1 / 30

Um Salto para o Turismo

Um Salto para o Turismo. Guia Virtual da Estância Turística de Salto. 3ª série. 1999. Um Salto para o turismo.

berit
Download Presentation

Um Salto para o Turismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Um Salto para o Turismo Guia Virtual da Estância Turística de Salto 3ª série 1999

  2. Um Salto para o turismo Frente às notícias locais de transformações de nossa cidade em estância turística, surgiu o interesse em conhecer e entender a importância histórico-cultural de alguns locais classificados como pontos turísticos em nosso município. O que é um ponto turístico ? Após discussão e pesquisas, chegamos à seguinte conclusão: “ São locais que as pessoas querem conhecer por serem importantes por algum motivo. geralmente fazem lembrar algo sobre a história da cidade.” Fizemos um levantamento dos pontos turísticos da cidade de Salto, com base em materiais fornecidos pelo museu da cidade em grupos escrevemos o que já sabíamos sobre cada ponto turístico. Num outro momento, juntamos as informações dos vários grupos em cartazes. Conversamos sobre as informações e fizemos um levantamento do que mais gostaríamos de saber sobre cada local. Para que nossa pesquisa não ficasse muito cansativa, a professora da turma fez um sorteio para que cada aluno fosse em busca de informações de um dos pontos turísticos, vale tudo: entrevistas, reportagens, documentos, revistas, livros etc. Finalmente, as crianças desenvolveram as telas do guia virtual durante as aulas de Informática, com o auxílio do prof. Fábio, que organizou esta apresentação.

  3. PONTOS TURÍSTICOS DE SALTO

  4. Bianca e Paola PONTE PÊNSIL E CACHOEIRA

  5. A PONTE PÊNSIL A Ponte Pênsil foi construída para facilitar o acesso dos pescadores. Ela foi construída no ano de 1913 e interditada no ano de 1981, devido ao seu precário estado de conservação. A Ponte Pênsil tem mais ou menos 86 anos de idade. Ela está localizada na nossa cidade de Salto. A CACHOEIRA A cachoeira do rio Tietê era limpa , mas com o passar do tempo as pessoas e indústrias começaram a jogar lixo em suas águas. A cachoeira teve vários nomes como Ytu - Guaçu e Salto d’ água.

  6. Renan e André Concha Acústica

  7. Ela foi inaugurada no dia 0 7/0 4/1963. A Concha Acústica é localizada na Praça Archimedes Lammoglia . Junto com a Concha Acústica se encontra a Ilha dos Amores, a Galeria Municipal de Exposições e a queda d’água.

  8. Antigamente a praça onde se encontra a Concha Acústica se chamava 16 de junho. Só depois da ordem do prefeito Jesuíno Ruy a praça começou a se chamar Archimedes Lammoglia.

  9. Marcelle e Simone Havia uma Santa que foi construída por Jesuíno Ruy. Esta Santa era muito feia e de má qualidade. Ela foi se quebrando por causa da enchente, e foi dinamitada, não se sabe por quem. MONUMENTO À PADROEIRA

  10. Juliana e Mônica Parque das Lavras

  11. A Usina das Lavras foi inaugurada em 7 de setembro de 1.906 pela Cia. Ituana de Força e Luz. Usina das Lavras Usina das Lavras Relógio do sol Durante décadas a Usina das Lavras permaneceu abandonada pelo tempo.

  12. Túnel de Pedra O Parque das Lavras, onde fica localizada a Usina das Lavras, era muito visitado pelas suas belezas naturais e por causa da Usina das Lavras.

  13. Parque das Lavras, Vista aérea

  14. Amanda e Rafaela Parque Rocha Moutonnée

  15. PARQUE ROCHA MOUTONNÉE Durante um longo período, a rocha foi parcialmente destruída em trabalhos de cantarias (pedras preparadas para uso em construções). Isto, na opinião do paleontólogo Rocha Campos, não diminui seu valor geo-histórico. O PARQUE ROCHA MOUTONNÉE , em uma área de mais de 40.000 metros quadrados, foi inaugurado em 16 de fevereiro de 1.991 e constitui o primeiro parque geo-histórico do continente. A ROCHA MOUTONNÉEé a prova real da era Paleozóica de fato que há 270.000 anos , a parte Leste do Estado de São Paulo era apenas um imenso bloco de gelo. AROCHA MOUTONNÉEprova a última glaciação.

