1 / 23

JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: QUE MOVIMENTO É ESSE?

JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: QUE MOVIMENTO É ESSE?. O CONTEXTO SÓCIO HISTÓRICO. ABERTURA POLÍTICA. URGÊNCIAS E DEMOCRACIA. NOVOS OLHARES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OBJETIVOS DA ESCOLA.

aolani
Download Presentation

JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: QUE MOVIMENTO É ESSE?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: QUE MOVIMENTO É ESSE?

  2. O CONTEXTO SÓCIO HISTÓRICO ABERTURA POLÍTICA URGÊNCIAS E DEMOCRACIA NOVOS OLHARES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E OBJETIVOS DA ESCOLA

  3. • Mudança na visão da Educação: prepararo sujeito para se ADAPTAR ao mundo ou para INTERVIR no mundo?

  4. • A participação ativa do sujeito no processo de construção do conhecimento. 

  5. •A concepção de Projeto Político Pedagógico.

  6. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS •Democratizar e Humanizar a prática pedagógica. •Cidadania e Autonomia. • Ética e Pluralidade Cultural. •Inclusão e Cooperação.

  7. ALGUMAS APROXIMAÇÕES Solidariedade, ConhecimentoeCidadania

  8. A SOLIDARIEDADE

  9. Queremos partir de uma referência comum que aproxime a solidariedade e os Jogos Cooperativos e vemos essa referência no Corpo, entendido na sua integração com o afetivo e o cognitivo. Ser ou não ser solidário aqui é uma ação vivida, também, corporalmente.

  10. O CONHECIMENTO

  11. ... o bem de produção imprescindível para nossa existência é o Conhecimento, dado que ele, por se constituir em entendimento, averiguação e interpretação sobre a realidade, é o que nos guia como ferramenta central para nela intervir . Cortella (1998)

  12. A CIDADANIA

  13. [1] Esse aprendizado por meio dos Jogos Cooperativos, quando traduzido para o dia-a-dia dos alunos, pode se tornar o embrião, a matriz de futuras participações no espaço coletivo, seja na comunidade, na cidade ou no país, em que a autonomia e a responsabilidade constituem o impulso para o exercício da cidadania.

  14. A ESCOLA NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: A ruptura do “porque aqui é assim”.

  15. Luiz Amorim

  16. BIBLIOTECA COMUNITÁRIA: UMA VONTADE DE COMPARTILHAR.

  17. PAZ E AMOR, PAZ E AMOR, PAZ E AMOR • Profa. Rose e Profa. Sonia. • ESCOLA PEDRO II - 1998

  18. “…as culturas são redes de conversação. E uma cultura se transforma em outra quando muda a rede de conversações que a constitui e define.” Humberto Maturana

  19. “Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente.” Leonardo Boff

  20. Entre a cabeça nas estrelas e os pés no chão...

  21. “Não sei se o mundo é bom mas ele está melhor porque você chegou e explicou o mundo pra mim.”Nando Reis

More Related