1 / 19

Neocolonialismo

Neocolonialismo. Neocolonialismo (século XIX) Objetivo europeu: aquisição de matérias-primas e mercado consumidor para sua crescente indústria. Justificativa utilizada: missão civilizadora Fato: barbárie dos colonizadores Alvo: África, Ásia e Oceania. Fim do Neocolonialismo.

barton
Download Presentation

Neocolonialismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Neocolonialismo

  2. Neocolonialismo (século XIX) Objetivo europeu: aquisição de matérias-primas e mercado consumidor para sua crescente indústria. Justificativa utilizada: missão civilizadora Fato: barbárie dos colonizadores Alvo: África, Ásia e Oceania

  3. Fim do Neocolonialismo • II Guerra Mundial • Movimentos de independência • Melhoria dos meios de comunicação - Informações sobre as barbáries européias chegam a Europa, perda do apoio popular. • Nova mentalidade

  4. África

  5. África • Antes do Neocolonialismo • Neocolonialismo

  6. Fim do Neocolonialismo Após a II Guerra Mundial

  7. Guerras Civis • O Guerra Civil do Burundi foi um conflito armado com duração de 1993 a 2005. A guerra civil foi o resultado divisões étnicas de longa data entre os hutus e as tribos tutsis no Burundi. O número de mortos estimado é de 300.000 mortos. • Em 2005, o presidente do Chade,IdrissDéby - que havia conquistado o poder em 1990, após lançar uma ofensiva contra o governo central da época, a partir do Darfur e com apoio da Líbia - alterou a Constituição do país para que ele pudesse concorrer a um terceiro mandato, o que desencadeou a partir deserções em massa exército. As deserções do exército chadiano em larga escala a partir 2004 e 2005 obrigou Deby a desmantelar a seu guarda presidencial e a formar uma nova força militar de elite, o que acabou por enfraquecer a posição do presidente e a incentivar o crescimento dos grupos armados de oposição. Foram formados grupos armados, como a União para a Democracia e a Liberdade em agosto de 2005, e a Plataforma para a Unidade, Democracia e Mudança (SCUD) dois meses mais tarde, que tentaram derrubar o governo de Déby, acusando-o de ser corrupto e totalitário. Ainda naquele ano, a RDL e o SCUD se juntaram a outros seis grupos para formar a Frente Unida para a Democracia e Mudança (FUCD).[A situação se agravou com a suposta acumulação de riqueza petrolífera por Déby e seu séquito

  8. Apartheid Oapartheid foi estabelecido oficialmente na África do Sul em 1948 pelo NationalistParty(Partido dos Nacionalistas) que ascendeu ao poder e bloqueou a política integracionista que vinha sendo praticada pelo governo central. ONationalistParty representava os interesses das elites brancas, especificamente da minoria boere. Após 1948, o sistema de segregação racial atingiu o auge. Foram abolidos definitivamente alguns direitos políticos e sociais que ainda existiam em algumas províncias sul-africanas.

  9. As diferenças raciais foram juridicamente codificadas de modo a classificar a população de acordo com o grupo social a que pertenciam. A segregação assumiu enorme extensão permeando todos os espaços e relações sociais. • Os casamentos entre brancos e negros foram proibidos. • Os negros não podiam ocupar o mesmo transporte coletivo usado pelos brancos, • Não podiam residir no mesmo bairro e nem realizar o mesmo trabalho, entre outras restrições. • Os brancos passaram a controlar cerca de 87% do território do país, o que sobrava se compunha de territórios independentes, mas paupérrimos, deixados aos grupos sociais não-brancos.

  10. Na década de 1970, o governo da África do Sul tentou em vão encontrar fórmulas que pudessem assegurar certa legitimidade internacional. Porém, tanto a ONU (Organização das Nações Unidas) como a Organização da Unidade Africana, votaram inúmeras resoluções condenando o regime. O fim do regime só ocorre em 1994.

  11. Nelson Mandela A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos. Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram.

  12. Indicações de leituras e filmes • Nelson Mandela, conversas que tive comigo • Invictus • Mandela, luta pela liberdade

  13. O caso das colônias portuguesas – Revolução dos Cravos • Egito (1880 – até a II Guerra Mundial) protetorado britânico. Canal de Suez (1860) fica no controle da Inglaterra e França até 1956.

  14. Ásia • Extensão colonizada: região sul • Intensidade da submissão: variada/ líderes locais, por vezes, eram mantidos no poder.

  15. Índia – Inglaterra. Movimento de independência liderado por Mahatma Gandhi. “desobediência civil” “resistência pacífica” Independência: 1947

  16. Indoshina – (primeira metade do século XIX a 1953) Presença francesa Tentativa de dominação japonesa (II Guerra) Precária tentativa de retomada do controle pelos franceses. Independência: Laos, Camboja e Vietnã.

  17. Conflitos no Oriente Médio Vamos estudar nas aulas de geopolítica da Ásia em Geografia.

More Related