  16. Jéssica Parque do Lago O Parque do Lago foi inaugurado no dia 27 de setembro de 1992. O Parque do Lago é utilizado como local de lazer .

  17. Parque do Lago Construído com o objetivo de preservar a flora e a fauna típicas da região, através da recomposição da mata ciliar existente próximo ao rio Tietê, tem 240 mil metros quadrados. Inaugurado em 27 de setembro de 1992 .

  18. Neste local, à margem do RIO JUNDIAÍ, em 1936 nasceu um clube de Regatas Saltenses. O RIO JUNDIAÍ passa por várias cidade, mas nós só conhecemos em Salto. O RIO JUNDIÁI recebe grande quantidade de dejetos orgânicos. Ele está poluído também por esgotos industriais. Resta hoje apenas o escorregador e o trampolim. Nas águas límpidas do passado realizavam-se muitas competições como natação e remo. Na primeira vez que o problema aconteceu o responsável pela cetesb de Jundiaí DOMENICO TREMAROLLI afirmou que seria investigado a origem desses dejetos. RIO JUNDIAÍ Danilo e Marcelo

  19. Antiga Estação Ferroviária

  20. Antiga Estação Ferroviária A Antiga Estação Ferroviária foi inaugurada no dia 17 de abril de 1873, e está localizada em Salto. Agora é um supermercado e do lado há uma escola municipal. Foram iniciados os trabalhos de construção em 26/01/1876.

  21. Lucas e Vinícius Brasital O homem que fundou a Brasital se chamava: Antônio da Silva Teixeira “Júpiter” “Fortuna” A Brasital foi fundada pela junção de duas indústrias que se chamavam: “Júpiter” e “Fortuna”.

  22. Ana e Mariana Museu de Salto

  23. Este é o museu! O Museu O museu foi fundado no dia 13 de dezembro de 1991. Lá têm máquinas da Brasital e pedras de granito da fábrica São Luiz.

  24. Sobre o Museu: As outras coisas do Museu foram separadamente doadas pelas pessoas, a maioria das coisas foram doadas pelos italianos. O Museu era o antigo salão do Rotary Club.

  25. Praça xv de Novembro Felipe e Ivan

  26. Agradável ponto de encontro , especialmente nos fins de semana. Com fonte luminosa , bancos , floreiras e, às vezes, com feira de artesanato e espetáculos culturais ao ar livre. Também é ponto de encontro de pessoas de todas as idades. O prefeito que fundou a Praça XV se chamava Joseano Costa Pinto , ele fundou essa Praça no dia 09 de Abril de 1964 , e agora ela tem 35 anos . Antes, no lugar da Praça XV de Novembro era um cemitério velho . O cemitério foi desativado no ano de 1950 , e já faz 49 anos que ele foi desativado . Fica no convívio Dom Pedro II , e tem 8.000 metros quadrados com jardim .

  27. Gabriel e João Lucas Igreja Matriz

  28. A Igreja Matriz foi fundada dia 16 de junho de 1698. Seu Fundador foi ANTONIO VIEIRA TAVARES. No dia em que ela foi fundada foi rezada a primeira missa, pelos padres:FELIPE DE CAMPOS E MANOEL DA COSTA CORDEIRO.. A Igreja Matriz recebeu esse nome para louvar NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT. IGREJA MATRIZ Localização: final da rua Monsenhor Couto.

  29. Bruna e Fabíola Tancredo do Amaral

  30. A ESCOLA FOI INAUGURADA NO DIA 14 DE ABRIL DE 1.914, HOJE ESCOLA ESTADUAL DE PRIMEIRO GRAU TANCREDO DO AMARAL. Um grupo escolar para Salto. O NOME COMPLETO DE TANCREDO, ERA TANCREDO LEITE DO AMARAL COUTINHO. ELE FOI UM DOS PRIMEIROS PROFESSORES DA NOSSA CIDADE. EM 1.932 A ESCOLA RECEBEU A DENOMINAÇÃO DE GRUPO ESCOLAR

More Related