devido ao seu potencial. Ótimo foi implantado, coincide fortemente com o PDI ou não era previsto no PDI (Política correspondente), mas apresenta excelentes resultados. entrevistas e reuniões com grupos focais Dados das Tabelas (Sub-Sistemas) A análise deverá ter por princípio a comparação com o PDI (Políticas Institucionais) da UNIMEP e a utilização da seguinte tabela:

  31. índices específicos Complementarmente serão calculados índices específicos, tais como índice de formação, índice de retenção e índice de evasão, usados para avaliar a evolução do alunado em cada curso de graduação e pós-graduação oferecido pela UNIMEP. Exemplos …6 …7 …8

  32. Análise Gráfica também será utilizada para complementar as discussões e conclusões. Por exemplo, serão construídos gráficos de barra para avaliar a evolução do número de cursos oferecidos pela UNIMEP. Outros gráficos que serão construídos referem-se a proporção entre o número de alunos matriculados e a evasão por curso; o número de salas disponíveis por curso; o número de alunos por turma; o número de laboratórios por curso; etc., podendo variar o tipo de gráfico (pizza, barras, linhas, etc.) escolhendo-se aquele que melhor visualize o parâmetro em estudo. Para que se possa adotar medidas corretivas na Instituição, estes dados (na forma de gráficos) não poderão ser utilizados de forma isolada e sim de forma holística. Isto é, será necessário avaliar a influência relativa de parâmetros específicos neste sistema que tem gerado estas respostas.

  33. Coincide com o PDI - 1 % Conhecem, mas difere do PDI 9 % Desconhecem 90 % Exemplo de análise gráfica, gerada a partir de dados fictícios no Sub-Sistema Análise.

  34. Titulação do Corpo Docente Doutores Mestres Especialistas Graduados Exemplo de análise gráfica, gerada a partir de dados fictícios no Sub-Sistema Análise.

  35. Exemplo de análise gráfica

  36. UNIMEP Sua opinião é muito importante! Envie suas sugestões para: avalia@unimep.br Participe do processo de Avaliação Institucional Texto completo do Projeto disponível em: http:\\www.unimep.br\avaliacao

More Related