1 / 17

Ética e Moral no Cotidiano da Atuação Profissional

Ética e Moral no Cotidiano da Atuação Profissional. Sávio Carlos Desan Scopinho Diretor Acadêmico Faculdades Integradas Claretianas. Introdução. 1. Programa e meta: formação profissional e critérios éticos. 2. Preocupação central: compromisso ético e profissional com a Instituição.

arleen
Download Presentation

Ética e Moral no Cotidiano da Atuação Profissional

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ética e Moral no Cotidiano da Atuação Profissional Sávio Carlos DesanScopinho Diretor Acadêmico Faculdades Integradas Claretianas

  2. Introdução 1. Programa e meta: formação profissional e critérios éticos. 2. Preocupação central: compromisso ético e profissional com a Instituição. 3. Cotidiano da atuação profissional: campo das relações humana.

  3. Perguntas Existenciais a) “Que posso saber?” – Metafísica. b) “Que devo fazer?” – Moral. c) “Que posso esperar?” – Religião. d) “Que é o homem?” – Antropologia. “No fundo, tudo isto poderia reduzir-se à antropologia, porque as três primeiras perguntas se referem à última”. Kant.

  4. Questões relacionadas à moral e à ética 1. Problemas no atual contexto sócio-político-econômico. a) Perda dos valores: - honestidade. - sabedoria. - sensibilidade - semelhança e alteridade.

  5. b) “Muitas das grandes corporações transnacionais trabalham com uma perspectiva de ´cenáriofuturo`, para o ano 2010, entre 700 milhões e um bilhão de consumidores potenciais, com apreciável poder aquisitivo. Alguns poucos aumentam a cifra da clientela potencial ´interessante` para ao redor de um bilhão e meio. Isso numa humanidade de, previsivelmente, 6,5 a 8 bilhões de habitantes. É para esse recorde de clientela que se planeja o ´crescimentoeconômico`. Como se dá para ver, a ´a massa sobrante`, isto é, o número de ´desinteressantes` e ´descartáveis`, é assustador”. (ASSMANN, 1994).

  6. c) Contraponto: “Por que você acha que 1% da população ganha cerca de 96% de todo o dinheiro que circula? Você acha que isso acontece por acaso? Isso é planejado assim. Esse 1% entende algo. Eles entendem O Segredo, e agora você está sendo apresentado a ele”. (BYRNE, 2007, p. 06).

  7. d) Questões relacionadas à ecologia: Ética e meio ambiente: “O trabalho é a ação humana que transforma a natureza para o homem. Mas para que o trabalho cumpra essa finalidade de sustentar e humanizar o homem deve realizar-se de modo auto-sustentável para a natureza e para o homem”. Preservar e cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade ética diante da própria sobrevivência humana.

  8. Relação entre ética e moral 1. Distinção - A moral e a ética não são um conjunto de verdades fixas e imutáveis; ambas apresentam um caráter histórico.

  9. a) Moral - Regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, tradição cultural etc. - Fenômeno social particular, sem o compromisso com a universalidade. b) Ética - Julgamento da validade das morais. “A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade”. - “Mas ela não é puramente teoria. A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzido, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana”.

  10. c) Tarefas da Ética - Principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade. - Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até a auto-destruição. - Ethos: ética em grego. Designa a morada humana. Significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.

  11. d) Campos de atuação da ética - Ética e justiça social. - Ética e meio ambiente. - Ética e cidadania. - Ética e política - Ética e corrupção

  12. Ética e convivência humana: Há necessidade de ética porque há o outro ser humano. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade. • Ética e educação: “Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há um outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicada”.

  13. 2. Moral de Projetos a) Todo projeto é condicionado por estruturas que limitam o campo de possibilidades. Essas estruturas fazem parte da realidade que nos cerca, possibilitando ou não nossas ações. E mais. Ele sempre está sendo realizado a partir de dualidades que se manifestam, por exemplo, através de mesclas de amor e egoísmo. Assim: "Todos os nossos projetos são uma mescla de omissão, cumplicidade e pecado por uma parte, e de amor por outra (cf. Rm.7,25)". (Juan Luis Segundo. ¿Qué Mundo? ¿Qué Hombre? ¿Qué Dios?, p. 211).

  14. b) "No plano da ética - ou se se prefere, da moral - o cristão, até pouco tempo, estava acostumado a fazer para a autoridade magisterial a clássica pergunta: é lícito fazer isto? Permite a lei de Deus? Pois bem, não só o Vaticano II havia assumido nessas questões uma explícita e clara 'direção antropocêntrica'. Também ao ler passagens centrais de Paulo - o que ele chama 'seu' evangelho - ele diz ao cristão que - como filho de Deus - o homem - enquanto herdeiro maior de idade - é 'dono de tudo' (Gl.4,1;1Cor.3,21), e que, em conseqüência, suas questões morais estão em função de seus projetos de amor (Gl.5,1.13-14), como colaborador (=synergos) criativo do projeto do mesmo Deus (1Cor.3,9). Não se trata, então, de perguntar pelo permitido ou proibido em sua própria casa, mas pelo conveniente para seu projeto (1Cor.6,12;10,23-29), que é tão único e irrepetível como sua pessoa e seu contexto." (Ibidem, p. 131.)

  15. Exemplos concretos de comportamento ético 1. Comportamento profissional e relações humanas: moral de atitudes e não atos morais. a) Relação entre alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, externos (fornecedores etc). b) Coerência entre teoria e prática: o que se faz não pode ser diferente do que se vive. - Ação Mecânica versus Liberdade. 2. Preservação da natureza: uso de descartáveis, energia elétrica, reciclagem de lixo etc.

  16. Questões para reflexão 1. Como são e como deveriam ser nossas atitudes perante as demais pessoais com as quais convivemos em nosso ambiente de trabalho? 2. Qual é nosso nível de envolvimento nas relações de trabalho no que diz respeito à preservação do meio ambiente? 3. Como responder à questão formulada por Kant - “que devo fazer” - no cotidiano da nossa vida profissional?

  17. Referência Bibliográfica BOFF, Leonardo. Ethos mundial. Um consenso mínimo entre os humanos. Brasília: Letra Viva, 2000. BOFF, Leonardo. Ética e Moral: a busca de fundamentos. Petrópolis: Vozes, 2004. COMPARATO, Fábio Konder. Ética: Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. MONDIN, Battista. O Homem: quem é ele? Elementos de Antropologia Filosófica. 8ª ed. São Paulo: Paulus, 1980. GALLO, Silvio (Coord.). Ética e Cidadania: Caminhos da Filosofia. 11ª ed. Campinas: Papirus, 2003. SEGUNDO, Juan Luis. Que Mundo? Que Homem? Que Deus?. Aproximações entre Ciência, Filosofia e Teologia. São Paulo: Paulinas, 1995. SANCHEZ VÁSQUEZ. Adolfo. Ética. 24ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

More Related