1 / 21

3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS

3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS. Valéria de Souza Coordenadora da CENP. Relembrando …. Em 2009 a CENP realiza dois encontros de formação: “ O Professor Coordenador pode mudar o resultado pedagógico de sua escola.” 05 a 07/08/2009 “O Gestor que faz a diferença”

ashling
Download Presentation

3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS Valéria de Souza Coordenadora da CENP

  2. Relembrando…. • Em 2009 a CENP realiza dois encontros de formação: “O Professor Coordenador pode mudar o resultado pedagógico de sua escola.” 05 a 07/08/2009 “O Gestor que faz a diferença” 30/09/2009 a 02/10/2009

  3. OS OBJETIVOS EM 2009 • “O Professor Coordenador pode mudar o resultado pedagógico de sua escola.” • Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos Professores Coordenadores e Supervisores com vistas à melhoria da qualidade de ensino e a formação de formadores. • “O Gestor que faz a diferença” • Promover o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional dos Diretores de Escola e Supervisores de Ensino com vistas à melhoria da gestão das escolas da rede pública paulista e da qualidade do ensino oferecida.

  4. Proposta • Oferecer formação e subsídios para o fortalecimento da equipe gestora frente aos desafios que enfrentam nas suas escolas com a aprendizagem dos alunos. • Apoiar, subsidiar e acompanhar a implementação do currículo nas escolas.

  5. O acompanhamento Em 2009: 383 escolas participaram da formação e, destas, 319 superaram as dificuldades e que tiveram avanços nos resultados do SARESP. Em seus relatórios registram que:

  6. 90% passaram a organizar as HTPC como espaços de formação e otimizaram o tempo deste encontro

  7. 49% apontaramquehouvefortalecimento do papel do PC e demaisgestores

  8. 33% passaram a utilizarosregistrosparaacompanhamentodaformação dos professores e para a aprendizagem de seusalunos

  9. 23% reorganizaramosespaços de aprendizagem

  10. 18% passou a realizarreuniõesperiódicasdaequipegestora

  11. 18% fazacompanhamento individual ao professor e mudançasmetodológicas

  12. 13% cuidaramdaimplementação do currículo

  13. 7% passaram a acompanhar o professor nasala de aula

  14. E ainda em 2009... A Rede Aprende com a Rede (vagas prioritárias para professores de escolas com baixo IDESP) Objetivo: Aprofundar as concepções e teorias que norteiam o currículo das diferentes disciplinas para favorecer a prática na sala de aula Cronograma: 10 a 14/08 presencial e de 17/08 a 15/12 EAD Estratégia: Curso com ações presenciais e a distância

  15. Recuperação paralela – acompanhamento Objetivo: Acompanhar, junto às escolas, as atividades desenvolvidas com as turmas de recuperação paralela, com destaque para a freqüência e o aproveitamento dos alunos. Cronograma: agosto a novembro de 2009. Estratégia: visitas dos supervisores às escolas sob sua responsabilidade e preenchimento de um questionário on-line que aborda as situações presenciadas e avaliadas durante a visita. Público alvo: Supervisores de Ensino, Diretores e PCs das escolas

  16. Ações de implementação do Currículo Objetivo: Subsidiar as escolas com baixo IDESP para implementar projetos pedagógicos voltados à reposição das estruturas lingüísticas e lógico-matemáticas. Cronograma: agosto a novembro de 2009. Estratégia: remessa de recursos (R$ 7.700.000,00) para as escolas desenvolverem projetos na área de Língua Portuguesa e Matemática. Público Alvo: escolas com baixo IDESP.

  17. Em 2010.... Eixo Currículo Cursos de apoio à implementação do currículo Carga Horária – mínimo de 30 horas Público Alvo – Professores que atuam em sala de aula, com vaga prioritária para escolas com baixo IDESP Período de realização: março a dezembro de 2010

  18. Em 2010.... Eixo Currículo Ações de implementação do Currículo Objetivo: Subsidiar as escolas com baixo IDESP para implementar projetos pedagógicos voltados à reposição das estruturas lingüísticas e lógico-matemáticas. Cronograma: abril a novembro de 2010. Estratégia: remessa de recursos (...) para as escolas desenvolverem projetos na área de Língua Portuguesa e Matemática Público Alvo: escolas com baixo IDESP.

  19. Em 2010.... Eixo Currículo/Gestão Recuperação de Aprendizagem Alteração da legislação de atribuição das aulas. Modelo mais flexível e respeito à autonomia das escolas para organizarem suas propostas.

  20. Em 2010.... Eixo Currículo/Gestão Site de apoio ao professor em Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo - HTPC Principais temas: os princípios gerais do Currículo; as diretrizes das áreas (CNT, CHT, LCT e Matemática); o Currículo de cada disciplina do EF II e do EM (os conteúdos poderão ser trabalhados em cada disciplina ou transversalmente); gestão da escola (violência e bullying; recuperação e reforço; ensinar e aprender; avaliação e Saresp; e escola de qualidade).

  21. Em 2010.... Eixo Gestão Intervenção Pedagógica junto às escolas com desempenho insuficiente no SARESP Orientação Técnica: “A Gestão da Escola que aprende”. Público Alvo: Supervisores de Ensino, Diretores e Professores Coordenadores das escolas. Período: 26 a 29/04/2010 - Carga Horária: 24 horas

More Related