1 / 15

O que se deseja responder:

Impactos da desoneração das contribuições trabalhistas sobre a formalização do mercado de trabalho e a receita previdenciária: survey de trabalhos recentes para o caso brasileiro Fernando Gaiger Silveira Diretoria de Estudos Sociais – IPEA/BSB Brasília, abril 2007. O que se deseja responder:

asha
Download Presentation

O que se deseja responder:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Impactos da desoneração das contribuições trabalhistas sobre a formalização do mercado de trabalho e a receita previdenciária: survey de trabalhos recentes para o caso brasileiro Fernando Gaiger Silveira Diretoria de Estudos Sociais – IPEA/BSB Brasília, abril 2007

  2. O que se deseja responder: • É possível preservar o nível de arrecadação do Regime Geral da Previdência Social com a desoneração tributária das contribuições previdenciárias ou o repasse parcial dos encargos patronais da folha para receita ou faturamento? Motivação • Emenda Constitucional n° 42, que alterou o artigo n° 195 da Constituição Federal “Art. 195....................................................................................... § 12. A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições incidentes na forma dos incisos I, b (*), e IV do caput, serão não-cumulativas. (* receita ou o faturamento) § 13. Aplica-se o disposto no § 12 inclusive na hipótese de substituição gradual, total ou parcial, da contribuição incidente na forma do inciso I, a (**), pela incidente sobre a receita ou o faturamento.” (** folha de salários e demais rendimentos do trabalho)

  3. Fonte: Ulyssea & Reis (2006). Nota: Nas linhas inferiores aos valores dos indicadores encontram-se as variações percentuais, inclusive para os encargos.

  4. Propostas de Desoneração Tributária • redução linear de 10% na carga tributária; • desoneração da contribuição previdenciária do empregado para o primeiro salário mínimo compensada por aumento do tributo sobre valor adicionado, a fim de manter a arrecadação; • desoneração da contribuição previdenciária do empregado para o primeiro salário mínimo compensada por aumento do tributo sobre valor adicionado, com os investimentos em bens de capital parcialmente desonerados– deste IVA – em 50%; • desoneração da contribuição previdenciária do empregado para o primeiro salário mínimo compensada por aumento do tributo sobre valor adicionado, com os investimentos em bens de capital parcialmente desonerados– deste IVA – em 70%; • desoneração da contribuição previdenciária do empregado para o primeiro salário mínimo compensada por aumento do tributo sobre valor adicionado, com os investimentos em bens de capital totalmente desonerados– deste IVA; • desoneração da contribuição previdenciária do empregado para o primeiro salário mínimo compensada por um tributo sobre consumo; • redução dos encargos para os trabalhadores com menor remuneração contrabalançada por meio do aumento dos encargos para os de maior remuneração – em verdade, seguiu-se a desoneração proposta nas simulações de 2 a 6, preservando-se a arrecadação com o incremento das alíquotas para os maiores salários.

More Related